x

Post de William no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

O clube Jata do jeito que está, mesmo com a torcida no pé, cobrando imagina se não estivesse, já estaríamos falidos.

O câncer do Corinthians sempre será a turma, vitalícia do clube, esse e o verdadeiro câncer do Corinthians. Enquanto existe sócio vitalício pra sugar o clube nunca iremos pra frente.

Estou fechado com todas as organizadas do clube.

E o corinthiano que acha rui a cobrança da torcida tem que refletir e pensa muito como está a situação do clube.

'Ou joga por amor ou joga por terror' ' e sangue no olho e tapa na orelha'

em Bate-Papo da Torcida > “A Gaviões Não Manda no Timão”: A Tentativa de Influência Exagerada...

Em resposta ao tópico:

“A gaviões Não Manda no Timão”: A Tentativa de Influência Exagerada da Torcida Organizada!

Nos bastidores do Parque São Jorge, uma frase tem ecoado com mais força entre conselheiros e torcedores comuns: 'A gaviões não manda no Timão.' A declaração, que pode parecer polêmica à primeira vista, traduz uma insatisfação crescente com o nível de influência que a principal torcida organizada do Corinthians tem tentado exercer sobre o clube, muito além do que seria considerado saudável para qualquer instituição esportiva.

Torcida ou diretoria paralela?

A gaviões da Fiel, fundada em 1969 com o objetivo de apoiar o Corinthians e fiscalizar a gestão do clube, cresceu ao ponto de se tornar uma das torcidas mais respeitadas (e temidas) do país. No entanto, nos últimos anos, diversas atitudes da organizada têm levantado questionamentos sobre os limites dessa “fiscalização”.

Reuniões com dirigentes, exigências por mudanças técnicas, críticas públicas a jogadores, e até pressão sobre decisões administrativas — como contratações, demissões e escolhas políticas internas — têm gerado desconforto. Muitos dentro do clube enxergam a atuação da gaviões como uma tentativa de criar uma diretoria paralela, sem voto, sem responsabilidade legal, mas com voz ativa e intimidadora.

O ambiente no CT

Não são raros os relatos de jogadores que se sentem pressionados por visitas frequentes da torcida ao CT Joaquim Grava, especialmente em momentos de crise. O argumento da 'cobrança por amor' se mistura com um clima de medo, interferindo diretamente no desempenho e na tranquilidade do elenco. Alguns atletas, inclusive, evitam entrevistas ou redes sociais para não se tornarem alvos de protestos orquestrados.

A diretoria acuada

A atual gestão do Corinthians tem adotado um discurso dúbio: tenta manter um bom relacionamento com a gaviões para evitar confrontos públicos, mas internamente há quem reconheça que a influência da organizada extrapolou os limites. Conselheiros ouvidos sob anonimato relatam que decisões estratégicas são frequentemente proteladas ou ajustadas após “sinais” vindos da torcida.

&Ldquo;Eles [a gaviões] têm todo o direito de torcer, protestar, se manifestar. Mas daí a se sentarem como se fossem gestores do clube, há uma enorme diferença. Isso é antidemocrático e perigoso”, afirma um conselheiro veterano.

O perigo da dependência

O Corinthians é um clube gigante, com uma torcida que ultrapassa 30 milhões de pessoas. Reduzir sua identidade à vontade de uma única torcida organizada é colocar em risco sua pluralidade, sua democracia interna e até sua imagem institucional. A influência da gaviões é histórica e tem seu valor cultural, mas não pode ser confundida com poder de comando.

A frase 'A gaviões não manda no Timão' não é um ataque. É um lembrete. Um grito de alerta de que o clube precisa ser gerido com independência, transparência e responsabilidade. E que nenhuma torcida — por mais apaixonada que seja — pode assumir o volante de um time que pertence a todos os corinthianos.

Responder ao post do William

Réplicas desse post

Foto do perfil de Jose Silva

Jose 66 posts

@jose-silva4 em 22/04/2025 às 08:52

Esse é o verdadeiro pensamento tóxico amigo, 'ou joga por amor ou por terror' isso não acrescenta em nada de bom em ambiente nenhum.

Já trabalhou com medo?, já teve sua família ameaçada?

Qualquer pessoa que aceita e concorda com um pensamento desses é criminoso.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Goku Corinthiano

    Tem um atacante brasileiro com 42 Gols em 25 jogos, Corinthians precisa ir atrás

    Última resposta há 10 segundos por Juliano Mendes Pereira

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    ENQUETE: Memphis Depay x Neymar. Quem é melhor?

    Última resposta há 19 segundos por Zebedeus .

    6votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Nova Zelândia

    Última resposta há 1 minuto por Zebedeus .

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leonardo Sarmento

    Copa do mundo

    Criado há 5 minutos por Leonardo Sarmento

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leonardo F

    Chong de Curação

    Última resposta há 6 minutos por NERY

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Logo na seleção de Suárez

    Última resposta há 6 minutos por Alex

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Phil Corintiano

    E aí, Corneta?

    Última resposta há 8 minutos por Manoel Corinthians

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    Hoje no Bar aqui do bairro rolou debate que a seleção do Japão deveria ser desclassificada

    Última resposta há 8 minutos por Kimbo Badd

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    ENQUETE: Haaland x Neymar. Quem é melhor?

    Última resposta há 9 minutos por Breno Marques

    17votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Frederico Henriques

    Se vocês vissem esse cara, o que vocês fariam ou falariam com ele?

    Última resposta há 11 minutos por NERY

    10respostas

    acessar o tópico