x

Post de Marques no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Alô alô senadinho 400 feijoadas 8 anos

em Bate-Papo da Torcida > O maior presidente da história do Corinthians

Em resposta ao tópico:

Quando a história for contada com honestidade, sem paixões momentâneas nem rancores políticos, um nome surgirá com o devido peso: Andrés Sanchez. Nenhum outro dirigente transformou tanto o Corinthians. Nenhum outro entregou tanto.

Sob seu comando, o clube, de fato, se tornou um gigante estrutural. Os números falam por si:

Campeão da Série B (2008)
Campeão Paulista (2009,2018 e 2019).
Campeão da Copa do Brasil (2009).
Campeão Brasileiro da Série A (2011).
Mas o que não aparece nas taças é ainda mais grandioso, foi Andrés quem liderou a revolução que ergueu o CT Joaquim Grava, um dos mais modernos do país. Foi ele quem teve coragem, articulação e ousadia para colocar de pé a Arena Corinthians, estádio que virou palco de Copa do Mundo e símbolo da modernização do clube.

Hoje, em tempos de redes sociais, filtros contábeis, balanços públicos e cobranças de compliance, há uma tendência de olhar para trás com o julgamento de agora. Todos criticam o Andrés por decisões que, na época, eram absolutamente coerentes com a realidade do futebol brasileiro, ou seja, um futebol que ainda engatinhava rumo à profissionalização.

Naqueles anos, a política do clube não era acompanhada por influenciadores no Twitter nem por conselhos fiscais transmitidos ao vivo. Era outro tempo. Um tempo onde a gestão se fazia no olho a olho, na palavra dada, no respeito conquistado. E, dentro desse cenário, Andrés foi soberano.

'Analisar Andrés com os padrões de hoje é como cobrar VAR nos anos 90, ou seja, um anacronismo que apaga o contexto.'

A verdade, nua e crua, é que Andrés entendeu o Corinthians como poucos. Sabia a hora de brigar, a hora de unir, a hora de calar e, principalmente, a hora de agir. Fez política quando precisou, mas nunca abandonou o campo. Tinha o respeito dos jogadores, o ouvido da Fiel e o pulso firme nos bastidores.

Sim, Andrés pode ter errado, mas quem não erra? Não se pode apagar um legado inteiro por conta de divergências pontuais. Se o Corinthians hoje sonha grande, é porque lá atrás ele ousou. Se hoje o clube busca uma gestão de alto nível e profissional, é porque ele deu o primeiro passo, mesmo sem todas as ferramentas de hoje em dia à disposição.

A política de hoje cobra transparência. A de ontem pedia coragem. Andrés teve isso de sobra.

A grandeza de Andrés não cabe nos rótulos fáceis da internet. Ela mora nas conquistas, nos muros que ele ergueu, nos sonhos que ele tornou realidade. E na memória de quem sabe que ser grato também é parte da Fiel.

Reflita: será que você está criticando o Andrés... Ou apenas se esquecendo de tudo o que ele fez?

Responder ao post do Marques

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Arthur Kurai

    Sou japonês, mas vou torcer para o Brasil

    Última resposta há 2 minutos por Filipe Silva

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de B R C

    Memphis conta história do Corinthians para os jogadores da Holanda

    Criado há 3 minutos por B R C

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rafael Ferreira

    Seria sensacional ver o Diniz ganhando títulos no Corinthians

    Última resposta há 8 minutos por Wilson Balera

    27respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1957

    Última resposta há 8 minutos por Danilo Nogueira

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Como o Corinthians se sairia na Copa do Mundo?

    Última resposta há 9 minutos por Arruda, Márcio Luiz

    68respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Magno Amoreira

    Miguel Moscardo

    Última resposta há 12 minutos por Daniel Soares

    63respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Informação interessante

    Última resposta há 14 minutos por Filipe Silva

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bi Libertadores

    O time do Mirassol é melhor que essa seleção do Japão. Goleada fácil...

    Última resposta há 15 minutos por Gabriel Anjos

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Estou vendo Turquia e EUA mesmo não valendo nada

    Criado há 54 minutos por Manoel Corinthians

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Kauê Zambelli

    Era o Neymar ou o Maycon em campo?

    Última resposta há 16 minutos por Sammyr Abdala

    21respostas

    acessar o tópico