x

Post de Dione Carneiro Dos no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Infelizmente na maioria das coisas que leio aqui, vejo que a própria torcida do Corinthians é herói e vilão, nenhuma outra torcida ama tanto um clube e ao mesmo tempo massacra o próprio patrimônio crucificando seus atletas, concordo plenamente com o texto

em Bate-Papo da Torcida > 'Uma mentira contada mil vezes se torna verdade'

Em resposta ao tópico:

Uma reflexão sobre apito amigo, Yuri Alberto, mídia esportiva e redes sociais.

Essa célebre frase que dá título ao texto é de Joseph Goebbels, ministro da propaganda na Alemanha nazista, e sem dúvida uma das pessoas que mais souberam como manipular a massa através apenas da retórica.

Onde essa frase entra no contexto do Corinthians?

Desde o início dos anos 2000, com Milton Neves e a criação do “apito amigo”, todos os árbitros já entram em nossos jogos pressionados. Lances que os sopradores de apito (afinal, para serem chamados de árbitros deveriam ser profissionais) apitam para os adversários sem pensar duas vezes, quando são a favor do Corinthians precisam ter muito peito para apitar.

Hoje em dia, com as redes sociais e a busca por engajamento, essa mentira continua sendo proferida aos quatro cantos, e de forma ainda mais suja. Lances exatamente idênticos são tratados de maneira diferente pelas mesmas páginas: quando é a favor do Corinthians, foi roubado; quando é contra, o juiz acertou . Um lance que exemplifica bem isso foi o pênalti para o América Mineiro na Copa do Brasil, onde a bola bate na mão do Piton, que estava correndo de costas para o lance. Se esse pênalti é dado a favor do Corinthians, as páginas ficariam engajando falando que o time é sempre ajudado; porém, como foi contra o Corinthians, a grande maioria faz memes e postagens falando que o árbitro acertou.

Isso vale para muitos outros assuntos, mas outro exemplo claro é o Yuri Alberto. Um centroavante jovem cujo 'crime' foi ser camisa 9 do Corinthians. O pior é que essa lavagem cerebral é tão grande que a própria torcida entra no barulho e agora já querem sua saída, chamando-o de bagre. Mas alguém realmente já parou para analisar os fatos?

Só como exemplo: Róger Guedes, em 126 jogos pelo Corinthians, tem 43 gols e 10 assistências e é ídolo do Fórum. O Yuri possui números idênticos:

| Jogador | Jogos | Gols | Assistências |

|---------------|-------|------|--------------|

| Roger Guedes | 126 | 43 | 10 |

| Yuri Alberto | 127 | 41 | 12 |

Como pode um ser ídolo e outro bagre odiado, se não pela lavagem cerebral das páginas de memes? Guerrero, em sua temporada mais artilheira no Corinthians, jogando com times infinitamente melhores, teve sua temporada mais artilheira com 18 gols. Fico pensando se ele jogasse hoje em dia, se teria disputado o mundial ou se já teriam conseguido expulsá-lo do clube.

Agora, o ponto que a torcida não percebeu é que, na década de 2000, não conseguíamos barrar isso porque a informação estava controlada pela mídia. A única fonte de informações era ficar esperando algum programa de TV tendencioso comentar sobre o lance. Hoje em dia, ao mesmo tempo que as redes sociais conseguem sujar cada vez mais a imagem do Corinthians e nos prejudicar nas escolhas pressionadas da arbitragem, também conseguimos usá-las para expor o outro lado. Acho que devíamos fazer mais isso: subir hashtags, comentar nas páginas de memes rebatendo, expondo os erros grotescos que acontecem em todo jogo contra a gente.

Recentemente, encontrei uma página muito boa no X que fala sobre os erros de arbitragem contra o Corinthians e inclusive explora esse fato de lances idênticos serem abordados de forma diferente, inclusive pelos comentaristas de arbitragem. Como pode um time que teve um pênalti a favor em 20 rodadas, com diversos lances claros não marcados, sofrer essa pressão do Grêmio de que somos sempre ajudados? Até o Vegetti, do Vasco, fez mais pelo Corinthians com a declaração pós-jogo contra o Grêmio do que nossos próprios dirigentes ou torcedores.

Nos acostumamos com essa máxima de que é assim mesmo, contra tudo e contra todos, e nessa só levamos ferro. Devemos começar a fazer a nossa parte. E, parafraseando Nelson Mandela: 'A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.' Devemos educar nossa torcida e usar as redes sociais a nosso favor.

Essa é só minha opinião. Sei que ninguém vai ler até o final, mas queria desabafar.

Vai, Corinthians!

Responder ao post do Dione Carneiro Dos

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Silva Aparecido

    Seleção do Brasil aguarda Holanda, Japão ou Suecia

    Última resposta há 8 segundos por ROSANA RSN

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de CLAUDIO L

    Quem é o melhor do mundo?

    Última resposta há 14 segundos por Jefferson nunes

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Guilherme de Almeida

    Esse negócio de atraso de sálarios pode ser tornar algo muito pior...

    Última resposta há 14 segundos por Reginaldo Guedes

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Lcs

    "Pedrinho é melhor que esse Vinícius Junior"

    Última resposta há 25 segundos por Celso Macedo

    40respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Frederico Henriques

    Mbappe sobre bets

    Última resposta há 32 segundos por leandro t bezerra

    23respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Kauê Zambelli

    Era o Neymar ou o Maycon em campo?

    Última resposta há 1 minuto por Luiz Felipe crispino

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Daniel Santos Fernandes

    Até a base está sem receber

    Última resposta há 2 minutos por Kauê Zambelli

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Nelio Coutinho Filho

    Olha o sub-20 sofrendo novamente em casa

    Última resposta há 2 minutos por Phil Corintiano

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Neves Neto

    Para o ódio de alguns

    Última resposta há 2 minutos por Jefferson nunes

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gus Ortiz

    Olha os holandeses!

    Última resposta há 2 minutos por Reginaldo Guedes

    11respostas

    acessar o tópico