Victor Fernandes
Acho o Toddynho insuportável.
Não acho que seja uma relação de 'técnico brasileiro' vs 'técnico estrangeiro', pois teve um monte de estrangeiro que veio e não acrescentou nada (Bauza, Aguirre, Careca).
JJ foi técnico do Benfica.
Sampaoli revolucionou a seleção chilena.
Ou seja, eram técnicos muito mais experientes e mais gabaritados que os daqui.
O fato é que nós sofremos com a baixa internacionalização do nosso futebol. Jogamos muito dentro e pouco fora. Contratamos muitos jogadores de dentro e poucos jogadores de fora. Nossos técnicos elogiam só os de dentro e têm a pachorra de criticar os de fora.
em Análise dos jogos > [Análise] O polêmico Mauro Cezar e os técnicos brasileiros
Em resposta ao tópico:
Torcedor assumido do Flamengo, causou diversas polêmicas durante o ano contra os técnicos 'medalhões' brasileiros. Apesar de muitas vezes não ser imparcial em suas análises, eu tenho que tirar o chapéu para ele. Brigou sozinho contra a máfia dos técnicos durante todo esse ano e na minha opinião ele estava e está coberto de razão.
Abel, Cuca, Mano, Carille, Luxemburgo, Felipão estão extremamente ultrapassados, Jorge Jesus e Sampaoli só evidenciaram isso este ano.
Por que os times brasileiros sempre dão vexame em competições internacionais?
Dois motivos. Primeiro: a raça em que os times sul-americanos jogam; e segundo: os técnicos estrangeiros, principalmente os argentinos, estão um ou dois degraus acima dos brasileiros.
Não tem outra explicação. Como times grandes do Brasil e de alto investimento perdem para times sul-americanos de pequena expressão? É só raça? A verdade é que a Argentina está fazendo uma ótima escola de técnicos.
Enquanto aqui no Brasil, a escola é feita sempre seguindo as ideias ultrapassadas e conservadoras dos técnicos citados acima, vide Carille, Valentim, Ze Ricardo, Jair Ventura, Odair e outros.
Talvez, graças a Jorge Jesus, Sampaoli e os brasileiros Tiago Nunes e Renato Gaúcho, os clubes brasileiros tendem a mudar de pensamento para o futebol, e começam a apostar em ideias melhores. Pois uma coisa é certa, técnicos como os citados acima não irão mudar! Serão sempre com as mesmas ideias, pode ser que um ano ou outro ganhe, mas a tendência é não ter mais espaço a esse tipo de jogo.
