Salvador Souza
Olha eu não confio nesta pesquisa, até acho que a torcida do urubu seja maior por causa da terceirização de torcedores, só pra frisar, moro na região centro oeste e não vejo tantos torcedores deles com toda aquela discrepância.
Até porque, acho que a pesquisa foi realizada por telefone e ai depende de quem pediu a pesquisa, da pergunta do entrevistador, do time que torce, até da forma de calcular os dados estatísticos e tudo mais, então é muito vazio e acondicionado a jogadas.
em Bate-Papo da Torcida > Apontamento sobre a pesquisa Datafolha
Em resposta ao tópico:
Este não me parece o momento ideal para fazer uma pesquisa. Há uma tendência, neste momento, de que a campanha no campeonato brasileiro afete o resultado.
Busco no corpo do texto da reportagem essa reflexão:
"A vantagem do Flamengo na liderança é maior do que a margem de erro pela primeira vez desde 2012. Na pesquisa daquele ano, realizada três dias antes de o Corinthians conquistar o Mundial, foi registrado um empate numérico entre as duas maiores torcidas, com 16% para cada uma."
“Nos levantamentos subsequentes, os flamenguistas voltaram a aparecer numericamente à frente dos corintianos, mas com a vantagem no limite da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que representava um empate técnico. Foi assim em 2014 e em 2018, com o mesmo resultado apresentado: 18% a 14%. Com os 20% a 14% de agora, a primeira posição está consolidada.”
E completa: “Neste momento, o Flamengo ocupa também a liderança do Campeonato Brasileiro e exibe a maior média de público da competição.”
Parece-nos evidente, que a campanha do Flamengo gera uma empolgação, inclusive midiática, que interfere na pesquisa.
O palco também afeta a percepção daquele torcedor mais influenciável. O Flamengo tem jogado no Maracanã para públicos de quase 70 mil pessoas e em que a festa, o espetáculo, é permitido. A questão imagética é sempre muito forte.
Já o Corinthians joga em um estádio menor, com ingressos mais caros, e com limitações que o Estado coloca em relação à produção do espetáculo nas arquibancadas.
Mas voltando ao primeiro parágrafo, entendo que a melhor época para a realização de uma pesquisa dessa natureza seja no começo do ano, quando ocorre o recesso futebolístico e os ânimos estão mais equilibrados, o que geraria um número mais próximo da realidade.