x

Post de Heverton no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Nunca mais na face da terra haverá outro Dr. Sócrates.

Que tenha tamanha intimidade com a bola no pé.

Um Doutor da bola.

Ele não era um Messi, não era um Cristiano Ronaldo, nem msm um Kroos ou De Bruyne...

Ele era, puro e simplesmente, Um Sócrates.

Melhor dizendo DOUTOR SÓCRATES.

em Bate-Papo da Torcida > Sócrates: acima de tudo, original!

Em resposta ao tópico:

O Corinthians teve muitos jogadores icônicos em sua história, mas nenhum igual ao Doutor Sócrates.

E a primeira diferenciação já começa pela profissão que lhe rendeu o apelido: médico especializado em medicina esportiva, algo novo na época em que dividia seu tempo entre os treinos no Botafogo de Ribeirão Preto e a faculdade e até hoje incomum entre os jogadores de futebol.

Foi diferente até na sua contratação, protagonizada pelo esperto Vicente Matheus: ao tomar conhecimento que o São Paulo queria lhe vender o volante Chicão para viabilizar a compra do promissor atacante do time do interior, o histórico Presidente do Timão se antecipou em algumas horas aos dirigentes do SPFC, acordou cedo, viajou mais de 300 KM para colocar duas malas cheias de dinheiro na mesa do Presidente do 'Pantera da Mogiana', dando um verdadeiro 'chapéu' no rival tricolor. A história pode não ter sido bem assim, mas faz parte do folclore do futebol paulista.

Assim Sócrates, nome inspirado no antigo filósofo grego, chegou ao Corinthians em meados de 1978. Tímido, chegou a ser criticado por parte da torcida por sua característica 'lenta' e pela frieza na comemoração dos gols, mas aos poucos o torcedor foi entendendo e se acostumando com o estilo de jogo daquele craque que dava a falsa impressão de que era fácil jogar futebol: visão de jogo, falsa lentidão, dribles curtos e efetivos e o toque de calcanhar que virou sua marca registrada (talvez não tenha sido o criador, mas com certeza foi o que melhor utilizou desse recurso).

E o Magrão, outro de seus apelidos, acostumou-se ao Corinthians na mesma proporção e acabou entrando para o bando de loucos! Sua timidez tornou-se genialidade para ajudar o clube a conquistar os títulos paulistas de 79,82 e 83 (na época os estaduais tinham importância semelhante ao do campeonato brasileiro atual), quase sempre como protagonista.

Também conquistou seu espaço na história da Seleção Brasileira, sendo o capitão do inesquecível esquadrão de 1982 comandado por Telê Santana, jogando ao lado de craques como Zico, Falcão, Cerezo e Éder. Aquele time que encantou com um futebol habilidoso e ofensivo foi derrotado pela eficiente e defensiva Itália, mas com certeza marcou uma geração.

Não bastasse tudo o que fez dentro de campo, marcou ainda fora das quatro linhas. Foi um dos mentores da Democracia Corintiana, movimento que teve mais efeito fora do que dentro do PSJ, numa aproximação até então inédita do futebol com a política. Teve ainda destaque no movimento das Diretas Já, que lutava pela volta do voto direto e popular, subindo ao palanque junto com Osmar Santos, Beth Carvalho e outros defensores da democracia.

Sócrates deixou o Corinthians em 1984 para jogar na Fiorentina da Itália, na época o eldorado dos jogadores profissionais e não mais retornou. Fez 297 jogos e 172 gols nos seis anos em que defendeu o time do povo, porém números são pouco para explicar aos mais jovens o que significou o Doutor para a história do Timão.

'Quero morrer num domingo com o Corinthians campeão!', disse ele certa vez. Foi exatamente isso o que aconteceu no dia 04 de Dezembro de 2011. Até nisso Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira foi diferente.

Responder ao post do Heverton

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Jesus Araújo

    Sim tem que cobrar os salários atrasados, más não vem comparar um atraso de pessoa normal

    Última resposta há 2 minutos por Nelson 77

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Diretora da Fifa elogia nossa torcida Veja!

    Última resposta há 8 minutos por Maltkvski Pietrovski

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 17 minutos por ANDRE MATOS CARDOSO

    74respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    Era para a Libertadores de 2015 ter sido nossa

    Última resposta há 24 minutos por Rocky

    50respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Paulo Henrique Sola

    Imaginem se o marketing tivesse sido competente em trabalhar com a imagem do Memphis!

    Última resposta há 25 minutos por Pedro Henrique

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Frederico Henriques

    Mbappe sobre bets

    Última resposta há 34 minutos por Mosqueteiro

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jesus Araújo

    Casemiro parece que está doente, o homem corre parecendo está todo assado

    Última resposta há 45 minutos por Testomaster da Fiel

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno C.

    Neymar mais pesado que sua sogra depois de bater uma feijoada

    Última resposta há 46 minutos por Rafael Márcio

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Perdigão box to  box

    Voltei só pra te lembrar algo

    Última resposta há 50 minutos por Alexandre S

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kaua

    Cadê o ovni abduzindo o Neymar

    Última resposta há 53 minutos por Tom

    1resposta

    acessar o tópico