Prince
Podem não gostar ou chamar de ultrapassado, mais é um fato que esses treinadores oriundos dos anos 90 são os melhores, os caras São pouca teoria e muita malandragem, a forma como joga esse Corinthians do Ramon é puro suco dos anos 90, quem viveu a época sabe
Poucos treinadores no Brasil talvez só o Renato Gaúcho teria a mesma esperteza e sensibilidade que o Ramon teve pra armar o time pra explorar as características tão específicas dos jogadores do Corinthians sem se adequar a modismos do futebol atual como jogar com pontas, ter amplitude no ataque e ocupar racionalmente os espaços com os jogadores tendo zonas pré definidas pra ocupar, como faz a maioria dos treinadores modernos que a mídia e os especialistas taticos adora.
O Corinthians joga no 4-4-2 losango com um camisa 10 e dupla de ataque, com um triple no meio protegendo o camisa 10 e fazendo a bola chegar Redonda no garro, o time não precisa ter amplitude no ataque pra criar jogadas, como não tem pontas as vezes conclui a jogada pelo mesmo lado que começou, contrariando conceitos modernos, os jogadores por intuição sempre próximos da bola, se movimentando revezando em quem apoia o portador da bola dando opção de passe ou quem corre para aparecer no espaço vazio, os jogadores trocam de posição a todo momento, tocam e vão adiante pra receber no espaço que se criou a partir da tabela, dão mais toques na bola, sem os vícios de jogar a dois toques que os times atuais tem, Ramon confia no instinto dos jogadores, o time cria jogadas na base do improviso e como as características dos jogadores se complementam, eles conhecem um ao outro, não tem posições fixas e nem ocupação racional dos espaços no ataque do Corinthians, depois assistam vt de jogos do Timão do luxa em 98 ou do river plate do Ramon de 96, vocês vão ver que é a mesma coisa desse Corinthians do Ramon, que prazeroso que está sendo ver o Corinthians jogar.







