x

Post de Caic no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Raul com boa saída de bola, kkk

em Bate-Papo da Torcida > Seria essa a melhor formação?

Em resposta ao tópico:

Uma sugestão que vi em alguns tópicos o Corinthians usando 3 zagueiros, mas sempre tiram o primeiro volante (atualmente Du Queiroz, possivelmente até o Maycon se vier), e talvez não seja a melhor coisa, tendo em vista a fragilidade que fica, por isso pensei nessa formação:

Cássio, Fagner, João Vitor, Gil (Quem sabe Balbuena/Pablo), Raul, Du Queiroz (Talvez Maycon), Paulinho, Renato, Giuliano, Willian e Roger Guedes. Normalmente, assim posicionados no campo:

Sendo que o Renato mais a frente, pode alternar com o Paulinho e trabalhar nisso!

FASE DEFENSIVA:

Já devo imaginar a primeira crítica: 'Mas o Willian ter que marcar ponta?'

E eu mesmo respondo: 'Não! Willian vai estar posicionado no lado esquerdo e dando a amplitude e permitindo a triangulação com o Paulinho, Roger Guedes, como também na armação com o Raul e o Du'.

'Mas e na defesa? Como o Willian se posicionaria?'

Devemos zoar os rivais sim, mas podemos utilizar algo similar, como no seguinte modelo na minha visão defensiva, em duas formações inclusive:

1- Deixando uma linha defensiva mais forte e compacta (4-1-4-1 - Não é porque o Silvinho não conseguiu usar que um técnico competente não consiga):

2- A segunda formação seria no 4-4-1-1 ou (4-4-2), deixando dois homens a frente, nela assim poderiam se posicionar:

Nessa hipótese, Renato é uma opção de ficar em uma linha atrás do Roger, ou junto com o Roger, sem contar também que pode o Paulinho alternar com o Renato, por serem os dois que não teriam como aguentar ficar defendendo a todo tempo.

Voltando ao questionamento do Willian sobre marcar, ele dessa maneira simularia algo parecido com o que o Palmeiras fez em 2021 com o Scarpa, porém, na forma defensiva, não viraria o 5º na linha defensiva, e sim, na segunda linha, deixando o Raul Gustavo fazendo a lateral esquerda.

Neste cenário, o Corinthians além de aumentar em questão de altura a linha defensiva (Raúl pelo Piton), facilita também o aumento de jogadores defendendo (03 zagueiros e um volante, tendo ainda o retorno do Fagner fechando a linha de 04).

FASE OFENSIVA:

Por sua vez, na fase ofensiva, com esses jogadores, assim poderiam se posicionar:

A boa saída de bola com João e Raul, inclusive tendo a velocidade como característica permite não somente um começo de jogada interessante, sendo possível ver também como poderia existir a marcação pressão pelos jogadores.

Neste sentido, Roger e Paulinho podem fazer a pressão nos zagueiros, tendo Renato e Giuliano com a marcação na saída dos volantes. Fagner e Willian fecham as opções dos laterais na criação. Dú Queiroz faz a marcação no 'camisa 10' adversário, segurando-o. E, por fim, com os zagueiros mais ágeis (JV e Raul), os pontas ou alas do time contrário ficarão pressionados, com o Gil fazendo a marcação no centroavante.

Sendo essa apenas uma possibilidade de várias outras tendo em vista o elenco de mais de 30 jogadores, e a sua qual seria?

Responder ao post do Caic

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de SCCP FIEL

    Diretora da Fifa elogia nossa torcida; veja!

    Última resposta há 5 segundos por CLAUDIO L

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Henrique Vieira Grandisoli

    Valência mata o time do Equador

    Última resposta há 40 segundos por Manoel Corinthians

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Falcão

    Dorival aceitou o retorno do Arboleda. No Corinthians, o Pardal cresceu para cima do Martínez

    Última resposta há 47 segundos por Giuliano J. B.

    27respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Giro Kataguire

    TV CAZÉ, dando um show na Globo + CBF. É Romário diz que foda o Resto

    Última resposta há 53 segundos por Marcelo Cordeiro

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Sandra Lima

    Organizadas do Corinthians marcam presença na Copa do Mundo

    Última resposta há 1 minuto por Vannevar Morgan

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Rafael Ferreira

    Seria sensacional ver o Diniz ganhando títulos no Corinthians

    Última resposta há 1 minuto por Daniel Soares

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jota Sampaio

    Só foi colocar a Skin do Cássio

    Criado há 2 minutos por Jota Sampaio

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Daniel Santos Fernandes

    Até a base está sem receber

    Última resposta há 2 minutos por EDGAR RODRIGO DOS SANTOS

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Esse camisa 20 do Equador parece o Neymar

    Criado há 2 minutos por Manoel Corinthians

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Homer Corintiano

    Eu acho que o Novorizontino venceria

    Última resposta há 3 minutos por Fernando Oliveira

    19respostas

    acessar o tópico