Marcelo Vinicius
A cultura do engajamento
A frase quem não é visto, não é lembrado, nunca fez tanto sentido nos tempos atuais.
Vejo gente reclamando de colunistas, setorista, comentarista por ter dito algo sem pé nem cabeça.
Entendam - Faz parte de uma necessidade chamada engajamento
E esse tal engajamento atrelado a cultura do ser humano de se identificar ou com o absurdo ou com o negativo alimentou esse tipo de engajamento.
Isso não se resume ao mundo do futebol. Está em todas as esferas da sociedade.
Vamos fazer um simples exercício:
Se você citar um número x de pessoas que comentam de futebol que vier por impulso na sua cabeça, com certeza a maioria que você falar, você nem curte, mas está na sua memoria imediata.
Provável que o Flamenguista que não suporta o Corinthians estará nessa lista, o ex lateral do SP que fala um monte de groselha também estará, um pseudo setorista que chuta um monte de contratação também estará. E baseado nessa semana um jornalista que rodou meio mundo e nunca parou em lugar nenhum e quer a saída do Ramon também estará.
Dai provável que você assista futebol europeu e assista ESPN. Dai você até acompanha, mas terá dificuldade de citar os nomes dos comentaristas de lá, igual você citou os anteriores. Não estou falando que só por isso são bom comentaristas, seria raso avaliar dessa maneira, mas eles não falam o absurdo que gera o mesmo engajamento (por enquanto).
Então provável que eles sejam assessorados por especialistas em mídias digitais a falarem esses absurdos, faz parte do personagem.
Dai quando você consome isso, fica revoltado e compartilha. Pronto. O objetivo foi alcançado, pois ele terá visibilidade positiva ou negativa e estará em alta para se unir em campanhas publicitárias, pois nessas campanhas nos identificamos com pessoas que no mínimo sabemos quem é.
Dito isso..vai Corinthians!
em Bate-Papo da Torcida > A cultura do engajamento e o futebol
