x

Post de frank no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Estamos jogando 8 horas sem marcar gol.

em Bate-Papo da Torcida > Análise do padrão ofensivo do Corinthians. Parte 1: a armadilha...

Em resposta ao tópico:

Deixando claro que eu o que eu irei expor aqui já acontecia há alguns meses, desde as primeira semanas de trabalho do Português por aqui. Acontecia que com o time pouco entrosado e sem tempo para treinar, faltavam diversos ajustes que, agora, parecem estar sendo feitos.

As duas principais jogadas ofensivas do Corinthians de Vítor Pereira.

1-Colapso na lateral adversária.

Sim, a palavra é essa! Vítor Pereira empilha jogadores nas laterais adversárias e COLAPSA o setor. As vezes, vemos até quatro(!) jogadores triangulando próximo a linha lateral. O objetivo disso é primeiramente gerar vantagem numérica na região. E o segundo, mais 'escondido': atrair meias e volantes adversários para o setor, libertando a marcação que o Cantillo, ou o primeiro volante que estiver atuando, possa estar sofrendo. É um cobertor curto para o rival: manter os volantes em situação posicional e correr o risco de sofrer uma infiltração pela lateral ou deslocar os volantes para o setor da bola e dar espaço livre na entrada da área? E essas triangulações estão dando muito certo porque o Corinthians possui jogadores de perfil associativo, que gostam do passe curto e tabelas curtas. Complica para o adversário.

Na imagem, o Corinthians colapsa a estrutura de defesa do Santos pelas laterais e consegue igualdade numérica, com um acúmulo de jogadores por ali. Perceba que até o Du Queiroz aparece para triangular. O objetivo é sobrecarregar a marcação adversária até que surja o espaço.

Essa jogada termina com uma finalização para fora de Róger Guedes. Mas dois dos nossos gols nesse jogo, surgiram de configurações parecidas.

Mais uma situação de colapso nas laterais adversárias. Igualdade numérica. E reparem o Maycon. Toda a atenção dos volantes está na lateral direita, onde triangulam Adson, Renato e Rafael. Maycon está completamente livre de marcação, porque o Avaí deslocou todo o seu setor de meio para neutralizar a investida corintiana por ali, excetuando o Bruno Silva. Percebem a armadilha? A triangulação saiu e o Maycon quase marca nesse lance.

2-O cruzamento rasteiro...para trás!

Corrijam-me se eu estiver enganado, mas alguém lembra de quantos cruzamentos pelo alto fizemos nos últimos jogos(excetuando escanteios e faltas, claro)?.

Pois é. Vítor Pereira, com a ausência de um centroavante forte e bom cabeceador, doutrinou os jogadores de lado a sempre cruzarem rasteiro e de preferência para trás, pouco atrás da marca do pênalti. O famoso cruzamento do City.

Gol de Mantuan, contra o Santos. Gol de Giuliano, contra o Santos. Gol de Róger, contra o Avaí. Gol de Adson, contra o São Paulo(nesse o cruzamento foi a meia altura, mas o padrão permanece).

Temos um padrão se repetindo com esse tipo de cruzamento. Some-se a isso termos dois dos melhores nesse fundamento no Brasil, Lucas Piton e Fagner. Fagner é mediano em cruzamentos aéreos e flutuados, mas em passes rápidos para dentro da área ou para a meia lua, ele é mortal.

O melhor de tudo isso. Ou o lamentável de tudo isso: Sem tempo para treinar e com um time inteiro de desfalques.

Eu espero ansiosamente ver os jogadores 'titulares' do Corinthians colocando em práticas esses padrões. Tivemos um vislumbre contra o Santos, mas ainda vem muito mais por aí.

VP é brabo.

Logo faço a parte 2 desse tópico!

Vai, Corinthians!

Responder ao post do frank

Réplicas desse post

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Kimbo Badd

    E essa dos Enzos apagando a história kkkkkkkkk

    Última resposta há 1 segundo por Filipe Silva

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Daniel Barbosa

    A queima de fogos nos jogos do Corinthians são supervalorizadas?

    Última resposta há 29 segundos por Victor P.

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 1 minuto por Maurício M Penteado

    62respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Stewie Chinês

    Cristiano Ronaldo pode não ser maior (no geral) que o Messi, mas...

    Última resposta há 2 minutos por SAFCorinthians 2021, 22, 23, 24, 25, 26...

    35respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Nicolas

    Messi ainda tem a seleção da Jordânia no 3 jogo kkkk

    Última resposta há 2 minutos por Eduardo Sarri

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Paulo Aquino

    TransferBan - Feminino - Masculino - DÍVIDAS

    Última resposta há 2 minutos por Alexandro Costa

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cr7 Corinthiano

    Off - Esse Julián Alvarez é um animal

    Última resposta há 5 minutos por Morães surfista

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Dounpe x

    Se o Messi fizer uma assistência nesta copa (off)

    Última resposta há 7 minutos por Azazel Zel

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    ENQUETE: Quem foi melhor no Corinthians?

    Última resposta há 8 minutos por Marcelo Carlos Boaroto Ferreira

    78votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Phil Corintiano

    E aí, Corneta?

    Última resposta há 9 minutos por Manoel Corinthians

    5respostas

    acessar o tópico