x

Post de Garoto no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

A questão do Yuri não é mentira contada pra virar verdade, é um fato que o campo mostra!

Não é possível que os torcedores estejam tão cegos assim de amor pelo Yuri que não enxerguem os vários defeitos dele jogando..

em Bate-Papo da Torcida > 'Uma mentira contada mil vezes se torna verdade'

Em resposta ao tópico:

Uma reflexão sobre apito amigo, Yuri Alberto, mídia esportiva e redes sociais.

Essa célebre frase que dá título ao texto é de Joseph Goebbels, ministro da propaganda na Alemanha nazista, e sem dúvida uma das pessoas que mais souberam como manipular a massa através apenas da retórica.

Onde essa frase entra no contexto do Corinthians?

Desde o início dos anos 2000, com Milton Neves e a criação do “apito amigo”, todos os árbitros já entram em nossos jogos pressionados. Lances que os sopradores de apito (afinal, para serem chamados de árbitros deveriam ser profissionais) apitam para os adversários sem pensar duas vezes, quando são a favor do Corinthians precisam ter muito peito para apitar.

Hoje em dia, com as redes sociais e a busca por engajamento, essa mentira continua sendo proferida aos quatro cantos, e de forma ainda mais suja. Lances exatamente idênticos são tratados de maneira diferente pelas mesmas páginas: quando é a favor do Corinthians, foi roubado; quando é contra, o juiz acertou . Um lance que exemplifica bem isso foi o pênalti para o América Mineiro na Copa do Brasil, onde a bola bate na mão do Piton, que estava correndo de costas para o lance. Se esse pênalti é dado a favor do Corinthians, as páginas ficariam engajando falando que o time é sempre ajudado; porém, como foi contra o Corinthians, a grande maioria faz memes e postagens falando que o árbitro acertou.

Isso vale para muitos outros assuntos, mas outro exemplo claro é o Yuri Alberto. Um centroavante jovem cujo 'crime' foi ser camisa 9 do Corinthians. O pior é que essa lavagem cerebral é tão grande que a própria torcida entra no barulho e agora já querem sua saída, chamando-o de bagre. Mas alguém realmente já parou para analisar os fatos?

Só como exemplo: Róger Guedes, em 126 jogos pelo Corinthians, tem 43 gols e 10 assistências e é ídolo do Fórum. O Yuri possui números idênticos:

| Jogador | Jogos | Gols | Assistências |

|---------------|-------|------|--------------|

| Roger Guedes | 126 | 43 | 10 |

| Yuri Alberto | 127 | 41 | 12 |

Como pode um ser ídolo e outro bagre odiado, se não pela lavagem cerebral das páginas de memes? Guerrero, em sua temporada mais artilheira no Corinthians, jogando com times infinitamente melhores, teve sua temporada mais artilheira com 18 gols. Fico pensando se ele jogasse hoje em dia, se teria disputado o mundial ou se já teriam conseguido expulsá-lo do clube.

Agora, o ponto que a torcida não percebeu é que, na década de 2000, não conseguíamos barrar isso porque a informação estava controlada pela mídia. A única fonte de informações era ficar esperando algum programa de TV tendencioso comentar sobre o lance. Hoje em dia, ao mesmo tempo que as redes sociais conseguem sujar cada vez mais a imagem do Corinthians e nos prejudicar nas escolhas pressionadas da arbitragem, também conseguimos usá-las para expor o outro lado. Acho que devíamos fazer mais isso: subir hashtags, comentar nas páginas de memes rebatendo, expondo os erros grotescos que acontecem em todo jogo contra a gente.

Recentemente, encontrei uma página muito boa no X que fala sobre os erros de arbitragem contra o Corinthians e inclusive explora esse fato de lances idênticos serem abordados de forma diferente, inclusive pelos comentaristas de arbitragem. Como pode um time que teve um pênalti a favor em 20 rodadas, com diversos lances claros não marcados, sofrer essa pressão do Grêmio de que somos sempre ajudados? Até o Vegetti, do Vasco, fez mais pelo Corinthians com a declaração pós-jogo contra o Grêmio do que nossos próprios dirigentes ou torcedores.

Nos acostumamos com essa máxima de que é assim mesmo, contra tudo e contra todos, e nessa só levamos ferro. Devemos começar a fazer a nossa parte. E, parafraseando Nelson Mandela: 'A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.' Devemos educar nossa torcida e usar as redes sociais a nosso favor.

Essa é só minha opinião. Sei que ninguém vai ler até o final, mas queria desabafar.

Vai, Corinthians!

Responder ao post do Garoto

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Chato do Forum

    Safiel - Saf sem dinheiro!

    Última resposta há 20 segundos por Son Goku

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Leandro Florentino

    Arena - Ampliação

    Última resposta há 1 minuto por Marcello K.

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Marco Antônio

    Primeiro clube paulista campeão da Copa do Brasil

    Última resposta há 3 minutos por Jefferson Cunha

    26respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Maicon Christian Martins

    Assistindo à Copa do Mundo, cheguei à seguinte conclusão sobre o Corinthians

    Última resposta há 3 minutos por Oilson Amorim dos Reis

    31respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de renan ferreira da silva

    Esse goleiro Muslera é horrível! Há quanto tempo esse cara é goleiro do Uruguai?

    Última resposta há 4 minutos por ROSANA RSN

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ídolos da Fiel

    Alguém mais com saudades do campeonato brasileiro naquela habitual velocidade x0.25?

    Última resposta há 5 minutos por William Rodrigo

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de SCCP FIEL

    Que fase do Neymar

    Última resposta há 5 minutos por ANTONIO G MATOS

    53respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Davi santana

    Cadê o negócio com a caixa nos naninha right? Mais uma vez balela

    Última resposta há 6 minutos por Fernando Zemetek

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1981

    Última resposta há 6 minutos por PHILL JAMES WINCLER

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 6 minutos por Fernando Zemetek

    21respostas

    acessar o tópico