x
Fórum do Corinthians

Uma análise tática do primeiro jogo do ano

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Fic

Ranking: 8.400º

Fic 288 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 15/01/2020 às 23:12
Por Fic Donetts (@fictional)

Salve, nação!

Acho que o que mais marca a chegada do Tiago Nunes é o fato do estilo de jogo dele contrastar muito com o que a torcida se acostumou a ver na década passada (com exceção de 2015), mas até hoje não tinha aparecido uma oportunidade de realmente ver o trabalho dele. Chegou o dia e, como esperado, ficaram claras as intenções do treinador:

Tratemos, em primeiro lugar, do mais notório: o sistema de marcação. O Tiago, nesse quesito, segue a escola de Jurgen Klopp e aplica algo que o alemão chama de 'gegenpressing'. Mas, afinal, o que é esse tal de 'gegenpressing'?

Em tradução literal, ele significa 'counterpressing' ou 'contra pressão'. É uma tática de defesa que consiste em aplicar pressão máxima com muita agressividade em cima do portador da bola, buscando recuperar a posse desta o mais rápido possível. O primeiro jogo do Corinthians no ano mostrou muito bem esse sistema, com as linhas de pressão sempre estando muito altas. Vamos, então, ver exemplos e comparar esse primeiro jogo com o trabalho do Klopp na Inglaterra.

Corinthians:

Liverpool:

Além da marcação, a tática do novo treinador consertou o grande problema de saída de bola do ano passado. Antes, havia um claro problema de comunicação entre os setores de defesa, meio e ataque pela falta de jogadores que fizessem a 'cola' entre eles. O papel de fazer a saída e entregar a bola pros volantes no ano passado era do Manoel, pra se ter ideia. O que o Tiago Nunes fez? Muito simples, na verdade: ele apresentou ao time um conceito chamado de 'quarto zagueiro'.

O 'quarto zagueiro' é assim chamado porque, até a década de 40, jogava-se com três jogadores de defesa. A necessidade de reforçar o setor, então, fez com que a maioria dos técnicos recuassem um armador pra zaga. O 'quarto zagueiro', portanto, é essencialmente um defensor com maior capacidade de passe. As duas peças que fizeram essa função no jogo de hoje, Pedro Henrique e Avelar, muitas vezes jogaram na mesma linha dos volantes por causa disso. Pode-se ver isso claramente nessa foto, que mostra o Pedro Henrique jogando ao lado do Camacho e se mantendo a frente da linha do meio enquanto o Gil é o único que se mantém fora da jogada:

Algo muito marcante que reitera esse conceito é que, dentre todos os gritos e berros que o Tiago Nunes deu da beira do campo, um dos mais frequentes foi 'pra frente, Avelar!', pedindo justamente pra que ele se aproximasse do meio.

Também serve como 'cola' entre a defesa e o meio o primeiro volante (função exercida por Camacho e Gabriel), que na sua função defensiva é livre pra se movimentar e ajudar a fazer a pressão em qualquer lugar do campo mas principalmente nas laterais, como fica claro nessa foto que mostra o Gabriel indo pra longe da posição dele só pra dar suporte ao Sidcley:

Já a conexão entre o meio e o ataque fica por conta do segundo volante, que age como um maestro ou, usando a mesma expressão que o Cantillo usou pra se definir, um 'doble cinco'. Ele precisa ser extremamente versátil, sendo capaz de ditar o ritmo do jogo por conta própria enquanto também faz infiltrações rápidas e se coloca como opção pra finalizar uma jogada (temos grandes exemplos de jogadores assim na última década no Corinthians, como o Elias em 2015 ou o Maycon em 2017). A grande queda no segundo tempo se deve quase toda ao fato de que o substituto do colombiano tem características totalmente diferentes e não é natural dessa função.

Quando existem esses jogadores conectando os setores, não é nem necessário orientar os jogadores pra que as linhas fiquem próximas porque elas já ficam próximas por conta própria. De qualquer forma, é sempre bom apontar que essa proximidade de linhas foi o grande fator que diferenciava o Corinthians do resto tanto em 2015 quanto em 2017 (como dito pelo Tite e, depois, pelo Carille). Essa proximidade também permite mais formas de movimentação e o maior exemplo disso hoje foi que tanto Boselli quanto Gustagol raramente se mantiveram fixos na área e muitas vezes nem eram os mais avançados do time. Também permite que o jogo seja mais objetivo e dá espaço a passes mais verticais, algo que não acontecia no ano passado porque a defesa ficava a anos-luz de distância do resto (quem não lembra do eterno toca-toca na zaga que nunca dava em nada?)

