x

Post de Fernando no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Ivens Mendes, aquele mesmo que ajudou a rebaixar a Lusa em 2013 e salvando mulambos e Flores quando era Presidente do STJD; isso pq havia sido afastado do futebol cerca d 15 anos antes

em Bate-Papo da Torcida > Do que falávamos em julho de 1997

Em resposta ao tópico:

Fui fazer uma pesquisa aleatória de notícias do Corinthians e caí em Julho de 1997.

Olha só, para quem acha que isso começou agora...

______________________

Contexto

O Banco Excel-Econômico assumiu o patrocínio do Corinthians em janeiro de 1997, após adquirir o Banco Econômico em 1996. A parceria previa R$ 12 milhões, começou com o título do Paulistão em junho e foi marcada por grandes contratações.

No entanto, essa visibilidade foi logo ofuscada pelo escândalo envolvendo gravações e pedidos de dinheiro fraudulentos ligados à arbitragem e campanhas políticas.

📞 As gravações

Em 7 de maio de 1997, o Jornal Nacional divulgou áudios clandestinos em que o árbitro Ivens Mendes, então presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, pedia R$ 25 mil a Mario Celso Petraglia, do Atlético‑PR, e “um, zero, zero” (R$ 100 mil) a Alberto Dualib, presidente do Corinthians, para financiar campanha política de Ivens Mendes para deputado federal.

Na subcomissão da Câmara dos Deputados e em audiências públicas, Dualib alegou resistência em saber de qualquer esquema do clube, e Ivens Mendes acabou afastado.

⚖️ Consequências

Nenhum processo criminal avançou, pois as gravações eram consideradas ilegais — e os jornalistas foram beneficiados pela prescrição.

Ivens Mendes foi banido do futebol pelo STJD; Dualib e Petraglia ficaram proibidos de representar seus clubes na CBF, porém mantiveram cargos internos.

Como retaliação, o Atlético‑PR começou o Brasileirão de 1997 com 5 pontos negativos, mas a CBF evitou rebaixamentos e aumentou o número de clubes no campeonato de 1997 de 24 para 26.

🏦 Ligação com o Banco Excel

O patrocínio do Banco Excel ajudou o Corinthians a reforçar o elenco e conquistar o Paulistão em junho de 1997, 'abafando' momentaneamente as críticas ligadas ao escândalo. Contudo, em 1998 o Excel enfrentou dificuldades financeiras e foi comprado pelo Banco Bilbao Vizcaya, encerrando gradualmente seu envolvimento com o clube.

Responder ao post do Fernando

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Fernando Zemetek

    Recordistas da História do Corinthians em Gols Marcados (03/03)

    Última resposta há 21 segundos por Ezequiel Wailer

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Orozimbo Santos

    O impressionante seria se Portugal não goleasse

    Última resposta há 49 segundos por Kimbo Badd

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando

    "A BATALHA DE ITAQUERA: A expulsão dos 300 conselheiros virou o 'grito de guerra'...

    Última resposta há 2 minutos por Fernando

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Quem é fã do robozao deixa o laike 🤖👍

    Última resposta há 2 minutos por Kimbo Badd

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fala Timao

    O jogo de futebol antigamente não era lento - Parte 2

    Última resposta há 3 minutos por Fala Timao

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fábio Corinthiano

    Agora só falta ele: Neymar...

    Última resposta há 4 minutos por Kimbo Badd

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Canoa furada

    Quero só ver

    Última resposta há 5 minutos por Kimbo Badd

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de joao henrique

    ENQUETE: Pra você Haaland é craque?

    Última resposta há 5 minutos por Nosred Volz

    89votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Neymar tá se poupando pra final calma gente

    Última resposta há 5 minutos por Gumercindo Aguiar

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Torcida raiz sabe nada de futebol

    Criado há 5 minutos por Roblox Neto

    0respostas

    acessar o tópico