x

Post de Laurence no fórum "Off topic" do Meu Timão

Me preocupo mais com o domínio político, financeiro, militar, linguístico e até educacional que a França exerce sobre as suas antigas colônias na África.

Protecionismo é uma palavra proibida para os africanos, mas muita cara para certas frações da sociedade francesa. Sou eleitor do Lule e não vou ficar adulando potências neocoloniais.

em Off topic > Protesto de agricultores na França!

Em resposta ao tópico:

Eu negativei o post. E com gosto.

Povo achando que lá eles reivindicam o que a turma da do Boi e Bala reivindicavam por aqui.

Se LESSEM, saberiam que esse protesto é de PEQUENOS AGRICULTORES, que são maioria na França e que lutam para sobreviver pois o governo tem aumentado impostos sobre combustíveis e reduzido subsídios.

O mesmo vale para o resto da Europa.

Não tem nada de igual ao Brasil, onde a defesa da turma do Agro era por Aumento de poder inclusive elegendo bancadas legislativas do Agro que defende somente seus nteresses em detrimento do povo, mesmo recebendo centenas de bilhões em subsídios através de bancos estatais, o contrario dom que vemos na França e no protesto.

Aqui liberaram agrotóxicos e transgenicos com força (bancada do Agro agiu) e por isso não teve protesto.

A França é uma potência agrícola, mas em geral manteve um modelo de agricultura familiar, com pequenas propriedades, de apenas alguns hectares.

O tamanho médio das fazendas na França é de 100 cabeças, bem diferente das do Brasil, com rebanhos que podem ter mais de 100 mil, afirma. Ou seja, os franceses não têm os mesmos volumes e escalas de produção dos brasileiros, o que dificulta a competição.

ANTES DE CRITICAR, leia as matérias pra não ofender gratuitamente.

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/aplicacao-do-credito-rural-chega-a-quase-r-250-bilhoes-em-seis-meses-do-atual-plano-safra# Aplicação do crédito rural chega a quase R$ 250 bilhões em seis meses do atual Plano Safra ? Aplicação do crédito rural chega a quase R$ 250 bilhões em seis meses do atual Plano Safra ? O total corresponde a 57% do montante que foi programado para a atual safra para todos os produtores, que é de R$ 435,8 bilhões gov.br

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-48845254# Na França, acordo entre UE e Mercosul enfrenta oposição e protestos de agricultores... Na França, acordo entre UE e Mercosul enfrenta oposição e protestos de agricultores... Diante de tantas críticas e pressão em relação ao acordo negociado por 20 anos, governo francês tem demonstrado prudência, prometendo examinar o texto em... bbc.com

Responder ao post do Laurence

Réplicas desse post

Foto do perfil de Laurence

Laurence 11.687 posts

@laurence.olivier em 30/01/2024 às 00:54

'Ante a potências' = governos extremamente frágeis em nações com uma vida institucional instável. Aliás, alguns acordos de segurança não garantiam pouco mais que mil soldados franceses, como era o caso do Níger.

Eu quero ver segurar o país na base da política institucional, o que é muito mais difícil. Quando precisar de dinheiro, a gente sabe muito bem quem vai ditar a negociação.

E não adianta balançar bandeirinha da Rússia em praça pública, como ocorreu no próprio Níger. Os russos não tem dinheiro pra isso.

Foto do perfil de Laurence

Laurence 11.687 posts

@laurence.olivier em 30/01/2024 às 00:38

Aliás, existe um erro na sua interpretação da matéria, e no próprio título da matéria que não está compatível com o texto. Eu tomei o cuidado de ler a coluna ele se refere a uma região da África, não ao continente. Inclusive o termo usado é 'região', referindo-se a África Ocidental, e somente depois 'e na África em geral'.

A França ainda mantém militares em outros países que são ex colônias e eu confesso que duvido muito da qualidade da fonte que você colocou, a começar pelo título mentiroso.

Foto do perfil de Jose

Jose 2.458 posts

@jose.almeida13 em 30/01/2024 às 00:27

Desculpe-me mas são meras falácias.

A tal FrançAfrique, neste momento, só interessa a quem quer recuperar a hegemonia sobre o continente africano.

As amarras estão desfeitas pois o mundo É multipolar e negar a representatividade do que você chama de ' meia dúzia de milícias armadas' é um tanto descabida.

Tanto na África quanto no oriente médio a representatividade e resistência ao imperialismo quem faz são os grupos que você chama de ' meia dúzia de milícias armadas'. E esses grupos, que estão RETOMANDO poderes em seus territórios podem não representar a totalidade do seu povo mas certamente representam o interesse de boa parte deles e não de nações eurocentricas.

Não à toa as nações do oriente médio e Africa querem e estão aderindo ao BRICS, fortalecendo sua economia e moedas locais.

Desfeita a FALACIA de ' meia dúzia de milícias armadas', que são representativas a ponto de tomar e manter o poder ante a potências, se quiser, podemos falar sobre o MEC, que você nomina como 'uma versão mais colorida e plus do MEC do Michel Temer.'.

O 'esquerdinha liberal' aqui está à sua disposição.

Hahaha...adoro usar as palavras-chaves de alguns contra seus próprios discursos.

Hahahaha...

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Jordan Marques

    Seleção de Portugal

    Última resposta há 10 segundos por Carlos Gehlen

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Daniel Soares

    Qual foi o maior absurdo que vocês já viram aqui no fórum?

    Última resposta há 24 segundos por Kauê Zambelli

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de sabio SCCP

    Rivais assinando com ML shopee nubank já nós com job, e mts apoiando ainda

    Última resposta há 1 minuto por Carlos Gehlen

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Crazy Gavião

    O patrocínio da Fatal Fans é o principal problema do Corinthians?

    Última resposta há 1 minuto por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    31respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Argentina : como pode?

    Última resposta há 2 minutos por Leonardo De Paula

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bi Libertadores

    Já que ia fazer vista grossa pra prostituição que fosse por um valor alto

    Criado há 2 minutos por Bi Libertadores

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    O camisa 9 que o Corinthians necessita!

    Última resposta há 3 minutos por Carlos Gehlen

    27respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    Dembélé irá ser bola de ouro

    Última resposta há 3 minutos por Detetive da fiel

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de pedro th

    Kkk

    Última resposta há 3 minutos por Kimbo Badd

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Nicolas

    A casa tá caindo por isso fechando com site de puta

    Última resposta há 4 minutos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    11respostas

    acessar o tópico