Ton Valério
Bruna, eu concordo com muitas coisas que você colocou aí.
No ponto do CNAE não há problema.
Porém, não dá pra dizer que no mínimo temos um problema ético no caso.
O estatuto do Corinthians proíbe que qualquer conselheiro receba dinheiro do clube. Não pode. Então se um conselheiro intermediar um novo acordo, benéfico ou não, rentável ou não, ele não pode receber comissionamento. Essa é a lei do Corinthians.
Burlar 'o sistema', criar um fluxo, criar empresas, e outros subterfúgios para se safar dessa regra é agir contra a lei, é agir contra o estatuto. Tem que ser apurado e se for comprovado, tem que ser punido em todas as esferas, inclusive no clube.
Agora eu acho que essa regra do estatuto é arcaica.
Impede que negócios sejam fomentados.
Na minha opinião deveriam liberar eventuais pagamentos de comissão para quem trouxer negócios realmente bons para o Corinthians, independente de serem conselheiros ou não. As propostas deveriam ser analisadas minuciosamente pelo CORI e pelo COFI, que deveriam ser extremamente fortes, robustos e atuantes. Uma vez aprovadas, paga-se a comissão e ponto.
em Bate-Papo da Torcida > Opinião sobre a matéria do Juca Kfouri
Em resposta ao tópico:
Nessas últimas semanas o patrocínio da Vai de Bet e a intermediação tem dado o que falar no Corinthians e eu queria deixar aqui um pouco da minha opinião e conhecimento sobre assunto:
- Sobre a mudança do CNAE: Isso é muito comum, pelo menos pra mim, pois sempre que algum terceiro vem prestar serviços para a minha empresa e fazemos a consulta sobre o CNAE. Eu já tive que mudar os CNAEs da minha empresa, pois meus clientes, por questões fiscais e de retenção, me pediram para alterar para algum especifíco.
- Hoje o tal do networking é a vida no mercado, quem tem amigos e contatos importantes sempre consegue as melhores oportunidades e pra mim essa questão com o Cassundé é o mais puro networking.
- Não tenho ideia sobre como funciona a porcentagem de comissionamento nesse mercado, então não opino sobre.
- A matéria do Juca Kfuri mostra dados importantes como endereço, razão social, e sócios.. Bom, qualquer um consegue esse informação pesquisando o CNPJ no site do governo ou na junta comercial do seu município (inclusive consegue acessar contrato social e todas as mudanças de endereço).
- Sobre os pagamentos feitos em poucos dias, tem muitas explicações que podem ser dadas e bem factiveis.. Então não me pego nesse assunto.
- Marketing negativo afasta o Corinthians de novos patrocinadores e até de acordo melhores.
- O que a Rede Social faz com o dinheiro recebido é problema deles e não do Corinthians.
O que deixa bem receosa é a questão não ter passado pelo Rozallah e da laranja, porém não vejo como uma matéria tão bombástica como estão falando.
E no final, só a gente ama o Corinthians de verdade.. SALVE O CORINTHIANS!