x

Post de laercio no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Se e pra jogar pra uma bola, abel errou feio não precisa ser inteligente pra entender, se tivesse colocado outro jogador, no lugar do dudu ou roni, seguraria o chesea, nosegundo tempo colocaria pra puxar a sim contra-ataque com velocidade.olha posso tá enganado mais o Willians fez uma tremenda falta também.mas colocou deverson ai mato de vez, as partidas que venceu foi pura sorte, ou falha do adversário, contra Flamengo e Santos, a sorte as vezes some capacidade não.tecnico nota 7 no máximo

em Análise dos jogos > Palmeiras x Chelsea - análise e questionamentos

Em resposta ao tópico:

Mais posse de bola para o Chelsea no jogo todo: 71 % x 29%.
Chutes no gol: 3x3. Equilibrio
Chutes: 22 x 11.
Passes: O Chelsea deu mais que o dobro de passes - 789 x 321.
Precisão dos passes: 87% x 66%. Chelsea teve muita liberdade para troca de passes, especialmente com Thiago Silva.
Cartões amarelos: 1x3
Cartões vermelhos: Luan
Impedimentos: Nenhum do Chelsea e 4 do Palmeiras.
Escanteios: 7 Chelsea x 3 Palmeiras.

Dentro do sistema de jogo do Palmeiras era algo previsível ter menos posse de bola, o sistema de jogo do Abel sempre foi de dar a bola para o adversário e usar o contra-ataque com bolas longas em velocidade. Abel começou com uma linha defensiva de 6 de jogadores. Rony e Scarpa ajudavam nos dois lados, com Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gomez e Piquerez entre eles. Ofensivamente falando, Veiga atuou por dentro e Dudu pela esquerda. Seria praticamente um 6-4-0 sem a bola.

O grande trunfo defensivo inicialmente, foi a marcação bem feita em cima de Lukaku. Gomez e Luan revezavam na marcação, Zé Rafael e Danilo ficaram encarregados da marcação dos volantes do Chelsea. Rony e Scarpa ajudavam na marcação dos dois alas do Chelsea e Marcos Rocha e Piquerez marcavam Havertz e Mount. Com a marcação feita, os zagueiros do Chelsea tiveram muita liberdade para trabalhar a bola - especialmente Thiago Silva que virava praticamente um volante com a bola. Funcionou no primeiro tempo

Ofensivamente, o Palmeiras buscava transição rápida no contra-ataque e bola longa nos espaços abertos. Foi dessa forma que Dudu teve a melhor chance do primeiro tempo. O Chelsea teve sua melhor chance com Thiago Silva num chute de longe. Apostar em bolas longas com contra-ataque rápido também tem seu preço e isso viria no segundo tempo. Uma coisa é você fazer transição 1,2, 3 vezes e outra é fazer 10,15 vezes... Obviamente ninguém vai aguentar ajudar na marcação e avançar tantas vezes. O Palmeiras não tem um contra-ataque de parar a bola e pensar mais o jogo, é um estilo de jogo mais veloz, isso tem seu ponto bom e ruim.

Com a marcação do Chelsea adiantada e Lukaku mais participativo, o Palmeiras teve dificuldade no segundo tempo, não conseguia criar e começou a pesar a parte mental e física. Lembra que eu falei no parágrafo anterior do contra-ataque rápido e bola longa ter seu preço? Na jogada do Chelsea, isso aconteceu, Rony cansou e não acompanhou Hudson Odoi no seu lado e acabou saindo o cruzamento pra Lukaku marcar.

O jogo estava controlado então, dificilmente o Palmeiras conseguiria empatar até o Thiago Silva fazer um penâlti desnecessário. Isso animou o Palmeiras e o Chelsea perdeu força ofensiva com a saída do Lukaku, mas os dois não mudaram sua proposta. Aí entra um ponto chave, as substituições dos dois lados. Abel teve que substituir Zé Rafael, Veiga e Dudu por cansaço e seus substitutos(Jailson, Atuesta e Navarro) não supriram o mesmo nível. O time perdeu a velocidade.

Na prorrogação, eram dois contrastes: O Palmeiras cansado e querendo levar pros pênaltis, abdicando de jogar, ainda se defendendo muito bem até o final. Chelsea jogando num 4-1-4-1 e com a já entrada de Ziyech e Sarr controlou os dois tempos. No fim, pênalti de um melhores jogadores do Palmeiras em campo(Luan) e o gol justo do Chelsea. Teve mais posse de bola, chutou mais e procurou mais o gol, enquanto o Palmeiras mostrou muita força defensiva, mas ofensivamente não. Não foi um massacre, pressão absurda, mas a diferença técnica de um europeu ainda é considerável pra um sul-americano. Diferença técnica, banco de reservas, economia...

Claro, há de se exaltar a evolução do Palmeiras em relação ao último Mundial e sua força defensiva durante quase todo o jogo, mas ainda não foi dessa vez que um sul-americano quebrou a força europeia.

Obs 1: Rudiger ganhou praticamente todas contra o Rony - inclusive numa disputa de velocidade. Pra mim, foi o melhor do Chelsea, muito seguro.

Obs 2: Thiago Silva fez um pênalti muito bobo. Já não é a primeira vez e isso serve de reflexão pra uma possível Copa no final do ano. A parte mental precisa ser trabalhada.

Obs 3: Lukaku desprovido de técnica e zagueiros do Chelsea lentos. Técnica não é apenas drible. Lukaku cabeceia bem, se posiciona bem, tem força, finalização e boa velocidade pra alguém de 1.91 de altura. Quanto aos 3 zagueiros, os 3 foram muito bem(tirando o pênalti bobo do Thiago). Faltou um estudo e conhecimento maior dos jogadores. Passa uma impressão de preguiça e comentários sem saber nada do futebol europeu.

Obs 4: Narração com vários erros de nomes de jogadores.

Obs 5: Palmeiras envolvendo o Chelsea. Palmeiras não envolveu o Chelsea em nenhum momento. Dentro da sua proposta, o Palmeiras foi muito bem na parte defensiva, mas no final de tudo o resultado foi justo, existe ainda a diferença técnica, econômica...

Responder ao post do laercio

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Como o Corinthians se sairia na Copa do Mundo?

    Última resposta há 20 segundos por Rubens Francisco da Silva

    50respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Homer Corintiano

    Eu acho que o Novorizontino venceria

    Última resposta há 25 segundos por Welder Thiago

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Luis Henrique da cunha santos

    Ryan Mostra como o Raphinha é Fraco

    Última resposta há 40 segundos por Rodolfo Narita

    27respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de GUILHERME HENRIQUE ZILLIG RADUAN

    Miguel Moscardo: Se fossemos um clube minimamente sério

    Criado há 1 minuto por GUILHERME HENRIQUE ZILLIG RADUAN

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Testomaster da Fiel

    Ruimphinha não merece nem ficar no banco!

    Última resposta há 2 minutos por Manoel Corinthians

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Augusto

    Vamos falar do Douglas Santos ou ainda é cedo?

    Última resposta há 2 minutos por Pedro Machado

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Davi santana

    Quero que o Brasil pegue a Holanda logo

    Última resposta há 3 minutos por Maltkvski Pietrovski

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Magno Amoreira

    Miguel Moscardo

    Última resposta há 3 minutos por Renann Matthaues

    34respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corneta .

    É claro o problema na hora H

    Última resposta há 3 minutos por Manoel Corinthians

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Botou o Rayan mas não botou o Endrick kkkk

    Última resposta há 4 minutos por Pedro Machado

    22respostas

    acessar o tópico