Vinicius Silveira
Vamos lá, foi um vexame? Foi!, foi esperado? Por mim: SIM
Vamos aos principais fatores, a começar pela escalação: 5-3-2
1º Fator: Escalação: time foi montado de maneira covarde, com inferioridade numérica no meio campo, o jogo do Barcelona foi vencido devido a principalmente pela superioridade numérica no meio, conforme vou ilustrar abaixo, vejam de que maneira as construções de ataque foram feitas pelo barcelona e as maneiras pelo Corinthians
A maior concentração de nosso ataque foi pela esquerda, com o INEFICIENTE Hugo e o Depay tentando alguma coisa, mas o meio campo simplesmente foi inexistente em toda partida, tanto pela criação quando pela retomada de bolas. Além disso, vai entrar o segundo fator: Linhas de pressão baixas e inexistentes.
2º fator, linhas baixas
As linhas de jogo do Corinthians foram extremamente recuadas e baixas, como se estivessemos jogando contra o barcelona da espanha, com medo de atacar, NÃO HAVIA PRESSÃO para retomadas, e isso fica evidente nas estatísticas, com a esmagadora maioria dos duelos ganhos pelo adversário, visto que a nossa marcação atuava em zona, sem trabalho de pressão, situação essa que no futebol moderno é inadmissível, NÃO EXISTE um time vitorioso que atuava com linhas baixas em partidas importantes.
Mesmo após a mudança de formação no segundo tempo, o trabalho de pressão e marcação foi mantido em linha baixa, é só vocês prestarem atenção em jogadores como Leonai, quando algum jogador nosso pegava a bola e já estava no cangote pra pressionar e impedir a construção, postura essa que não tivemos em nenhum momento.
Somando a todos esses fatores, o meio campo não trabalhou nem ofensivamente e nem defensivamente, impossibilitando o Corinthians a oferecer perigo ao time adversário, sendo que nosso primeiro CHUTE, não digo nem chute a gol, foi lá pra metade do segundo tempo.
3 Fator - O maior culpado, Ramon
Antes de falarem de qualquer jogador em campo, este senhor é o maior culpado, dado a todos os fatores que expus acima e isso NÃO é uma situação isolada. Em todos os jogos dessa temporada, ganhamos no sufoco, devido a principalmente a eficiência do nosso ataque, que se fosse um pouco pior, não ganharíamos.
Outro fator é que este SENHOR não sabe organizar o time em situações adversas, onde começamos perdendo contra um time mais técnico.
Um exemplo bem recente, foi a derrota contra o São Paulo, onde quando fizemos o gol com o Martinez. Estávamos com 2-1 e empolgados pra empatar, este JUMENTO chamado Ramon diaz, me tirou uma peça de marcação do meio campo e colocou o Romero, que não contribui taticamente para a recomposição do time, resultado? Lucas fez aquele gol cagando por cima de todo o buraco que ficou no meio campo.
Ressalto e sempre afirmo, os resultados deste senhor são mentirosos, nosso time toma mais de 1 gol por partida na média e não sabe se reinventar quando sai atrás no placar, não faz pressão em marcação, não sobe linhas e as vitórias na reta final do Brasileirão ano passado, foram consequência apenas da gana e motivação dos atletas.
Dito isso, digo que se a postura tática não for drasticamente alterada, onde o time se IMPÕE em campo com suas linhas defensivas, vamos ser eliminados para o Santos domingo. No último jogo aliás, só não tomamos o empate por pura sorte, visto que o time adotou novamente uma linha defensiva mansa, dando liberdade ao Santos em várias oportunidades.
Este senhor, Ramon Diaz, é apenas um LUXEMBURGO argentino, que se vangloria de ter conquistado uma Libertadores há 30 anos atrás.
Enquanto esse técnico não sair ou não se reinventar, perderemos em todos os mata matas.
em Bate-Papo da Torcida > Corinthians x Barcelona - Análise tática (básica)
