x

Post de Alex no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

2007 tá se repetindo e a torcida não está vendo...

em Bate-Papo da Torcida > A base é o caminho!

Em resposta ao tópico:

A base é o caminho!

Diante da grave crise financeira e da dificuldade em contratar jogadores de alto nível, o Corinthians precisa, com urgência, profissionalizar de forma definitiva e estratégica sua base. O clube não possui recursos suficientes para investir em reforços no mercado e, tampouco, para lidar com sua dívida bilionária — o que torna a formação de atletas uma necessidade, não uma opção.

Não se trata de transformar os garotos da base em titulares imediatos, mas sim de dar minutagem, preparar tecnicamente e mentalmente esses jovens, para que se desenvolvam de forma mais acelerada e eficiente. Exemplos recentes comprovam essa necessidade: jogadores como Breno Bidon, Wesley e tantos outros que participaram do elenco entre 2023 e 2024 tiveram oportunidades, evoluíram dentro de campo e hoje representam um retorno técnico e financeiro importante para o clube.

A estimativa é de que, somadas, essas revelações possam ter gerado mais de R$ 500 milhões ao Corinthians — mesmo com vendas realizadas por valores considerados baixos, como foi o caso de Murillo.

Mas é importante entender por que o Corinthians tem vendido suas promessas por valores inferiores aos dos rivais, como o Palmeiras. A explicação é simples e lógica: a situação financeira e esportiva do clube interfere diretamente na valorização dos seus ativos. Hoje, o Corinthians acumula uma dívida superior a R$ 2,5 bilhões, e isso é de conhecimento do mercado. Os clubes compradores sabem da fragilidade financeira da instituição e utilizam esse fator como argumento de pressão nas negociações.

Além disso, na época de diversas vendas, o time ocupava posições fora do G10 do Campeonato Brasileiro — o que, naturalmente, desvaloriza os atletas formados no clube. Essa realidade não é exclusividade do Corinthians; afeta qualquer clube do mundo em situação semelhante.

Se compararmos ao Flamengo, por exemplo, a realidade é completamente oposta. Para eles, vender um jogador da base por 15 milhões de euros é apenas uma operação comum, que pouco interfere no orçamento anual. Já para o Corinthians, uma venda nesse valor pode representar um 'suspiro financeiro', capaz de aliviar pressões e permitir investimentos pontuais.

Por tudo isso, fica clara a urgência: o Corinthians precisa transformar sua base em um setor profissionalizado, com visão de longo prazo, integração com o time principal e gestão responsável. Isso não apenas fortalece o futebol do clube, como pode ser a principal saída para sobreviver financeiramente no cenário atual.

Responder ao post do Alex

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Marcelo Naka

    Assina, Stabille!

    Última resposta há 1 minuto por Antonio Oliveira

    28respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Qual a diferença entre Fatal model e fatal fans?

    Última resposta há 1 minuto por Izaac Corleon

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Johnnie Walker

    Clube que só promove lixo merece estar no lixo mesmo

    Última resposta há 2 minutos por Kimbo Badd

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Silvano

    Tadala + Fatal Model

    Última resposta há 2 minutos por Gert Richter

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Testomaster da Fiel

    Clubes patrocinados pelo Grupo Fatal

    Última resposta há 3 minutos por Sidnei Jorge

    36respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Aldrei Silva

    Hipócritas - Conversa Hipocrita de meia duzia

    Última resposta há 4 minutos por Guilherme Machado

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de ROZEVAN FERREIRA SANTOS

    Rapaz, Argentina pode tudo nessa copa kkkk

    Última resposta há 4 minutos por Walter White

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    Não precisa ser vidente mas vivemos para vermos os japoneses falando isso da seleção

    Última resposta há 5 minutos por JOKER 1jz

    39respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Christian Cintra

    É mentira que a SAFiel é "SAF sem grana"

    Última resposta há 5 minutos por Lucas de Souza Portella

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Magno Amoreira

    Dos crimes cometidos contra o clube, e dos crimes omissivos

    Última resposta há 5 minutos por Magno Amoreira

    7respostas

    acessar o tópico