Venha fazer parte da KTO
x

Luxemburgo fala sobre trajetória no futebol e destaca trabalho 'árduo' para sequência de jogos

1.7 mil visualizações 24 comentários Reportar erro

Por Gabrielle Senna, Vitor Chicarolli e Rodrigo Vessoni

Luxemburgo fala sobre trajetória no futebol e destaca trabalho "árduo" para sequência de jogos

Jhony Inacio / Meu Timão

Há seis jogos sem derrota, Vanderlei Luxemburgo vive o seu melhor momento no Corinthians. Após a vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, o técnico desabafou sobre a sua carreira profissional e o desafio de estar à frente do comando do Timão. Além disso, o treinador projetou a sequência dos jogos.

Luxemburgo relembrou da sua trajetória no futebol e ressaltou que chegar a uma semifinal de campetição é bastante difícil. Segundo o treinador, quando aceitou o convite para comandar o Corinthians sabia a fase que o clube enfrentava, mas que está bastante feliz pelos resultados e de conceder oportunidades para os jovens da base.

"Você chegar em uma semifinal de competição é difícil para caramba, então a gente fica feliz, mas eu tenho os pés no chão de saber que a nossa vida é abastecida, é injetada por decisões, por propostas diferentes o tempo todinho. Quando você fala de 83, que eu fui bicampeão capixaba, o primeiro título que eu ganhei profissionalmente, ali que começou uma trajetória, que veio ao longo do tempo ganhando bastante título. 40 e poucos títulos conquistados, somando jogador e técnico. Então, a gente está acostumado com essa coisa de decisão, como é que vira decisão, são situações diferentes em cada decisão. Fui contratado pelo Corinthians num momento difícil do clube, emocionalmente difícil, mas foi uma honra muito grande. Não se pode dizer não ao Corinthians. É um clube muito grande, que projeta, que faz as coisas acontecerem e tem que valorizar isso. Eu estou muito feliz, não tenho resposta para ninguém, a não ser continuar trabalhando para o Corinthians, que paga o meu salário. Para eu fazer as coisas, tem que fazer com o Corinthians. Revelações de jogadores, botar um novo ativo do clube para dentro, com os moleques começando a jogar, os mais experientes servindo de exemplo para os mais jovens. Esse é todo o processo de futebol profissional. É isso que eu estou acostumado a fazer ao longo da minha carreira", disse o treinador

Logo depois, o comandante alvinegro falou sobre a sensação de voltar a disputar uma final nacional. Luxemburgo ressaltou que tenta sempre seguir adiante e focar nos próximos compromissos e resultados. O treinador ainda brincou dizendo que sentiu um frio na barriga antes do jogo.

"Cara, a nossa vida é constantemente sendo cobrada para se ganhar o próximo, já que se ganhou no ano passado não adiantou nada. Então eu vivo... abastece a nós profissionais a conquista e aí estamos sujeitos a elogios, as críticas. Pegando o retrospecto, quem ganhou cinco títulos brasileiros? Então as pessoas esquecem muito rápido e acham que você tem que ganhar a todo momento todos os títulos que disputa e você não consegue. O importante é a longevidade do trabalho, as conquistas ao longo da trajetória profissional e foi bem por aí. Eu, pra mim, tô ainda... até brinquei que hoje me deu um frio na barriga, pois quando isso acabar eu não quero mais estar disputando jogo de futebol não, quero estar em casa tomando vinho, vendo meus netos", prosseguiu Luxemburgo.

Questionado se utilizará os jovens para disputar as oitavas da Sul-Americana, Luxemburgo disse não estar pensando nisso agora. O treinador disse que vai focar em trabalhar e recuperar os jogadores para a sequência de jogos.

"Você está com pressa também, né? Eu vou tomar uma cerveja lá dentro agora para poder aliviar um pouquinho a tensão. Vamos pensar na recuperação dos jogadores, tivemos um jogo muito tenso na Bahia e nós temos que valorizar aquele empate lá, porque se não tivesse valorizado aquele empate lá, a nossa situação na tabela seria mais complicada. Nós temos um jogo a menos, mantivemos ali a situação mais confortável, então tem que valorizar aquilo do jogo. É por isso que eu fui com o time lá", disse

Por fim, o treinador disse que o seu objetivo é colocar dois times em condição para jogar tanto a Copa do Brasil, quanto o Brasileirão e a Sul-Americana. Luxemburgo destacou que tem a obrigação profissional de trabalhar os jogadores para conquistar os resultados desejados nas três competições.

"Aquela equipe que eu fui contra o Bahia treinou 15 dias, duas semanas cheias para treinar, para jogar um jogo em um final de semana e depois no outro. Eu quero ganhar a Copa do Brasil? É claro que eu quero ganhar a Copa do Brasil, quero disputar para ganhar, mas nós temos a obrigação profissional de interferir, de trabalhar olhando o Campeonato Brasileiro. Nós temos condições de fazer um crescimento na tabela, então nós temos essa obrigação de olhar para o Brasileiro com a responsabilidade que permite a quem trabalha no Corinthians. Foi isso que nós fizemos, dividimos o elenco, fizemos semana cheia para os dois elencos e nós colocamos dois times em condição de poder jogar tanto a Copa do Brasil como a Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro. Essa é a nossa obrigação", finalizou.

Veja mais em: Corinthians x São Paulo, Copa do Brasil, Vanderlei Luxemburgo e Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • António Oliveira não quis falar sobre uma possível saída do comando técnico do Corinthians

    António Oliveira despista sobre demissão e fala sobre momento ruim após nova derrota do Corinthians

    ver detalhes
  • Com derrota, Corinthians ultrapassará um ano sem vencer clássicos contra seus três maiores rivais

    Com derrota, Corinthians chega a marca histórica sem vitórias em clássicos

    ver detalhes
  • Corinthians foi derrotado no Allianz Parque pelo Brasileirão

    Corinthians sucumbe no início do segundo tempo e é derrotado no Dérbi pelo Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians figura na 19ª colocação, com nove pontos em 13 jogos

    Corinthians permanece na vice-lanterna do Brasileirão após derrota no Dérbi; veja classificação

    ver detalhes
  • António Oliveira se destaca negativamente após derrota do Corinthians no Dérbi

    António Oliveira é duramente avaliado pela torcida do Corinthians após derrota no Dérbi; veja notas

    ver detalhes
  • Fiel repercute derrota do Corinthians no Dérbi

    Postura e problemas na bola parada: Fiel repercute derrota do Corinthians no Dérbi

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: