x

Post de Marco no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

A mídia sempre se refere a esses clubes como exemplo de gestão, então venho aqui propor que adotemos a gestão desses clubes:

1) Como acabar com a dívída do Corinthians em um ano seguindo o modelo de Fortaleza e Ceará:
Para isso, só precisamos recuperar o dinheiro total da bilheteria do nosso estádio e empurrar todos os cusos no colo do Estado de São Paulo:

Arena Castelão: Custou R$ 518,6 milhões de reais, fincanciado pelo BNDES e com recursos do Gov. Do Estado do Ceará, que é quem paga o financiamento. ¹

O custo mensal de castelão é de R$ 700 mil por mês, que é pago inteiramente pelo Gov. Do Estado do Ceará. Fortaleza/Ceará pagam para jogar uma taxa fixa que varia de acordo com o público, mas na maior parte das vezes (como o público quase nunca passa de 30 mil) paga apenas uma taxa de R$ 50.000,00 e tem direito a todas as receitas decorrentes da exploração. Além desse patrocínio indireto (já que jogam em estádio de copa com manutenção paga pelo governo gastano um valor de aluguel rídiculo), os clubes também recebem um patrocínio do governo da ordem de R$ 2 milhões de reais. ²

Porém para a mídia esportiva o Ceará e o Fortaleza são exemplos de gestão a serem seguidos pelo Corinthians. Eu também acho, bora passar a conta do financiamento da NeoQuímica para o Estado de São Paulo, bem como os custos de administração e pagar R$ 50 mil por jogo para ver se não ajeitamos nossas contas em 1 ano e viramos modelo de gestão.

2) Como acabar com a dívida do Corinthians em um ano seguindo o modelo do Atlhetico-PR:
A reforma da Arena da Baixada foi orçada em R$ 184,6 milhões e o pagamento seria feito 1/3 pelo Atlhetico-PR (R$ 61,53 mi), 1/3 pela prefeitura de Curitiba (R$ 61,53 mi) e 1/3 para o Estado do Paraná (R$ 61,53 mi). Porém a obra saiu ao todo por R$ 342 milhões. A prefeitura e o Estado disseram que não pagariam o valor a mais, mas recentemente o TCE decidiu que o Estado e a Prefeitura devem arcar com os 2/3 do financiamento total.³
Assim, o Furacão tem um estádio de Copa 100%, mas paga só 1/3.
Então proponho que sigamos este modelo de gestão e passemos 2/3 do financiamento com a Caixa para a Prefeitura e Gov. Do Estado de SP

3) Como acabar com a dívida do Corinthians em um ano seguindo o modelo do Flamengo:

A 'reforma' do Maracanã custou 1,3 bilhões, bancado integralmente pelo dinheiro do Estado do RJ. Flamengo gastou 0 centavos.

Desde 2019, Fla-Flu para administrar o Complexo Maracanã pagam mensalmente R$ 166.666,67 ao Estado do Rio de Janeiro. Além disso, eles arcam com os custos fixos do estádio que devem ser em torno de R$ 2 milhões de reais ao mês. De resto, tem direito a todas as receitas dos jogos. Assim, o Fla paga pelo Maracanã, por mês algo em torno de R$ 1.090.000,00, no ano dá 13 mi de reais.
Assim, a proposta então seria ceder a NeoQuimica e a Arena para o Estado e só pagar os custos de administração, ficando com toda a renda para o clube.

Porém é óbvio que nada disso vai acontecer, mas é engraçado como a mídia esportiva fica escandalizada com a renegociação da dívida do Corinthians com a Caixa, fala que é presente, etc. Porém, os verdadeiros estádio dados de presente, bancados integralmente ou 2/3 com dinheiro público, não é visto como um escárnio, mas como 'exemplo de gestão'.

Fontes:

¹ https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/12/pivo-de-operacao-com-ciro-e-cid-gomes-castelao-foi-um-dos-estadios-da-copa-2014.shtml Pivô de operação com Ciro e Cid Gomes, Castelão foi um dos estádios da Copa-2014 - 15/12/2021 -... Pivô de operação com Ciro e Cid Gomes, Castelão foi um dos estádios da Copa-2014 - 15/12/2021 -... Obra custou R$ 518,6 mi, financiada pelo estado do Ceará e por empréstimo via BNDES www1.folha.uol.com.br www1.folha.uol.com.br

² https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/alexandre-mota/entenda-o-novo-acordo-entre-ceara-fortaleza-e-o-governo-para-gerir-a-arena-castelao-1.2205165 Entenda o novo acordo entre Ceará, Fortaleza e o Governo para gerir a Arena Castelão - Alexandre... Entenda o novo acordo entre Ceará, Fortaleza e o Governo para gerir a Arena Castelão - Alexandre... Uma parceria antiga, com novos moldes. Como antecipado pelo Diário do Nordeste diariodonordeste.verdesmares.com.br
³ https://www.umdoisesportes.com.br/athletico/tce-pr-manda-prefeitura-e-governo-dividirem-valor-final-da-arena-com-athletico/ Prefeitura e governo terão que dividir valor da Arena com Athletico Prefeitura e governo terão que dividir valor da Arena com Athletico O TCE-PR determinou que prefeitura de Curitiba e Estado dividam com o Athletico o valor das obras da Arena. Leia no UmDois Esportes! umdoisesportes.com.br umdoisesportes.com.br

https://www.torcedores.com/noticias/2020/06/qual-e-o-custo-de-flamengo-e-fluminense-com-a-administracao-do-maracana Qual é o custo de Flamengo e Fluminense com a administração do Maracanã? Qual é o custo de Flamengo e Fluminense com a administração do Maracanã? Clubes assumiram a administração do estádio do Maracanã em Abril do ano passado Desde abril de 2019 Flamengo e Fluminense assumiram a administração do torcedores.com

em Bate-Papo da Torcida > O que a mídia não te conta! Exemplos de gestão - Fortaleza, Ceará...

Responder ao post do Marco

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de João Carlos Correia

    Maradona, definitivamente, não era um "parça do Neymar"

    Última resposta há 16 segundos por André Filipe

    26respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joao Bobao

    Pra que ferias? Meu mano Diniz já voltou

    Última resposta há 56 segundos por Daniel Santos Fernandes

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Paulo Henrique Sola

    Imaginem se o marketing tivesse sido competente em trabalhar com a imagem do Memphis!

    Última resposta há 1 minuto por Fernando Oliveira

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Como o Corinthians se sairia na Copa do Mundo?

    Última resposta há 1 minuto por Maria Luiza Carvalho

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jonathan Natan

    Não querem SAF? Então que se virem

    Última resposta há 1 minuto por QD+ Corinthians

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joe Doe

    Armandinho brechó, de herói da Copa do Brasil a réu

    Criado há 3 horas por Joe Doe

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Laurence Olivier

    O povo brasileiro vangloriando a "remada" norueguesa

    Criado há 2 minutos por Laurence Olivier

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jorge Neto

    Emerson Sheik vs. Boca Juniors | Final da Libertadores 2012

    Última resposta há 4 minutos por leandro t bezerra

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando diniz

    Casagrande sobre Romário :

    Última resposta há 5 minutos por Luis Roberto de Vasconcellos

    35respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Quem vai ser abduzido?

    Última resposta há 6 minutos por Bruno C.

    4respostas

    acessar o tópico