Corinthians reencontra árbitro de partida que terminou com Dorival e dirigentes denunciados no STJD
18 mil visualizações 53 comentários Reportar erro
Por Felipe Sales
Árbitro Rodrigo José Pereira de Lima em jogo do Corinthians
Wanderson Oliveira / Meu Timão
Na noite desta quinta-feira, o Corinthians entra em campo para disputar a partida atrasada da segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Às 19h30, na Arena da Baixada, o Timão enfrenta o Athletico-PR buscando desempatar o retrospecto sob o comando do árbitro Rodrigo José Pereira, designado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para apitar o confronto.
O pernambucano de 38 anos terá como assistentes Rodrigo Figueiredo Henrique Correa, do Rio de Janeiro, e Schumacher Marques Gomes, da Paraíba. O quarto árbitro será Anderson Ribeiro Gonçalves, de Goiás, enquanto o VAR ficará sob responsabilidade de Wagner Reway, de Santa Catarina.
Ao longo da carreira, Rodrigo José Pereira apitou oito partidas do Corinthians. Neste recorte, o Timão soma três vitórias, dois empates e três derrotas. O árbitro distribuiu 24 cartões amarelos a jogadores alvinegros, assinalou dois pênaltis a favor do clube e aplicou um cartão vermelho contra o Corinthians.

Meu Timão
O duelo mais recente do Timão com Rodrigo José Pereira no apito aconteceu no dia 14 de dezembro de 2025, quando a equipe comandada por Dorival Júnior foi derrotada por 2 a 1 pelo Cruzeiro, na Neo Química Arena, pelo jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil. Apesar do revés no tempo normal, o Corinthians havia vencido a partida de ida por 1 a 0 e levou a decisão para os pênaltis, onde garantiu a classificação ao triunfar por 5 a 4, sem grandes polêmicas envolvendo a arbitragem.
Antes disso, Rodrigo José Pereira apitou o empate por 1 a 1 entre Corinthians e Internacional, no Beira-Rio, em 1º de outubro de 2025, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. A atuação do árbitro naquele confronto gerou fortes críticas por parte do clube do Parque São Jorge. Entre os lances contestados, estiveram um gol anulado por impedimento de Hugo Farias, considerado ajustado e inconclusivo pelas imagens da transmissão, a falta de critério e o pênalti assinalado de Cacá sobre Bruno Henrique no último lance do jogo. Na cobrança, Carbonero converteu e decretou o empate colorado.
Após a partida, Dorival Júnior se mostrou bastante irritado, chegando a aguardar a saída do árbitro de campo para fazer reclamações mais efusivas após ser expulso, sendo contido pelos seguranças. Na entrevista coletiva, o treinador voltou a criticar duramente a arbitragem, postura que também foi adotada pelo então executivo de futebol Fabinho Soldado e pelo presidente Osmar Stabile.
Dorival Júnior, Fabinho Soldado e Osmar Stabile foram levados a julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em razão das reclamações feitas contra a arbitragem. O órgão máximo da Justiça Desportiva, no entanto, decidiu pela absolvição de todos os denunciados.
A vitória mais recente do Corinthians com Rodrigo José Pereira no comando do apito ocorreu em 24 de agosto de 2025, também pelo Brasileirão, quando o Timão superou o Vasco da Gama por 3 a 2, em São Januário, com gols de Maycon, Gui Negão e Gustavo Henrique.
Agora, o clube do Parque São Jorge tenta retomar o caminho das vitórias em partidas apitadas por Rodrigo José Pereira para ganhar posições na tabela do Campeonato Brasileiro. Um triunfo diante do Athletico-PR pode tirar o Timão da 12ª colocação e levá-lo até a quinta posição.
Veja a escala de arbitragem para enfrentar o Athletico-PR
- Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
- Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ)
- Assistente 2: Schumacher Marques Gomes (PB)
- Quarto árbitro: Anderson Ribeiro Gonçalves (GO)
- VAR: Wagner Reway (SC).
