x

Post de Jurandir no fórum "Estádio do Corinthians" do Meu Timão

Importante que o Timão vai calar a boca de muitos jornalista babacas que só sabe meter o pau no Corinthians, valeu Gabriel deu uma aula nesse antis!

em Estádio do Corinthians > O que ninguém parece entender sobre o naming rights da Arena do...

Em resposta ao tópico:

Bom dia a todos, meu nome é Gabriel, sou empresário e formado em negociação pela Yale School of Management, portanto, gostaria de trazer uma perspectiva que parece que ninguém está entendendo sobre o naming rights (principalmente a imprensa esportiva).

Seguinte: até o momento no balanço da empresa “Arena Corinthians” (composto por Corinthians e odrebrecht) só haviam passivos praticamente (dívidas e compromissos a se pagar) e quase nenhum ativo.

O fato é que no “mundo dos negócios” em qualquer país no mundo, um contrato garantindo que alguém vai te pagar um montante todo mês ou todo ano, financeiramente, se torna um ativo no valor total do contrato que pode ser usado de infinitas formas em uma negociação. É que chamamos de “leverage”. Sobretudo quando está “pessoa” que tem que te pagar é um dos maiores conglomerados do país.

O que o Timão tem hoje com esse contrato é um ativo, um bem no valor de $300 milhões que se pode ser usado em uma infinidade de formas como mencionei incluindo como garantia para uma dívida. Normalmente, se cria um novo contrato garantindo que esse ativo será atrelado à dívida específica, mas no caso da caixa isso já existe (há um contrato em vigor obrigando o Corinthians a repassar esse dinheiro para a caixa) o que “junta o útil ao agradável” como diz minha mãe.

Um bom negociador tentaria abordar o credor da dívida e dizer algo como “Oi, dona Caixa, eu sei que temos essa dívida de X, mas as coisas estão muito difíceis e acabei de conseguir esse ativo no valor de X - 30, será que você aceita que eu te repasse isso para quitarmos nossa dívida? ”. A partir disso, vai do credor dizer se aceita ou não (ou negociar mais). Não a cabe mim, você ou um jornalista esportivo dizer se é justo ou não o credor aceitar. A dívida não é nossa. É dele.

Negociações assim acontecem diariamente em todo o lugar do mundo (inclusive na Caixa). Isso é normal principalmente em empréstimos comerciais. Entendo que o cidadão normal não está acostumado com isso e acha estranho, mas é o que é.

No pior cenário, o Corinthians deve conseguir, sim, automaticamente reduzir o seu passivo com a Caixa em R$300 milhões imediatamente. Isso que estou vendo as pessoas não entenderem (principalmente a imprensa). É uma simples questão financeira. E a vantagem disso é que automaticamente libera o valor arrecado com ingressos para irem para o clube e não para o fundo.

Se isso não acontecer, tem alguma coisa errada ou o Corinthians não sabe negociar.

Peço que por favor se informem melhor sobre o assunto com profissionais da aérea financeira acostumados a este tipo de situação.

Qualquer dúvida, poste um comentário.

Abraços!

Responder ao post do Jurandir

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Silvano

    Algum professor de geografia no fórum?

    Última resposta há 12 segundos por Felipe de Moraes

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bi Libertadores

    Será que o Brasil terá algum jogador que conseguirá se tornar o maior goleador de Copas novamente?

    Última resposta há 22 segundos por Perda Total

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Chato do Forum

    O Pessoal está descobrindo agora que os jogadores do Pep Guardiola são apenas Robôs

    Última resposta há 58 segundos por Lucas de Souza Portella

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Futebol raíz Pelé parava na frente da área pra pensar jogada e ninguém marcava kkkkkkk

    Última resposta há 4 minutos por Jesus Araújo

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fala Timao

    Saudosismo é doença

    Última resposta há 4 minutos por Valdomiro Mantovani

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Vinicius

    Mbappe tem 16 jogos na copa do mundo e 16 gols

    Última resposta há 4 minutos por Headbanger Fiel

    27respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de José Oliveira

    Senegal: lindo ver time tomando gol em saída de bola na área

    Última resposta há 5 minutos por Gilberto Pereira da Silva

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bi Libertadores

    Quem é o atual presidente do Corinthians?

    Última resposta há 6 minutos por Kimbo Badd

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    ENQUETE: Entre os sete reforços de 2026, qual foi a melhor contratação do Corinthians até agora?

    Última resposta há 7 minutos por Nicola Soares

    152votos

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jota Sampaio

    Cristiano Ronaldo é muito maior do que o Messi

    Última resposta há 10 minutos por Orozimbo Santos

    11respostas

    acessar o tópico