x

Post de Alessandro no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Eu vejo muita gente falando que o técnico tem 9 meses no time mais ninguém para pra pensa que ficamos parado por conta da pandemia entoa antes de critica vamos fazer as contas antes de fala mau

em Bate-Papo da Torcida > O imediatismo não traz resultados no futebol

Em resposta ao tópico:

Infelizmente não pude assistir ao jogo de sábado, porém assisti muitos lances, comentários e li muitos tópicos aqui no fórum.

Não foi surpresa ver muitas críticas ao Tiago Nunes por um jogo que não saiu como queríamos.

O jogo, aparentemente, não foi brilhante e esteve muito aquém.

Contudo, entretanto, todavia, será que o único caminho é a troca de treinador?

Será que não estamos sendo imediatistas demais?

Há alguns bons anos atrás, um senhor chamado Adenor Leonardo Bachi, que comandava um time que vestia um manto sagrado, poderia ter sido demitido pós uma eliminação vexatória numa pré-libertadores. Muitos pediram sua cabeça, teve jogador de seleção deixando o clube, jogador ex melhor do mundo se aposentando, porém, esse treinador teve a confiança da diretoria e um ano depois seria campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes comandando o mesmo time de manto sagrado.

Para os que não o identificaram pelo nome de batismo, Adenor Leonardo Bachi é mais conhecido como Tite, e o time de manto sagrado não é novidade.

Por outro lado, conhecemos um outro time, de cor rosa, que já teve anos gloriosos em várias épocas, com treinadores renomadíssimos, como Telê Santana e Muricy Ramalho, que tiveram sequência. Porém, há mais de uma década vem de uma incessante troca de treinadores e não tem ganhado absolutamente mais nada. Técnicos de ponta, inclusive, porém sem uma diretoria que os respaldava, não os dava sequência e tranquilidade para trabalhar, uma torcida intempestiva e mimada que não aceitava ver o time em baixa.

O que quero dizer com isto tudo?

Nós já sabemos os prováveis resultados de trocas constantes de treinadores e das possibilidades de médio-longo prazo de se dar confiança a um treinador.

Tite também tinha suas substituições duvidosas, também não sacava 1 ou outro jogador que a torcida não conseguia mais aguentar ver de titular, e mesmo assim contribuiu para a década mais vencedora e os títulos mais importantes do clube.

Tiago Nunes tem alguns prós e alguns contras.

Principais prós:

- Seus primeiros jogos trouxeram esperanças, mostraram um futebol bacana

- Precisava mostrar uma mudança pós pandemia, para evitar até o rebaixamento, e só não foi campeão por o Avelar não subir de cabeça com o Luís Adriano e por alguns pênaltis ridiculamente batidos. Mostrou mudança de postura e trouxe o que precisava trazer.

- Testa os jogadores, põe pra rodar, e mesmo com o preciosismo de não tirar 1 ou outro jogador, tenta colocar sempre quem está melhor para jogar

Principais contras:

- Insiste em 1 ou outro jogador que não tem agradado

- Faz 1 ou outra substituição duvidosa

- Ainda não está com um bom padrão de jogo. (talvez ainda nem mostre padrão, mas ok)

Só um adendo sobre o começo do ano: o time se encaixou bem, porém com a lesão do Ramiro, os testes com outros jogadores não fez o time funcionar bem. Minha impressão é: alguns jogadores encaixam muito bem juntos. Por exemplo, Boselli deu espaço para o bom futebol do Ramiro, que era um bom homem surpresa. Se Janderson fizesse boas escolhas, possivelmente estaríamos muito melhor na tabela do paulista. Ok, passou. Já foi.

Nós temos 2 caminhos a seguis nestes momento:

1 - demitir o técnico e trazer outro que possivelmente demore até mais tempo que ele para encaixar o time

2 - dar confiança para o técnico apostando que este campeonato brasileiro será mais para encontrar o time e a formação ideais, e aperfeiçoar, repetir, até todos entenderem bem suas posições para o próximo ano ser um ano vitorioso.

Embora os jogadores falem que o atraso dos salários não teve nenhuma influência, não dá para eliminar a hipótese. Temos visto falhas individuais grotescas, principalmente do Cássio e dos homens de defesa. Talvez realmente o time não esteja com o preparo físico ideal.

