x

Post de Rafael no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Muito se fala da necessidade de gerir um clube do tamanho do Corinthians como se fosse uma empresa. Mas uma empresa de grande porte. Uma multinacional. Não uma barraca de feira - com todo respeito aos empreendedores esforçados e honestos do comércio de rua.

Então vamos lá. Vou falar um pouquinho sobre uma prática muito comum em empresas de destaque no que tange o planejamento estratégico.

Pegue uma Vivo da vida. Um gigante do setor de telecomunicações. A cada início de ano, os executivos de diferentes áreas da empresa se reúnem para traçar os planos da organização. Que objetivos vão perseguir, qual a estratégia a ser adotada, quais as metas dos diferentes setores, que indicadores serão utilizados para medir um eventual sucesso ou fracasso e com qual periodicidade vamos nos reunir para averiguar se é necessário uma alteração na rota proposta inicialmente.

É nessa última parte que se separa aqueles que gozam do triunfo dos que amargam a derrota.

Ao final de um determinado período - geralmente um trimestre - esses mesmos executivos se reúnem para analisar o que foi que ocorreu até então. Será que o que haviam planejado ainda faz sentido defronte o que tem ocorrido no mercado? O navio deve seguir no mesmo rumo? Os números projetados foram atingidos? Ficamos além ou aquém das expectativas? Não se enganem, é muito raro que o que fora acordado no começo do ano permaneça seguido à risca em novembro/dezembro.

Há uma infinidade de fatores que não são levados em consideração quando o plano é desenhado. Não porque os administradores são incompetentes, mas porque os mercados são imprevisíveis. E só está apto ao êxito quem mantem o dedo no pulso do ambiente e se adapta rapidamente às mudanças do jogo.

Tá, sabichão, e o que isso tem a ver com o Corinthians?

Pois bem, no começo do ano, com um elenco recheado de inaptos e um técnico que ainda lutava para implantar uma ideia de jogo, a diretoria entendeu que não havia meios de sustentar objetivos ambiciosos. Almejar título no torneio estadual e a progressão contínua de fases nas copas era lutar contra a realidade. A prioridade deveria ser dada para as contas do clube. Sanar as altas dívidas para, no futuro, ter condições de montar um grupo competitivo. A torcida comprou a ideia.

Só que no decorrer do caminho as coisas mudaram. Foi possível trazer ótimos jogadores com uma engenharia financeira que permitiria ao clube alçar vôos maiores. Não faz mais sentido utilizar a velha régua de janeiro para aferir os resultados de novembro. Se nos contentávamos em evitar o descenso quando dependíamos de Vital, Araos, Ramiro e Cafu, não podemos permanecer com o mesmo modelo mental quando passamos a contar com Renato Augusto, Giuliano, Guedes e William. É impensável.

Chega de acreditar que o trabalho é bom porque a meta traçada lá atrás está sendo atingida. Aprendam a redefinir o conceito de sucesso conforme o meio muda. Caso contrário, apenas reforçarão o apequenamento que têm imposto ao glorioso Sport Club Corinthians Paulista.

Sem mais!

Abraços, Fiel

em Bate-Papo da Torcida > É nesse pequeno grande detalhe que a diretoria do Corinthians coloca...

Responder ao post do Rafael

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Ghost Corinthiano

    #Respeita as Primas, que vergonha!

    Última resposta há 4 segundos por mauricio randi

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de CLAUDIO L

    Patrocínio

    Última resposta há 19 segundos por Daniel Santos Fernandes

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Nicolas

    A casa tá caindo por isso fechando com site de puta

    Última resposta há 1 minuto por sabio SCCP

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians precisa de intervenção antes que seja tarde demais

    Última resposta há 2 minutos por Kimbo Badd

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1962

    Criado há 18 horas por Marcio Serrão

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Carlos Augusto

    Corinthians fecha com a Fatal Fans, vergonhoso

    Última resposta há 2 minutos por mauricio randi

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Falcão

    Fatal M = Mais dinheiro para as caravanas dos Gaviöes

    Última resposta há 2 minutos por Esd

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Marcelo Naka

    🚨Qual é o medo do Stabille? Assina a proposta não vinculante! 🚨

    Última resposta há 3 minutos por Rafael Nogueira

    33respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Filipe Silva

    Tankando o Bostil kkkkkk...

    Última resposta há 3 minutos por sabio SCCP

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Acabaram com o Corinthians!!!

    Eles não sabem mais o que fazer...

    Criado há 8 minutos por Acabaram com o Corinthians!!!

    0respostas

    acessar o tópico