Venha fazer parte da KTO
x

CBF divulga diálogo do VAR em polêmico gol que eliminou o Corinthians da Copa do Brasil; veja

34 mil visualizações 188 comentários Reportar erro

CBF divulga diálogo do VAR em lance de possível mão de Lucas Moura e defende ação de árbitros

Jhony Inácio/Meu Timão

Nesta terça-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os áudios e imagens do segundo gol do São Paulo que culminou a eliminação do Corinthians na semifinal da Copa do Brasil. O lance em questão se deu no segundo tempo da partida disputada no Estádio do Morumbi.

De acordo com o diálogo da arbitragem, O VAR checou não só um possível toque de mão de Lucas Moura na dividida com o Cássio, mas também uma falta em cima do goleiro corinthiano e um impedimento de Wellington Rato no início da jogada. Nada foi constatado, e o gol foi validado pelo árbitro Rafael Claus.

"No ataque segue, segue. Possível impedimento, segue. Possível mão, olha como fez o gol, vamos chegar. Não, de cabeça e a bola volta nele. Na diagonal pode mostrar isso", disse Pericles Bassols, o gerente técnico do VAR no dia partida.

"Olha aqui na comemoração na esquerda, se bateu na mão vai checar, vai checar se bateu na mão, vai checar ô Claus. Ele fala que está pedindo um empurrão. Só ele que fala, o resto reclama de possível mão, os caras querem roubar. Para mim, o cara dá o peixinho e é um contato natural de jogo e a bola vai para dentro do gol", completou o observador.

"Estamos checando tudo aqui, ok? Aguarde. Não, está no meio da perna dele (Cássio), está vendo? Vai na 3A e devagar, no meio da perna. Estamos checando primeiro se o gol foi feito de mão, aguarde. Não tocou na mão, tá? Estamos checando só o APP. Não tem infração no goleiro e tudo ok, foi contato normal. Checagem completa e gol confirmado", confirmou Igor Benevuto de Oliveira, o árbitro de vídeo do jogo.

Wilson Seneme, chefe da comissão de arbitragem da CBF, defendeu o procedimento da equipe. Segundo ele, o protocolo do VAR estabelece a revisão e quando não tem evidência de toque de mão e infração, a decisão em campo é mantida.

"O protocolo do VAR estabelece erro claro e óbvio (para revisão). Quando não tem a evidência do toque de mão, não tem infração. A decisão de campo foi gol e foi mantida", disse Wilson.

O gerente técnico Pericles Bassols, disse que o VAR fez a busca de todos os ângulos, possibilidades e que não encontrou nenhum contato. Na sequência, ele destaca que há ângulos que depende da perspectiva de quem está olhando, mas que a equipe fez o trabalho de parar as imagens e casar como um quebra-cabeça.

"O mais importante é que a equipe de VAR está ativada para a possibilidade de mão. Ela faz todas as buscas, por todos os ângulos, em todas as possibilidades. Ela para em vários ângulos na possibilidade de contato e não encontra nenhum contato", disse Bassols.

"Ângulos em que a depender da perspectiva que você está olhando... a gente olhou um que parece que a mão está por trás, em outro parece que a mão está por cima. São ângulos, nunca pode tratar a imagem com um ângulo só. No VAR, a gente faz o trabalho de parar essas imagens e casar todas elas como um quebra-cabeça", completou o gerente.

Relembre o lance da partida

O lance em questão aconteceu aos 32 minutos do segundo tempo. Na jogada, Lucas Moura se infiltrou na grande área e cabeceou livre de frente para Cássio. A bola tocou na trave e voltou no atacante, que empurrou para o gol ao deslizar sobre o goleiro corinthiano.

Um dia depois da partida, imagens divulgdas pelo SPFC, serviço de streaming do São Paulo, mostrou por um outro ângulo um toque de mão de Lucas Moura. Nas redes sociais, os torcedores do Corinthians reclamaram de uma possível irregularidade no lance. O Timão, inclusive, encaminhou um ofício à CBF solicitando esclarecimentos sobre as imagens.

O Corinthians foi eliminado pelo São Paulo na semifinal da Copa do Brasil. O Timão venceu o primeiro jogo por 2 a 1, na Neo Química Arena, e foi derrotado por 2 a 0, no Morumbi. Agora, os comandados do técnico Vanderlei Luxemburgo dividem as forças na Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.

Veja mais em: Corinthians x São Paulo, Copa do Brasil e Arbitragem.

Veja Mais:

  • António Oliveira não quis falar sobre uma possível saída do comando técnico do Corinthians

    António Oliveira despista sobre demissão e fala sobre momento ruim após nova derrota do Corinthians

    ver detalhes
  • Com derrota, Corinthians ultrapassará um ano sem vencer clássicos contra seus três maiores rivais

    Com derrota, Corinthians chega a marca histórica sem vitórias em clássicos

    ver detalhes
  • Corinthians foi derrotado no Allianz Parque pelo Brasileirão

    Corinthians sucumbe no início do segundo tempo e é derrotado no Dérbi pelo Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians figura na 19ª colocação, com nove pontos em 13 jogos

    Corinthians permanece na vice-lanterna do Brasileirão após derrota no Dérbi; veja classificação

    ver detalhes
  • António Oliveira se destaca negativamente após derrota do Corinthians no Dérbi

    António Oliveira é duramente avaliado pela torcida do Corinthians após derrota no Dérbi; veja notas

    ver detalhes
  • Fiel repercute derrota do Corinthians no Dérbi

    Postura e problemas na bola parada: Fiel repercute derrota do Corinthians no Dérbi

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: