x

Post de Vitor no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Entendendo a dívida do Corinthians

Entender a evolução das dívidas dos clubes de futebol não é fácil. Nos últimos meses, a impressionante crise financeira e institucional do Cruzeiro, que culminou no rebaixamento do clube mineiro, ligou um sinal de alerta para as torcidas dos grandes clubes do Brasil.

Dentre eles, talvez o caso mais difícil de analisar seja o do nosso Corinthians. A gestão Andrés Sanchez, que nunca se notabilizou pela transparência (apesar de levar essa palavra no nome da chapa eleitoral), tornou o acesso a informações ainda mais difícil em 2019. Se em 2018 em divulgados balanços mensais, em 2019 apenas um balanço completo foi divulgado, ao fim do primeiro semestre. E o susto foi grande: déficit de cerca de R$90 milhões.

Como entender um déficit deste tamanho? A despesa com jogadores e pessoal é o carro chefe, com 113 milhões, o que resulta numa despesa mensal de cerca de 19 milhões mensais APENAS com a folha salarial e demais contratos. As despesas totais do futebol chegam a 34 milhões ao mês.

Tal cifra é absolutamente insustentável quando se considera que as receitas mensais sofreram redução em relação a 2018 devido à mudança nos contratos de televisão, que passaram a dividir o valor igualmente entre os clubes, com premiação por colocação no campeonato e pagamento por jogo transmitido. Com isso, as receitas no primeiro semestre, somados direitos de TV, patrocínios, Fiel Torcedor e vendas de jogadores, ficaram em cerca de 30 milhões ao mês.

Isso por si só já significaria o aumento do déficit em R$ 4 milhões ao mês, mas a situação se complica mais quando computadas as despesas financeiras (onde entra o pagamento das dívidas), que soma mais R$ 3,5 milhões ao mês. Recentemente o Corinthians teria feito um empréstimo milionário junto ao Banco BMG, e por melhores que sejam as condições de pagamento (talvez isso explique um contrato de patrocínio tão desfavorável com esse mesmo banco), a conta chega, e chega todo mês.

Além disso, temos os gastos com o clube social e modalidades amadoras, que custam quase R$ 4 milhões ao mês.

As justificativas da gestão Sanchez para esse quadro são pífias. Quando questionada pelo conselho deliberativo, a gestão culpou ao gasto com contratações, a ausência de vendas de jogadores e, PASMEM, o direcionamento da bilheteria ao pagamento da dívida da Arena. Como isso pode servir de desculpa quando todo e qualquer corinthiano sabe que o clube não pode contar com a renda de bilheteria até pagar o estádio?

O atual quadro demonstra que para evitar o colapso financeiro iminente, é necessária uma diminuição drástica dos gastos e do déficit financeiro. A dívida do clube saltou de R$ 460 milhões em 2018, segundo o Itaú BBVA, para cerca de R$ 700 milhões ao fim de 2019. É quase inacreditável. E o pagamento de contas de TV agora no fim do ano não serve para remediar a situação, pois o grosso dos direitos de transmissão e Pay-Per-View já foram recebidos.

Por outro lado, ajuda o fato de a comissão técnica de Thiago Nunes receber bem menos que a de Carille. Penso ainda que o bom desempenho do clube em modalidades como o Futsal e o Basquete, e sobretudo a temporada maravilhosa do Futebol Feminino, devem ser usadas pelo departamento de marketing para impulsionar receitas e recuperar os investimentos feitos.

Mas nada disso adianta se o clube não reduzir os gastos com salários, luvas, etc.(o que significa pouquíssimas contratações pontuais), se não fizer boas vendas (Pedrinho e Vital devem ser as soluções), e se a dívida do clube com os bancos não for solucionada. Além da pauta de direito a voto dos associados, que é fundamental, essas questões devem fazer parte das reivindicações da torcida.

em Bate-Papo da Torcida > Entendendo a dívida do Corinthians

Responder ao post do Vitor

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Fala Timao

    O jogo de futebol antigamente não era lento - Parte 2

    Última resposta há 43 segundos por Fala Timao

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fábio Corinthiano

    Agora só falta ele: Neymar...

    Última resposta há 2 minutos por Kimbo Badd

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Canoa furada

    Quero só ver

    Última resposta há 2 minutos por Kimbo Badd

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de joao henrique

    ENQUETE: Pra você Haaland é craque?

    Última resposta há 2 minutos por Nosred Volz

    89votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Neymar tá se poupando pra final calma gente

    Última resposta há 3 minutos por Gumercindo Aguiar

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Torcida raiz sabe nada de futebol

    Criado há 3 minutos por Roblox Neto

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joe Doe

    Piada, abelha rainha deu dois celulares e metade da premiação da Copa do Brasil

    Criado há 10 minutos por Joe Doe

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cássio mandrake

    Apenas apreciem

    Última resposta há 4 minutos por Iago Felipe

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fabio Luciano Silva Junior

    Time muito forte na base

    Criado há 4 minutos por Fabio Luciano Silva Junior

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Wildem Oliveira

    Porque o assunto Neymar deixa o brasileiro tão sic?

    Última resposta há 4 minutos por Alex Beijos

    43respostas

    acessar o tópico