x

Post de Victor no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Deixaria o Memphis de ponta, e colocaria o Yuri centralizado de centroavante, mas escalação top, eleva a qualidade do time.

em Bate-Papo da Torcida > A formação titular deveria ser essa

Em resposta ao tópico:

Opção 1

Opção 2

Analisando todas as opções de escalação, acredito que esta formação seja a mais equilibrada do ponto de vista tático, dando uma boa profundidade ofensiva, mas não comprometendo muito a defesa.

Primeiramente, creio que devemos abandonar o sistema com 3 zagueiros e partir para um 4-2-3-1 ou um 4-2-2-2 (aqui o Talles viraria segundo atacante fazendo dupla com o Memphis e o Coronado centralizaria junto com o Garro).

A dupla de zaga formada por André Ramalho e Félix Torres é provavelmente a melhor combinação disponível no momento. Félix voltou muito bem após a data FIFA (jogou muito contra o Fortaleza inclusive) e parece estar pronto para entregar todo o potencial que sempre foi esperado dele. André Ramalho, por sua vez, traz experiência e solidez, formando uma defesa bastante confiável.

Nas laterais, Fagner e Matheus Bidu são peças fundamentais para dar amplitude ao time pelos lados, uma vez que jogaremos com 'falsos pontas'. Ambos têm qualidade ofensiva, principalmente no apoio ao ataque pelos flancos, mas sem comprometer a defesa.

No meio-campo, Charles é absolutamente incontestável. Ele é sólido defensivamente, faz bem a proteção à zaga e ainda contribui com uma saída de bola. José Martínez, como primeiro volante, é um “mordedor” e eficiente na marcação, mas optei por ele devido à sua capacidade de distribuir o jogo melhor que a do Ryan.

Ryan, Bidon e Carrillo são boas opções no banco, podendo entrar para mudar a dinâmica do jogo ou até disputar a titularidade, embora, na minha visão, Charles seja titular absoluto. A variação está mais na dupla ao seu lado (No caso a vaga do Martínez).

Sobre o setor ofensivo, o Igor Coronado vai atuar pela esquerda, mas sem ficar preso por lá. Ele e o Rodrigo Garro devem se movimentar bastante, trocando de posição e confundindo a defesa adversária. A ideia é abrir espaço, especialmente com Charles e Fagner fazendo uma dobradinha pelo lado direito, como já vimos em alguns jogos.

Agora, o Memphis Depay jogando de falso 9 é uma ideia que pode dar muito certo. Ele tem a capacidade de segurar a bola, criar jogadas e ainda atrair a marcação, o que abre muito espaço para as infiltrações de Garro, Coronado e Talles Magno. O importante aqui é que os meias entendam as movimentações do Depay e ocupem os espaços deixados por ele para manter a pressão no ataque.

Talles Magno, pela ponta esquerda, precisa se aproximar do Garro para fazer triangulações e abrir espaços. Além disso, ele precisa entrar mais na área como um segundo atacante, aproveitando os espaços que o Depay vai criar ao puxar a marcação.

O que precisa ficar claro nessa formação é a importância de uma recomposição defensiva rápida, especialmente com os laterais avançando bastante. Charles e Martínez vão ter um papel importante nessa cobertura, permitindo que os jogadores da frente tenham mais liberdade para se movimentar.

Levando em conta que não temos pontas de ofício nessa formação, faz sentido focar na criação de jogadas pelo corredor central e pelos meio-espaços, aproveitando os passes entre as linhas defensivas dos adversários. Isso nos permite explorar zonas onde as defesas tendem a ficar mais vulneráveis, especialmente em momentos de transição ou quando o adversário está em um bloco médio.

Os corredores laterais seriam mais utilizados pelos nossos laterais, como Fagner e Matheus Bidu, que trariam a amplitude necessária para abrir a defesa adversária e gerar mais espaço nas áreas centrais e nos meio-espaços. Assim, o time não perde profundidade e amplitude, mesmo sem a presença de pontas tradicionais.

Quando enfrentamos times mais compactos, atacar esses espaços centrais pode se tornar mais difícil. Nesse cenário, a entrada de um jogador como Yuri ou Héctor Hernández pode ser uma boa solução. Eles funcionariam como uma referência na área, ocupando os zagueiros e dando mais liberdade para que os meias possam trabalhar na criação e finalização na entrada da área.

O que acham dessa formação? Concordam ou tem outra opinião?

Responder ao post do Victor

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Fábio Corinthiano

    Um jogador com 39 anos, que já conquistou tudo na vida, e ainda tem essa vontade de vencer...

    Última resposta há 36 segundos por Baltazar Oswaldo Silva

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Marco Antônio

    Primeiro clube paulista campeão da Copa do Brasil

    Última resposta há 2 minutos por Leandro Valentim

    34respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Érik Januário da Silva

    Vou explicar para quem ainda não entendeu a lógica do PSJ

    Última resposta há 2 minutos por caveira SCCP

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Nicolas

    Messi ainda tem a seleção da Jordânia no 3 jogo kkkk

    Última resposta há 3 minutos por kilograma

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Feenando de Oliveira

    Messi imitou ricardinho 2001 kkkkk!

    Última resposta há 3 minutos por JR JR

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Renato Arbusto

    Mbappe

    Última resposta há 3 minutos por Antonio João Victor De Sousa Alves

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Elenco se reapresentou hoje

    Última resposta há 4 minutos por Marco Antônio

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Paulo Aquino

    TransferBan - Feminino - Masculino - DÍVIDAS

    Última resposta há 4 minutos por Paulo Aquino

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 4 minutos por André Rossi

    60respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ídolos da Fiel

    Nunca vi tanto goleiro mão de alface em um campeonato só..

    Última resposta há 5 minutos por André Rossi

    11respostas

    acessar o tópico