De TODOS os times que trocaram técnicos em momentos que o time ão estava bem na história, foram pouquíssimos casos que conseguiram encaixar o time rápido. A tendência é que não consiga, ao trazer uma outra filosofia.

O Tiago Nunes substituiu o Diniz no Athletico PR, que tinha uma visão de jogo, de estratégias, relativamente parecidas. Precisou 1 ser demitido para vir outro de filosofia semelhante finalizar o resultado e colocar o time para funcionar. Podemos trazer isso sem precisar demitir o treinador.

Não podemos reclamar que PRATICAMENTE todas mexidas que pedimos, foram atendidas.

Janderson, Davó, Everaldo sumiram. Luan estava mal, saiu. Araos estava bem, entrou. Araos mal, saiu novamente. Vital bem, entrou. Vital mal saiu. Pedimos Camacho, voltou para a equipe. Pedimos Piton, voltou à equipe.

Não, eu não estou satisfeito com os último jogos. Não estou satisfeito com o último resultados. Porém, eu acredito muito em continuidade de trabalho, que já mostrou, não só no Brasil e no Corinthians, como fora do país, como o Klopp, por exemplo, que a continuidade pode trazer anos gloriosos, times gloriosos.

E também já vimos que trocas constantes de treinadores não trouxeram absolutamente nenhuma mudança nas perspectivas dos times. Os porcos, por exemplo, um elenco milionário e não conseguem trazer títulos que honrem os investimentos, e trocam até que com relativa frequência os treinadores.

É praticamente impossível chegar 1 outro treinador qualquer que faça o time encaixar muito rápido.

Compreensível que queiram o Mano de volta, teve anos gloriosos no comando. Mas o time não é o mesmo, nem o Mano é o mesmo. Ter dado certo no passado não é garantia de dar certo de novo.

Pela observação que tenho feito desde o início do brasileiro, o TN está testando alguns jogadores juntos, algumas mudanças em praticamente todo jogo, até para ele entender o que as peças tem a oferecer de melhor, e quais seriam as melhores (ou menos piores) peças a colocar num time titular.

A grande questão é: nossa torcida consegue ter paciência de entender que ele está buscando o melhor time e pode demorar mais alguns bons jogos para chegar no fino do time, ou vão cobrar mudanças imediatas que provavelmente não trarão resultados efetivos?

E fica mais uma pergunta: quantas vezes o imediatismo trouxe resultados efetivos e duradouros no futebol?

Forte abraço e vai Corinthians!

Responder ao post do Alessandro

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    Petição pra sacrificarem o Roblox neto

    Última resposta há 12 segundos por marselo

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de GUILHERME HENRIQUE ZILLIG RADUAN

    Trago imagem do futuro! (Prompt na descrição)

    Criado há 28 minutos por GUILHERME HENRIQUE ZILLIG RADUAN

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de João Carlos Correia

    Em clima de Copa do Mundo, vamos rir um pouco

    Última resposta há 43 segundos por Jefferson Monteiro

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Manoel Corinthians

    Torcida da Noruega da baile na do Brasil

    Última resposta há 43 segundos por Markhal Drow

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Arthur Kurai

    Santos tem divida de 90 MILHÕES com o Neymar, por que ninguém fala nada?

    Última resposta há 1 minuto por Oilson Amorim dos Reis

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joe Doe

    Armandinho brechó, de herói da Copa do Brasil a réu

    Criado há 1 hora por Joe Doe

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SAFCorinthians 2021, 22, 23, 24, 25, 26...

    (OFF) Qual vocês acham que vai ser a nota de corte dos terceiros colocados nessa Copa?

    Última resposta há 2 minutos por Fernando Zemetek

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de André Guerrero

    Bósnia e Catar: Jogaço

    Última resposta há 2 minutos por André Guerrero

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando diniz

    Casagrande sobre Romário :

    Última resposta há 3 minutos por Fábio Corinthiano

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ronaldo Junior

    Todos os motivos que levou a intervenção no Vasco o MP já tinha listado

    Criado há 9 minutos por Ronaldo Junior

    0respostas

    acessar o tópico