x

Post de Fernando Zemetek no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

SENSACIONAL.

Também merece destaque nosso esquadrão MULTI CAMPEÃO da década de 50 com 10 títulos conquistados tb: 3 Rio-SP (1950,1953,1954), 3 Paulistas (1951,1952,1954), Pequena Taça do Mundo (Caracas/ VEN) em 1953,2 Torneios Charles Miller (1954,1958) e a Copa do Atlântico em 1956.

Como jogador, Marcelinho Carioca ainda é o MAIOR CAMPEÃO com 10 canecos: 1 Copa Bandeirantes em 1994,4 Paulistas (1995,1997,1999,2001), 1 Copa do Brasil em 1995,1 Torneio Ramon de Carranza em 1996,2 Brasileiros (1998,1999) e 1 MUNDIAL de Clubes FIFA em 2000

em Bate-Papo da Torcida > Curiosidades sobre o Corinthians

Em resposta ao tópico:

PARA DESCONTRAIR.

Elaborei uma lista com várias curiosidades sobre títulos, jogadores e recordes do Corinthians.

Se alguém souber de mais curiosidades interessantes, deixe nos comentários.

Abraços e segue a lista:

- A década em que o Corinthians conquistou mais títulos foi a de 2010: foram 4 títulos Paulistas, 3 Brasileiros, Libertadores, Mundial e Recopa, totalizando 10 títulos.

- O período de anos em que o Corinthians levantou mais taças em sequência foi entre 1994 e 2003: foram 13 conquistas, sendo pelo menos uma em cada ano.

- O período de tempo mais curto entre 2 títulos ocorreu no ano de 2002, quando o time comandado por Parreira conquistou o Torneio Rio-São Paulo e a Copa do Brasil num período de 3 dias, exatamente no domingo e na quarta-feira da mesma semana (dias 12 e 15 de maio).

- O Corinthians possui a maior sequência invicta da história da Libertadores (foi o primeiro time a conquistar esse título de forma invicta após a década de 70. Antes desse período outras 5 equipes conseguiram vencer a competição sem nenhuma derrota, porém quando o torneio era decidido em bem menos jogos.)

- Em 1954 o Corinthians recebeu o título honorífico de Campeão Internacional dos Invictos, concedido pelos jornais esportivos da época como A Gazeta Esportiva e O Esporte, referente ao período entre 1952 e 1954 no qual o time ficou 32 partidas sem derrota para equipes estrangeiras. Nenhum outro time brasileiro conseguiu esse feito.

- Todo mundo sabe que o Corinthians é o maior campeão Paulista. Mas poucos sabem que o clube conquistou a edição mais prestigiada da história da competição: em 1954 a cidade de São Paulo comemorava seu IV Centenário. Estava no auge o chamado espírito bandeirante, paulista e, consequentemente, brasileiro, patriótico, dando ares históricos ao Estadual daquele ano e despertando a cobiça em todos os clubes. Vencer aquela edição do torneio era algo eterno e que só seria possível repeti-lo depois de 100 anos. Além do título do IV Centenário o Corinthians venceu outras duas edições históricas: a o Centenário da Independência em 1922 e a do Centenário da Abolição da Escravatura em 1988.

- O Corinthians foi o primeiro clube o futebol Brasileiro a ultrapassar a marca de 100 gols em um único campeonato (foram 103 gols em 28 jogos do Campeonato Paulista de 1951). Os responsáveis por esta marca foram: Carbone (30), Baltazar (24), Cláudio (19), Luizinho (13), Jackson (10), Nelsinho (2), Mário, Colombo, Idário, Roberto e Sula (1 gol cada).

- Del Debbio é o recordista de títulos Paulistas pelo Corinthians e o único “profissional” que participou dos 3 tri-campeonatos Paulista entre as décadas de 20 e 30, mais o título de 1941. Como jogador foi campeão em 1922/23/24,1928/29/30,1937 e 1939*. Como treinador foi campeão em 1938,1939* e 1941. *Obs.: Em 1939, já como treinador, em uma emergência, teve que voltar a campo para completar o time. Por isso, deve ser considerado campeão de 1939 também como jogador.

- O maior campeão pelo Corinthians é Rato: são 6 títulos oficiais como jogador, 4 como treinador, além de ter participado de outras conquistas não oficiais, porém relevantes para a época, como a Taça APEA (1930), Taça Cidade de São Paulo (1952), Fita Azul do Futebol Brasileiro (1952) e a Pequena Taça do Mundo (1953), totalizando 14 conquistas.

- O jogador com mais conquistas pelo Corinthians é Marcelinho Carioca. Além dos 9 títulos oficiais, ele venceu também o Troféu Ramon de Carranza em 1996, marcando 2 gols na final.

- Cláudio, Luizinho, Idário e Roberto Belangero, são os únicos jogadores do esquadrão corintiano dos anos 50 que participaram da conquista de TODOS os títulos oficiais da década (6 títulos entre 1950 e 1954).

- Alessandro e Chicão são os únicos jogadores que fizeram parte do elenco durante toda a trajetória do Corinthians da Série-B em 2008 até o título Mundial em 2012.

- Os únicos tricampeões brasileiros pelos Corinthians são Dinei e Danilo.