Outra cobrança do Tiago (novamente, aos berros) foi 'toca baixo, toca baixo', o que já mostra uma diferença do jogo de chutões e 'manda esse tijolo pra frente e reza pra cair no Gustagol' do ano passado. Além disso, como já se esperava pelos treinos, cada jogador procurava dar no máximo dois toques na bola.

É só o primeiro jogo, mas já deu pra ver claramente o estilo do Tiago Nunes e o que ele quer do time. É um estilo de jogo muito intenso, dinâmico, exigente fisicamente e ao mesmo tempo que empolga, também preocupa pela possibilidade de lesões (principalmente levando em conta que, como deu pra ver, muitos dos reservas não empolgaram muito).

Resta ver o que acontece no resto do ano.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhor resposta

Foto do perfil de Tatiane Prado

Ranking: 10º

Tatiane 11.641 posts

@tatiane.prado1 em 16/01/2020 às 12:55

Volantes fazendo o trabalho de tirar pressão do meia central, e o mesmo (Luan), flutuando, buscando se acomodar a um posicionamento pra poder finalizar.

Viradas de jogo, cansando o adversário, pra poder usar esse jogador solto em campo (Luan).

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Aulio Duarte

Ranking: 278º

Aulio 9.188 posts

@aulio.duarte em 16/01/2020 às 10:50

Boa analise!

Foto do perfil de Felipe De Moraes

Ranking: 73º

Felipe 18.261 posts

@felipemoraes em 16/01/2020 às 10:48

É um sistema de jogo promissor.

Gostei muito do time perdendo a bola e já pressionando o adversário é algo muito bom de ser visto.

Times inferiores dificilmente vão se criar pra cima do Corinthians com esse jeito de jogar, como acontecia o ano passado, onde o time perdia a bola e voltava todo mundo sem pressionar quem estava com a bola, deixando os adversários terem todo o tempo do mundo para criar as jogadas.

Contra adversários maiores teremos que ser mais precisos e dosar isso.

Por com um adversário de qualidade, se não recuperarmos a bola nessa pressão, com três toques ele estarão na nossa intermediária defensiva.

Por isso gostei do quando o Tiago Nunes na primeira coletiva disse que armará o time de acordo com o adversário, e isso é pensamento de treinador de futebol, não de muitos entregadores de coletes que vemos por ai.

Foto do perfil de Anti Ruimero

Ranking: 2.767º

Anti 1.337 posts

@marcus.ferreira2 em 16/01/2020 às 10:45

Excelente análise. Devia ser fixado

Publicidade

Foto do perfil de Edgard Alan Souza

Ranking: 76º

Edgard 18.152 posts

@edgard.alan.souza em 16/01/2020 às 09:11

- 'Toca baixo' do Thiago Nunes, é o 'no pé' do Tite.

- Cantillo tem mesma característica do Renato Augusto, ele não joga, faz os outros jogarem

- Thiago Nunes de cara, chegou desmontando o time lento que Carille montou pra 2019. Time com Manoel, Avelar, Ralf, Sornoza, Jr. Urso e Gustavo juntos, era um time lento e sem saída de bola.

- Agora quando time do Corinthians perder a bola, vai correr pra frente, jogadores virados pra onde tá a bola, e não pra trás, pra recompor e esperar adversário.

Excelente tópico

Foto do perfil de Guilherme A.

Ranking: 5.170º

Guilherme 619 posts

@guiz17 em 16/01/2020 às 08:57

Infinitamente melhor que muita análise de especialistas das redes de televisão por ai, excelente visão de jogo você tem rapaz. Parabéns

Foto do perfil de Tiago Do Nascimento Silva De Souza

Ranking: 9.926º

Tiago 214 posts

@tiago.do.nascimento2 em 16/01/2020 às 08:25

Boa Pedrão, continua com isso.

Foto do perfil de Kauê Zambelli

Ranking: 67º

Kauê 19.875 posts

@kaue.goncalves5 em 16/01/2020 às 00:28

Ótimo tópico