Felipe Santos Apoiador
O dinheiro do fundo não passa pelo Corinthians. O presidente do Corinthians não pode 'sacar' dinheiro do fundo para qualquer gasto que seja.
Todo o dinheiro gerado pela Arena vai para uma conta separada gerida por Odebrecht, Caixa e Corinthians. Esse dinheiro serve para abater as dívidas do financiamento.
Todo financiamento tem juros, ainda mais em negócios de longo prazo. As prestações iniciais, obviamente, são compostos mais por juros do que por abatimentos da dívida, já que você paga pelo risco da operação de longo prazo.
Exemplo: quando financiei meu apartamento, paguei 2700 como primeira parcela. No demonstrativo havia o detalhamento: mais de 2000 eram juros e encargos. Ou seja, se eu financiei 250 mil, ao pagar 2700 eu passei a dever 'apenas' 249.300.
Esse é o mercado imobiliário brasileiro. Se você não deseja pagar juros pague à vista. Ou a depender da modalidade de financiamento faça abatimentos pagar encurtar o prazo de pagamento e não o valor da parcela.
Enfim, há outros posts por aqui mais completos e esclarecedores inclusive.
em Estádio do Corinthians > Cadê o dinheiro do Fundo do Estádio?
Em resposta ao tópico:
O Corinthians desde 2014 teve uma arrecadação líquida com a arena.
2014 $23.000.000
2015 $42.800.000
2016 $29.400.000
2017 $28.703.000
2018 $31.800.000
2019 $45.087.000
Total $ 200.790.000
Esse valor é o que deveria ter no fundo da Arena, porém, segundo os noticiários, o clube nunca pagou parcelas com a CEF e por isso houve o processo cobrando liquidação da dívida.
Agora, se venderam o nome do estádio para Hyperfarma por R$300.000.000, somados ao valor do fundo, temos R$ 500.790.000,00.
Não seria suficiente para liquidação da dívida da arena?
Tendo em vista que o CIDS liquidaram a dívida com a Oderbrecht, fica minha pergunta aos dirigentes.
Cadê esse Dinheiro?

