x

Post de Felipe no fórum "Off topic" do Meu Timão

A década mais gloriosa da história do Corinthians foi marcada, salvo raras exceções, pela: solidez defensiva, grande aproveitamento das oportunidades de gol e poder de crescimento em jogos grandes. Foi assim no Brasileirão de 2011, Libertadores e Mundial de 2012, Brasileirão de 2017 e diversos Campeonatos Paulistas no período. A citada exceção fica com o Brasileirão de 2015, quando Tite deitou e rolou nos adversários, um time que, esse sim, jogava bonito, com posse de bola e ofensividade.

Em 2019, trouxemos Carille, sonhando que ele fizesse o mesmo milagre de 2017. O treinador, não sei exatamente o porquê, se mostrou completamente perdido e até tardou a ser demitido, por pouco não ficamos fora da Libertadores.

Eis que a diretoria, e até grande parte da torcida, decide que 2020 é o ano da mudança. O jogo pautado na defesa já não é o bastante, é necessário uma revolução no Corinthians, uma mudança no DNA para que possamos disputar títulos grandes novamente.

Contratamos Tiago Nunes, com a expectativa de que implementasse no Corinthians o modelo adotado no Patético Paranaense. Os 3 ou 4 primeiros jogos passaram a impressão de uma mudança positiva, a expectativa de que haveria ali um time envolvente que dominasse completamente o adversário. Não mais que 3 ou 4 jogos depois, uma queda gritante no desempenho da equipe e resultados cada vez piores. Para sorte de Tiago, o campeonato foi paralisado.

Pois bem, era necessário um milagre para a classificação às quartas de final, passando, principalmente, por 2 vitórias contra os 2 Guaranis do estado...

É, o Coringão é foda. O time do pacto com o capeta, mais uma vez, bota a camisa na balança e vai para o jogo. Chega, inclusive, à final. O atípico resultado contra o time da Crefisa todos sabem.

Mas o que importa é: chegamos à final no nosso famoso 1x0 e fecha a casinha. Evidentemente, as atuações foram horrorosas, mas suficientes para o que almejávamos. Ora, tentamos mudar bruscamente nosso estilo e deu merda, voltamos para o estilo anterior e deu certo.

A pergunta que fica é: afinal, precisa mudar?

Que fique claro, não peço aqui que joguemos feio como os último jogos, longe disso. É absoluta e comprovadamente possível se apoiar no sistema defensivo, jogar muito bem e conquistar tudo. Ou alguém se atreve a dizer que os Corinthians de 11,12 e do primeiro turno de 17 jogavam mal? Pelo contrário, contra o Noroeste ou contra o Real Madrid, jogaríamos da mesma forma, equilibrados, muito sólidos na defesa e, sem correr riscos, mataríamos o jogo aproveitando 1 ou 2 oportunidades das 4 ou 5 que surgiriam.

Não me esqueço do Corinthians 3x1 Sport, em 2017. Eu estava lá e fizemos MAIS GOLS DO QUE FALTAS.

Resumindo: QUERO MEU DNA DE VOLTA, o meu DNA que ganhou tudo JOGANDO BEM, SIM! Para provar, maaaais uma vez, que nós conseguimos nos impor sobre o adversário, mesmo que jogando defensivamente e, além de tudo, deixando o peso da camisa fazer o resto.

Vai daí, Tiago Nunes.

em Off topic > DNA Corinthiano: Precisa mudar?

Responder ao post do Felipe

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Lord Rock

    ENQUETE: Qual sua opinião sobre a SAFiel?

    Última resposta há 15 segundos por Marcos Dambrosio

    204votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Davi santana

    Cadê o negócio com a caixa nos naninha right? Mais uma vez balela

    Criado há 45 segundos por Davi santana

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 58 segundos por Eduardo Miranda

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1981

    Última resposta há 2 minutos por PHILL JAMES WINCLER

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de RC Timão

    EUA. Tudo é planejamento

    Última resposta há 3 minutos por Douglas Nunes

    28respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de joao manoel do nascimento

    Dr. Osmar de oliveira iria fazer barulho!

    Criado há 5 minutos por joao manoel do nascimento

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Precisamos aprender com Cabo Verde

    Última resposta há 4 minutos por ROSANA RSN

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Cabo Verde única seleção raiz da copa

    Última resposta há 7 minutos por Oilson Amorim dos Reis

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Marco Antônio

    Primeiro clube paulista campeão da Copa do Brasil

    Última resposta há 8 minutos por Oilson Amorim dos Reis

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Maicon Christian Martins

    Assistindo à Copa do Mundo, cheguei à seguinte conclusão sobre o Corinthians

    Última resposta há 8 minutos por Oilson Amorim dos Reis

    31respostas

    acessar o tópico