- Neco é o jogador que ficou durante mais tempo no clube: 17 anos. Com 296 jogos é apenas o 33º jogador com mais atuações.

- Wladimir além de ser o jogador que mais atuou pelo Corinthians detém também o recorde de jogar mais partidas seguidas: foram 161 jogos seguidos, durante 2 anos, 1 mês e 23 dias.

- Teleco é 3º colocado na artilharia geral, mas é o primeiro colocado em média de gols. É o ÚNICO artilheiro que tem uma média superior a 1 gol por jogo: 257 gols em 250 jogos. Destaque para a temporada de 1936, quando marcou 46 gols em 26 jogos. É também o jogador que foi mais vezes artilheiro pelo Corinthians (5 vezes artilheiro do Campeonato Paulista).

- O jogador que marcou mais gols em uma só temporada pelo Corinthians é Flávio Minuano, quando marcou 55 gols em 55 jogos no ano de 1965.

- O jogador que marcou mais gols em uma mesma partida pelo Corinthians é o atacante Zuza, autor de 6 gols na vitória do Corinthians sobre o Sírio por 10 a 1 pelo Campeonato Paulista de 1933.

- O centroavante Paulo (10º maior artilheiro) detém o recorde de gol mais rápido da história do clube: aos 12 segundos do jogo Corinthians 3 x 0 XV de Piracicaba, realizado no Parque São Jorge, pelo Campeonato Paulista de 1956.

Responder ao post do Fernando Zemetek

Réplicas desse post

Foto do perfil de Mario

Mario 451 posts

@mario.mattos Apoiador em 05/06/2020 às 09:18

Boa Fernando. Aquele time dos anos 50 era realmente um esquadrão!

Porém a Copa do Atlântico não deve ser considerada. É um assunto polêmico e misterioso. Mas segue um texto para elucidar essa questão:

O primeiro jogo da competição, contra o Danúbio do Uruguai, terminou 2 a 2. Como o regulamento não previa a disputa de pênaltis, após a prorrogação o classificado teve que ser decidido em um sorteio, no qual o Timão levou a melhor. Nas quartas-de-final o Timão passou pelo Santos vencendo por 4 a 3 e na semifinal bateu o São Paulo, pelo placar de 2 a 0. Corinthians e Boca Juniors deveriam ter decidido a Copa do Atlântico, como noticiou a revista A Gazeta Esportiva Ilustrada (foto), mas esses jogos nunca aconteceram. Algumas fontes apontam que o Corinthians teria vencido o Boca por 3 a 2, num suposto jogo de ida na Argentina, no dia 19 de julho de 1956. Porém não há registro que comprove a existência desse jogo. Mais de um ano depois, o jornal O Estado de S. Paulo, edição de 28 de dezembro de 1957, informa que as finais da competição seriam realizadas nos dias 26 de janeiro de 1958 e 02 de fevereiro de 1958. No entanto os registros mostram que naquele período o Corinthians estava disputando amistosos na Bahia. Outras fontes apontam que o clube argentino se negou a jogar por ter discordado da realização do confronto em terras brasileiras, dando o título ao Corinthians pelo chamado W.O. Essa informação, porém, não é oficial, e os principais historiadores apontam que não houve a finalíssima por falta de datas. A edição de 13 de julho de 1960 do jornal O Estado de S. Paulo dá conta de que, até aquele momento, as finais da competição não tinham sido disputadas, e estavam sendo marcadas para setembro daquele ano. Ou seja, caso as finais da competição tenham sido jogadas de fato, elas teriam ocorrido com mais de 4 anos de defasagem em relação às datas originalmente planejadas e num momento em que a Copa Libertadores da América já existia como torneio sul-americano oficial. Entretanto o site oficial do Corinthians, misteriosamente, lista a Copa do Atlântico como um título de torneio internacional, apesar de não existir nenhum registro que a final contra o Boca tenha acontecido.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Fala Timao

    O jogo de futebol antigamente não era lento - Parte 2

    Última resposta há 1 minuto por Fala Timao

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fábio Corinthiano

    Agora só falta ele: Neymar...

    Última resposta há 2 minutos por Kimbo Badd

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Canoa furada

    Quero só ver

    Última resposta há 3 minutos por Kimbo Badd

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de joao henrique

    ENQUETE: Pra você Haaland é craque?

    Última resposta há 3 minutos por Nosred Volz

    89votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Neymar tá se poupando pra final calma gente

    Última resposta há 3 minutos por Gumercindo Aguiar

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Torcida raiz sabe nada de futebol

    Criado há 3 minutos por Roblox Neto

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joe Doe

    Piada, abelha rainha deu dois celulares e metade da premiação da Copa do Brasil

    Criado há 11 minutos por Joe Doe

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cássio mandrake

    Apenas apreciem

    Última resposta há 4 minutos por Iago Felipe

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fabio Luciano Silva Junior

    Time muito forte na base

    Criado há 4 minutos por Fabio Luciano Silva Junior

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Wildem Oliveira

    Porque o assunto Neymar deixa o brasileiro tão sic?

    Última resposta há 4 minutos por Alex Beijos

    43respostas

    acessar o tópico