Renato Camillis
Quando Tite deixou o Corinthians para a seleção, um dos mais cotados para substituí-lo era o Sylvinho, juntamente com o Roger Machado.
Na época agradeceu o convite e disse que já tinha planos para fazer o curso da UEFA e logo em seguida se tornaria assistente do próprio Tite na seleção.
Cristóvão, Oswaldinho, Carille, Osmar Loss, Jair Ventura, Coelho, Tiago Nunes, Mancini e Sylvinho.
Esses foram os técnicos que assumiram por esses anos, sendo Carille o único vitorioso, em sua primeira passagem.
Sylvinho chegou cheio de expectativas. Foi um bom lateral, vitorioso em sua carreira como jogador e cheio de gás para implementar suas ideias como técnico após algumas experiências como assistente de Tite e Roberto Mancini.
Mas isso não é novidade pra ninguém, então qual a razão de todo esse blá blá blá?
De todos esses técnicos que passaram pelo Timão, qual foi o que fez o time jogar o melhor futebol?
Qual foi o mais vencedor?
Quem soube tirar o melhor do elenco?
A resposta é fácil: Carille em sua primeira passagem.
Isso significa que estou pedindo o Carille de volta? Não….talvez com muitas ressalvas, mas agora acho que não resolveria muita coisa.
O que dá para observar é que tivemos um time competitivo quando jogávamos reativamente. Quando deixávamos os adversários vir pra cima e contragolpeávamos cirurgicamente.
E por que? Porque sabíamos de nossa limitação. Não só a torcida, mas toda a comissão técnica e elenco também. E na base da HUMILDADE (palavra que sumiu da cartilha corinthiana) seguimos competindo e vencendo. Jogo a jogo.
Todos os outros técnicos que tentaram jogar sem respeitar as próprias limitações, não tiveram vida longa no clube.
E o próprio elenco, com as conquistas de 2017, se acomodou e acreditou não ter limitações. Abdicaram da humildade que foi o combustível para as vitórias naquele ano.
Sylvinho tem uma única chance….ou resgata esse sentimento e jogo a jogo faça o time se tornar competitivo ou vai pelo mesmo caminho.
E a torcida idem.
Ou aceitamos nossas limitações de momento e empurramos o time pras vitórias independente do tipo de jogo, esquema e tática…….ou vamos ficar pedindo cabeça de técnicos e jogadores de 15 em 15 dias.
Primeiro um time competitivo. Depois a evolução para um que faça brilhar os olhos. Foi assim que conquistamos o mundo, basta olhar para nossa própria história…..a resposta para hoje está lá.
Vai Corinthians!