Valdir F
Isso é um bom argumento, um contrato longo te da estabilidade para se planejar sem duvida.
Quanto ao patrocínio não concordo. O Corinthians é o Corinthians com a camisa limpa ou com patrocínio, tem a mesma exposição.
O que da valor à marca de um time de futebol são os títulos, a torcida e o poder de compra da sua torcida... Não é o Corinthians que vai se associar à marca deles, é a marca deles que vai se associar ao Corinthians!
Se o Corinthians for patrocinado pela Dolly te garanto que a marca da Dolly vai ser fortalecida e o Corinthians não perderá nada com isso. O mesmo vale para a Emirates.
O que poderia ser um diferencial é se eles arrumassem um amistoso contra outro time que eles patrocinam, ou se fizessem um torneio tipo 'Copa Emirates' com Real Madrid, Corinthians, Milan, Arsenal etc como pré temporada, essas coisas, ai sim... Mas vale lembrar que a nossa pre temporada é diferente da deles. Na época da pré temporada da Europa estamos disputando 57 jogos decisivos + data FIFA + Eliminatórias e Copa América.
Ou seja nesse cenário que temos, escrever o nome na camisa, qq nome serve!
Outro exemplo ter a Nike como fornecedora de material não agrega nada a marca Corinthians. Poderia falar que a Nike tem um fornecimento mundial e lojas espalhadas pelo mundo, mas se você sair do Brasil você não encontra uma camisa do Corinthians para vender, nem no Peru que o pessoal implora por uma camisa do Corinthians... Se você conversar com qq dono de uma loja da Poderoso Timão, o que ele acha da Nike ele vai te responder 'um lixo'... Então nesse caso não vejo diferença entre Nike e Lupo ou Topper por exemplo.
Um tempo atrás quando se cogitou do nome do estádio ser vendido para a Kalunga muita gente aqui do site achou ruim... Ruim porque? Qual o problema de se chamar Kalunga? Qual a diferença entre Kalunga e Emirates? A que tiver a melhor oferta leva!
em Bate-Papo da Torcida > Patrocínio master da camisa
Em citação ao post:
Tudo que você faz no mercado tem risco. Mas vai da avaliação do mercado atual, a previsão do mercado futuro e a tomada de decisão.
O que sabemos é que os contratos de patrocínio estão minguando, só o Corinthians em São Paulo tem contrato por exemplo.
Esse é um indicativo. Devem haver outros.
É melhor garantir um contrato longo numa época de crise do que correr o risco de ficar sem nada.
E então você cria mecanismos para se proteger de uma super desvalorização.
Faz muita diferença para o Corinthians associar-se a Emirates ou a Dolly, não vou discutir isso, se você não entende ou não concorda, não há argumento que eu possa adicionar ao óbvio que vai te fazer mudar de ideia.
Porque não tem nada a ver com ter mais ou menos torcedores, ganhar ou perder, ser ou deixar de ser corintiano.
Tem a ver com exposição e valorização da marca.