x

Post de Bernardo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Parabéns mano você fez o almanaque do Coringão na quarentena. (Há) muitos fatos históricos aí bacana, o que faz muito torcedor corinthiano da nova geração poder hoje ter ciência dos feitos do Coringão.

em Bate-Papo da Torcida > Curiosidades sobre o Corinthians

Em resposta ao tópico:

PARA DESCONTRAIR.

Elaborei uma lista com várias curiosidades sobre títulos, jogadores e recordes do Corinthians.

Se alguém souber de mais curiosidades interessantes, deixe nos comentários.

Abraços e segue a lista:

- A década em que o Corinthians conquistou mais títulos foi a de 2010: foram 4 títulos Paulistas, 3 Brasileiros, Libertadores, Mundial e Recopa, totalizando 10 títulos.

- O período de anos em que o Corinthians levantou mais taças em sequência foi entre 1994 e 2003: foram 13 conquistas, sendo pelo menos uma em cada ano.

- O período de tempo mais curto entre 2 títulos ocorreu no ano de 2002, quando o time comandado por Parreira conquistou o Torneio Rio-São Paulo e a Copa do Brasil num período de 3 dias, exatamente no domingo e na quarta-feira da mesma semana (dias 12 e 15 de maio).

- O Corinthians possui a maior sequência invicta da história da Libertadores (foi o primeiro time a conquistar esse título de forma invicta após a década de 70. Antes desse período outras 5 equipes conseguiram vencer a competição sem nenhuma derrota, porém quando o torneio era decidido em bem menos jogos.)

- Em 1954 o Corinthians recebeu o título honorífico de Campeão Internacional dos Invictos, concedido pelos jornais esportivos da época como A Gazeta Esportiva e O Esporte, referente ao período entre 1952 e 1954 no qual o time ficou 32 partidas sem derrota para equipes estrangeiras. Nenhum outro time brasileiro conseguiu esse feito.

- Todo mundo sabe que o Corinthians é o maior campeão Paulista. Mas poucos sabem que o clube conquistou a edição mais prestigiada da história da competição: em 1954 a cidade de São Paulo comemorava seu IV Centenário. Estava no auge o chamado espírito bandeirante, paulista e, consequentemente, brasileiro, patriótico, dando ares históricos ao Estadual daquele ano e despertando a cobiça em todos os clubes. Vencer aquela edição do torneio era algo eterno e que só seria possível repeti-lo depois de 100 anos. Além do título do IV Centenário o Corinthians venceu outras duas edições históricas: a o Centenário da Independência em 1922 e a do Centenário da Abolição da Escravatura em 1988.

- O Corinthians foi o primeiro clube o futebol Brasileiro a ultrapassar a marca de 100 gols em um único campeonato (foram 103 gols em 28 jogos do Campeonato Paulista de 1951). Os responsáveis por esta marca foram: Carbone (30), Baltazar (24), Cláudio (19), Luizinho (13), Jackson (10), Nelsinho (2), Mário, Colombo, Idário, Roberto e Sula (1 gol cada).

- Del Debbio é o recordista de títulos Paulistas pelo Corinthians e o único “profissional” que participou dos 3 tri-campeonatos Paulista entre as décadas de 20 e 30, mais o título de 1941. Como jogador foi campeão em 1922/23/24,1928/29/30,1937 e 1939*. Como treinador foi campeão em 1938,1939* e 1941. *Obs.: Em 1939, já como treinador, em uma emergência, teve que voltar a campo para completar o time. Por isso, deve ser considerado campeão de 1939 também como jogador.

- O maior campeão pelo Corinthians é Rato: são 6 títulos oficiais como jogador, 4 como treinador, além de ter participado de outras conquistas não oficiais, porém relevantes para a época, como a Taça APEA (1930), Taça Cidade de São Paulo (1952), Fita Azul do Futebol Brasileiro (1952) e a Pequena Taça do Mundo (1953), totalizando 14 conquistas.

- O jogador com mais conquistas pelo Corinthians é Marcelinho Carioca. Além dos 9 títulos oficiais, ele venceu também o Troféu Ramon de Carranza em 1996, marcando 2 gols na final.

- Cláudio, Luizinho, Idário e Roberto Belangero, são os únicos jogadores do esquadrão corintiano dos anos 50 que participaram da conquista de TODOS os títulos oficiais da década (6 títulos entre 1950 e 1954).

- Alessandro e Chicão são os únicos jogadores que fizeram parte do elenco durante toda a trajetória do Corinthians da Série-B em 2008 até o título Mundial em 2012.

- Os únicos tricampeões brasileiros pelos Corinthians são Dinei e Danilo.

- Neco é o jogador que ficou durante mais tempo no clube: 17 anos. Com 296 jogos é apenas o 33º jogador com mais atuações.

- Wladimir além de ser o jogador que mais atuou pelo Corinthians detém também o recorde de jogar mais partidas seguidas: foram 161 jogos seguidos, durante 2 anos, 1 mês e 23 dias.

- Teleco é 3º colocado na artilharia geral, mas é o primeiro colocado em média de gols. É o ÚNICO artilheiro que tem uma média superior a 1 gol por jogo: 257 gols em 250 jogos. Destaque para a temporada de 1936, quando marcou 46 gols em 26 jogos. É também o jogador que foi mais vezes artilheiro pelo Corinthians (5 vezes artilheiro do Campeonato Paulista).

- O jogador que marcou mais gols em uma só temporada pelo Corinthians é Flávio Minuano, quando marcou 55 gols em 55 jogos no ano de 1965.

- O jogador que marcou mais gols em uma mesma partida pelo Corinthians é o atacante Zuza, autor de 6 gols na vitória do Corinthians sobre o Sírio por 10 a 1 pelo Campeonato Paulista de 1933.

- O centroavante Paulo (10º maior artilheiro) detém o recorde de gol mais rápido da história do clube: aos 12 segundos do jogo Corinthians 3 x 0 XV de Piracicaba, realizado no Parque São Jorge, pelo Campeonato Paulista de 1956.

Responder ao post do Bernardo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    Era para a Libertadores de 2015 ter sido nossa

    Última resposta há 2 minutos por Vinicius

    51respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Renato Arbusto

    Esse juiz do jogo Brasil x Escócia tá mal-intencionado

    Última resposta há 3 minutos por VIÚVA VP

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    Você conseguiria trabalhar bem sabendo que seu salário está atrasado e sem saber quando vai receber?

    Última resposta há 7 minutos por Nelson 77

    69respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jesus Araújo

    Sim tem que cobrar os salários atrasados, más não vem comparar um atraso de pessoa normal

    Última resposta há 11 minutos por Nelson 77

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Diretora da Fifa elogia nossa torcida Veja!

    Última resposta há 17 minutos por Maltkvski Pietrovski

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 25 minutos por ANDRE MATOS CARDOSO

    74respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Paulo Henrique Sola

    Imaginem se o marketing tivesse sido competente em trabalhar com a imagem do Memphis!

    Última resposta há 34 minutos por Pedro Henrique

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Frederico Henriques

    Mbappe sobre bets

    Última resposta há 43 minutos por Mosqueteiro

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jesus Araújo

    Casemiro parece que está doente, o homem corre parecendo está todo assado

    Última resposta há 54 minutos por Testomaster da Fiel

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno C.

    Neymar mais pesado que sua sogra depois de bater uma feijoada

    Última resposta há 55 minutos por Rafael Márcio

    5respostas

    acessar o tópico