x

Post de Neir no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

O Corinthians é odiado por ser o mais amado?

A paixão e o ódio que uma instituição como o Corinthians desperta podem ser explicados através de diferentes abordagens psicológicas e sociológicas. Sigmund Freud, um dos grandes teóricos da psique humana, pode ajudar a entender isso pelo viés da psicologia das massas e pela dinâmica de identificação emocional dos indivíduos com símbolos coletivos, como clubes de futebol.

Psicologia das Massas (Freud): Freud argumentava que, em grupos, os indivíduos tendem a perder parte de sua individualidade, e sua identidade passa a ser moldada pelos valores e emoções da massa à qual pertencem. No contexto do Corinthians, o clube funciona como um símbolo coletivo poderoso que organiza a identidade de seus torcedores. Os corintianos desenvolvem um apego emocional intenso ao time, muitas vezes projetando nele suas aspirações, esperanças e até frustrações. O time se torna uma extensão de sua identidade, e o sucesso ou fracasso da equipe impacta emocionalmente seus torcedores como se fosse algo pessoal.

A identificação com o clube também gera um fenômeno de 'nós contra eles', onde os torcedores de outros clubes são vistos como rivais. Isso ajuda a entender a dimensão do ódio de torcedores adversários, pois Freud também afirmava que os grupos costumam criar inimigos ou “outros” contra os quais projetam suas ansiedades e desejos reprimidos. Assim, o Corinthians, por ser um clube popular e muitas vezes bem-sucedido, torna-se alvo da hostilidade dos outros torcedores, pois representa um grupo forte e contrário.

Sociologia e identidade Cultural: Além de Freud, sociólogos como Pierre Bourdieu também ajudam a explicar o fenômeno através do conceito de 'capital simbólico'. O Corinthians, com sua base de torcedores ligada às classes trabalhadoras de São Paulo, carrega um capital cultural e simbólico que atrai a empatia de muitos. Essa identificação com uma classe mais popular pode gerar tensões com setores da sociedade ou instituições, como a CBF, que muitas vezes são percebidas como representando interesses elitistas ou contrários ao 'povo'. Portanto, o amor e o ódio ao Corinthians também estão profundamente enraizados em dinâmicas sociais e culturais.

Mecanismos de Defesa (Freud): Freud também descrevia os 'mecanismos de defesa', como a projeção. A CBF, ou outras organizações, poderiam enxergar no Corinthians um 'perigo' à ordem ou ao status quo do futebol, por exemplo, pelo poder da sua torcida ou pela pressão que o clube exerce no cenário nacional. Esse sentimento pode resultar em uma percepção de injustiça ou parcialidade por parte dos torcedores e, às vezes, a criação de uma narrativa de 'nós contra o sistema'.

Assim, a popularidade e a rejeição ao Corinthians podem ser vistas como resultado de profundas emoções individuais e coletivas que têm raízes tanto na psicologia humana quanto nas dinâmicas sociais e culturais. O clube é um símbolo de identidade, tanto para seus torcedores quanto para seus rivais, e é nesse processo de identificação e oposição que o amor e o ódio são nutridos.

em Bate-Papo da Torcida > O Corinthians é odiado por ser o mais amado?

Responder ao post do Neir

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de João Carlos Correia

    ENQUETE: Brasil x Corinthians. Para quem vocês torceriam?

    Última resposta há 4 segundos por Vinicius ortiz

    27votos

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rafael Ferreira

    Seria sensacional ver o Diniz ganhando títulos no Corinthians

    Última resposta há 30 segundos por Joseph Schwalk Dias

    34respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de pedro th

    Algo precisa acontecer

    Última resposta há 36 segundos por Vinicius ortiz

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de ANTONIO G MATOS

    Imagens Desoladoras do Caos Na Venezuela

    Última resposta há 46 segundos por Marco Antônio

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Paulo Henrique Sola

    ENQUETE: Sem chorumela, aonde a seleção da CBF chegará nessa copa de 2026?

    Última resposta há 58 segundos por Joseph Schwalk Dias

    8votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Mah Karaki

    Tive um pesadelo!

    Última resposta há 2 minutos por JOKER 1jz

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jorge Neto

    Os antis falaram que Hugo Souza não foi pra Copa porque falhou contra o Japão

    Última resposta há 2 minutos por JOKER 1jz

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Diniz

    CBF kkkkkkkkk

    Última resposta há 3 minutos por Joseph Schwalk Dias

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Cr7 invertido

    Y. Alberto deve tá empolgado vendo a copa

    Última resposta há 3 minutos por Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Zyon Domingos

    Informação Importante sobre o jogo contra o Japão

    Última resposta há 3 minutos por Joseph Schwalk Dias

    8respostas

    acessar o tópico