x

Post de deco no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Corinthians, de uns anos pra cá, virou caso de polícia.

Simples assim.

em Bate-Papo da Torcida > Entendendo a dívida do Corinthians

Em resposta ao tópico:

Entendendo a dívida do Corinthians

Entender a evolução das dívidas dos clubes de futebol não é fácil. Nos últimos meses, a impressionante crise financeira e institucional do Cruzeiro, que culminou no rebaixamento do clube mineiro, ligou um sinal de alerta para as torcidas dos grandes clubes do Brasil.

Dentre eles, talvez o caso mais difícil de analisar seja o do nosso Corinthians. A gestão Andrés Sanchez, que nunca se notabilizou pela transparência (apesar de levar essa palavra no nome da chapa eleitoral), tornou o acesso a informações ainda mais difícil em 2019. Se em 2018 em divulgados balanços mensais, em 2019 apenas um balanço completo foi divulgado, ao fim do primeiro semestre. E o susto foi grande: déficit de cerca de R$90 milhões.

Como entender um déficit deste tamanho? A despesa com jogadores e pessoal é o carro chefe, com 113 milhões, o que resulta numa despesa mensal de cerca de 19 milhões mensais APENAS com a folha salarial e demais contratos. As despesas totais do futebol chegam a 34 milhões ao mês.

Tal cifra é absolutamente insustentável quando se considera que as receitas mensais sofreram redução em relação a 2018 devido à mudança nos contratos de televisão, que passaram a dividir o valor igualmente entre os clubes, com premiação por colocação no campeonato e pagamento por jogo transmitido. Com isso, as receitas no primeiro semestre, somados direitos de TV, patrocínios, Fiel Torcedor e vendas de jogadores, ficaram em cerca de 30 milhões ao mês.

Isso por si só já significaria o aumento do déficit em R$ 4 milhões ao mês, mas a situação se complica mais quando computadas as despesas financeiras (onde entra o pagamento das dívidas), que soma mais R$ 3,5 milhões ao mês. Recentemente o Corinthians teria feito um empréstimo milionário junto ao Banco BMG, e por melhores que sejam as condições de pagamento (talvez isso explique um contrato de patrocínio tão desfavorável com esse mesmo banco), a conta chega, e chega todo mês.

Além disso, temos os gastos com o clube social e modalidades amadoras, que custam quase R$ 4 milhões ao mês.

As justificativas da gestão Sanchez para esse quadro são pífias. Quando questionada pelo conselho deliberativo, a gestão culpou ao gasto com contratações, a ausência de vendas de jogadores e, PASMEM, o direcionamento da bilheteria ao pagamento da dívida da Arena. Como isso pode servir de desculpa quando todo e qualquer corinthiano sabe que o clube não pode contar com a renda de bilheteria até pagar o estádio?

O atual quadro demonstra que para evitar o colapso financeiro iminente, é necessária uma diminuição drástica dos gastos e do déficit financeiro. A dívida do clube saltou de R$ 460 milhões em 2018, segundo o Itaú BBVA, para cerca de R$ 700 milhões ao fim de 2019. É quase inacreditável. E o pagamento de contas de TV agora no fim do ano não serve para remediar a situação, pois o grosso dos direitos de transmissão e Pay-Per-View já foram recebidos.

Por outro lado, ajuda o fato de a comissão técnica de Thiago Nunes receber bem menos que a de Carille. Penso ainda que o bom desempenho do clube em modalidades como o Futsal e o Basquete, e sobretudo a temporada maravilhosa do Futebol Feminino, devem ser usadas pelo departamento de marketing para impulsionar receitas e recuperar os investimentos feitos.

Mas nada disso adianta se o clube não reduzir os gastos com salários, luvas, etc.(o que significa pouquíssimas contratações pontuais), se não fizer boas vendas (Pedrinho e Vital devem ser as soluções), e se a dívida do clube com os bancos não for solucionada. Além da pauta de direito a voto dos associados, que é fundamental, essas questões devem fazer parte das reivindicações da torcida.

Responder ao post do deco

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    Era para a Libertadores de 2015 ter sido nossa

    Última resposta há 3 minutos por Rocky

    50respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Canoa furada

    Já estou vendo os influenciadores dizendo que o Brasil voltou

    Criado há 4 horas por Canoa furada

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kaua

    Cadê o ovni abduzindo o Neymar

    Última resposta há 11 minutos por Tom

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Luis Henrique da cunha santos

    Ryan Mostra como o Raphinha é Fraco

    Última resposta há 12 minutos por Thiago Augusto

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Kauê Zambelli

    Era o Neymar ou o Maycon em campo?

    Última resposta há 13 minutos por Kauê Zambelli

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Aos Argentinos do fórum

    Última resposta há 14 minutos por Rocky

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno Vinicius

    Bora Japão

    Última resposta há 14 minutos por Lucas de Souza Portella

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Deus te abençoe 🙏🙌

    Última resposta há 22 minutos por Carbone Artilheiro

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Neves Neto

    Para o ódio de alguns

    Última resposta há 25 minutos por Tulio Melo

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Magno Amoreira

    Miguel Moscardo

    Última resposta há 1 hora por sergio trovo

    20respostas

    acessar o tópico