x

Post de Ademir no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Com esse time que o Corinthians tem hoje se os jogadores quiserem joga sem técnico eles fazem o esquema tática muda o esquema do Silvinho durante a partida

em Bate-Papo da Torcida > A importante declaração do Guardiola e o que ela tem a ver com o...

Em resposta ao tópico:

Depois de golear o Newcastle, fora de casa, o Guardiola declarou:

- Um resultado excepcional. E um desempenho nada bom, especialmente no primeiro tempo. Tivemos sorte.

Um técnico já consagrado, vários títulos, líder no Inglês com uma série invicta histórica, mas que não se contenta com pouco. Exige o máximo, o melhor desempenho, não olha somente o resultado, que muitas vezes engana.

Ele faz parte de outro mundo do futebol atual, o do moderno, atualizado, sempre buscando crescer e evoluir, caçando a todo custo a proximidade da perfeição.

Já nós vivemos em outro planeta completamente oposto, o do medíocre, que vai empurrando com a barriga, a celebração pelo fraco e mediano, a contentação pelo comum e satisfação de achar saber de tudo, refutando o conhecimento, aumentar conceitos e expandir a mente.

Eu não estou fazendo uma comparação com nível de qualidade dos elencos europeus ou o dinheiro que gira por lá com os daqui, mas sim a mentalidade. Não à toa, Jorge Jesus, treinador do terceiro escalão na Europa, deitou e rolou em solo nacional. Cuca, considerado um dos melhores técnicos atuais brasileiros, caiu para o Raja Casablanca no Mundial de 2013, foi eliminado pelo Abel Ferreira na última Libertadores. A discrepância de entendimento e evolução tática é gritante.

E isso também vale para os nossos jogadores. Quando um treinador mais exigente pede mais empenho, dedicação, forma-se uma panela para derrubá-lo, e recebem várias vezes o apoio de diretorias tão atrasadas e tacanhas quanto. O atleta brasileiro também se acostumou com o medíocre. Por isso não revelamos mais craques como antigamente. O que temos hoje para o mundo, acima da média, é o Neymar, e todos sabemos a fama que ele criou.

Lá na Europa existe uma busca implacável e incessante pela excelência, de treinadores à jogadores em sua vasta maioria. No Brasil, o básico é incrível. Enquanto fazer quatro fora contra o Newcastle é motivo de críticas de seu treinador, aqui, pegando um exemplo nosso, vencer a rebaixada Chapecoense com um gol aos 52 minutos do segundo tempo jogando em casa é motivo de festa mesmo nós tendo um time infinitamente melhor. É normal o Fortaleza (comandado por outro estrangeiro, vale lembrar) terminar à nossa frente no Brasileirão. Seria como o Bournemouth no final da Premier League ficar acima do Manchester United ou Liverpool, ou o Alavés encerrar melhor colocado que o Barcelona ou Real. Acontece uma hecatombe nesses clubes. Aqui, está ótimo.

É triste, mas o futebol nacional, em todos quesitos e aspectos está muito, mas muito atrasado na mentalidade e forma de enxergar como o jogo evoluiu. Estacionamos no tempo, e se aparecer alguém para tentar mudar esse cenário, será engolido e queimado pela imensa maioria acomodada.

Responder ao post do Ademir

Réplicas desse post

Foto do perfil de Fabio

Fabio 216 posts

@fabio.allegro em 21/12/2021 às 14:18

Desculpa, mas não joga, não tem um treinador, não joga.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Crazy Gavião

    O patrocínio da Fatal Fans é o principal problema do Corinthians?

    Última resposta há 2 segundos por Joseph Stalislawsky

    89respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jhonny Alemão

    Pra um clube que é uma "zona"

    Última resposta há 34 segundos por TONINHO .

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cleison Santos

    O verdadeiro teste de fogo da seleção começa amanhã

    Criado há 6 minutos por Cleison Santos

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Acabaram com o Corinthians!!!

    Tão perdendo tempo atoa...

    Última resposta há 2 minutos por Maltkvski Pietrovski

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Argentina : como pode?

    Última resposta há 3 minutos por Julio Cesar Araujo

    31respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Pedro Araujo

    Gol anulado da colombia

    Última resposta há 3 minutos por Gerald Gomez

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Me chamem de louco

    Última resposta há 4 minutos por Zebedeus .

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Tim Brauch

    Bons costumes

    Criado há 4 minutos por Tim Brauch

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthian Casuals

    "América do Sul tem muitas vagas para a Copa"

    Última resposta há 5 minutos por Zebedeus .

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Juriscleison Abdala Cardoso

    Argentina está lembrando muito o Palmeiras nessa copa

    Última resposta há 11 minutos por Álex

    12respostas

    acessar o tópico