x

Post de Salvador no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Olha eu não confio nesta pesquisa, até acho que a torcida do urubu seja maior por causa da terceirização de torcedores, só pra frisar, moro na região centro oeste e não vejo tantos torcedores deles com toda aquela discrepância.

Até porque, acho que a pesquisa foi realizada por telefone e ai depende de quem pediu a pesquisa, da pergunta do entrevistador, do time que torce, até da forma de calcular os dados estatísticos e tudo mais, então é muito vazio e acondicionado a jogadas.

em Bate-Papo da Torcida > Apontamento sobre a pesquisa Datafolha

Em resposta ao tópico:

Este não me parece o momento ideal para fazer uma pesquisa. Há uma tendência, neste momento, de que a campanha no campeonato brasileiro afete o resultado.
Busco no corpo do texto da reportagem essa reflexão:

"A vantagem do Flamengo na liderança é maior do que a margem de erro pela primeira vez desde 2012. Na pesquisa daquele ano, realizada três dias antes de o Corinthians conquistar o Mundial, foi registrado um empate numérico entre as duas maiores torcidas, com 16% para cada uma."

“Nos levantamentos subsequentes, os flamenguistas voltaram a aparecer numericamente à frente dos corintianos, mas com a vantagem no limite da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que representava um empate técnico. Foi assim em 2014 e em 2018, com o mesmo resultado apresentado: 18% a 14%. Com os 20% a 14% de agora, a primeira posição está consolidada.”

E completa: “Neste momento, o Flamengo ocupa também a liderança do Campeonato Brasileiro e exibe a maior média de público da competição.”

Parece-nos evidente, que a campanha do Flamengo gera uma empolgação, inclusive midiática, que interfere na pesquisa.

O palco também afeta a percepção daquele torcedor mais influenciável. O Flamengo tem jogado no Maracanã para públicos de quase 70 mil pessoas e em que a festa, o espetáculo, é permitido. A questão imagética é sempre muito forte.
Já o Corinthians joga em um estádio menor, com ingressos mais caros, e com limitações que o Estado coloca em relação à produção do espetáculo nas arquibancadas.

Mas voltando ao primeiro parágrafo, entendo que a melhor época para a realização de uma pesquisa dessa natureza seja no começo do ano, quando ocorre o recesso futebolístico e os ânimos estão mais equilibrados, o que geraria um número mais próximo da realidade.

Responder ao post do Salvador

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Jordan Marques

    Seleção de Portugal

    Última resposta há 4 segundos por Headbanger Fiel

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Renato Arbusto

    Linda partida da Colômbia

    Última resposta há 8 segundos por Phil Corintiano

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcos

    Vocês vão virar clientes assinantes da Fatal?

    Última resposta há 29 segundos por Jordan Marques

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1962

    Última resposta há 49 segundos por José Carlos Marques

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians precisa de intervenção antes que seja tarde demais

    Última resposta há 52 segundos por Revolta Geral

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Crazy Gavião

    O patrocínio da Fatal Fans é o principal problema do Corinthians?

    Última resposta há 54 segundos por LEANDRO DE ANDRADE ARRUDA

    28respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Felipe RX

    Não existi comparar Cristiano com Messi

    Última resposta há 1 minuto por Igor Alves

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Daniel Soares

    Qual foi o maior absurdo que vocês já viram aqui no fórum?

    Última resposta há 2 minutos por kontratudo

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rafael Nogueira

    Gigante guerreiro promotor Cássio trabalhando

    Última resposta há 2 minutos por Joseph Schwalk Dias

    35respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Antonio Silva

    O Corinthians fechando patrocínio por 1,2 milhão por mês e ainda acham grande negócio

    Última resposta há 3 minutos por PoP CoRn Disco CLuB disco

    16respostas

    acessar o tópico