x

Campeonato Paulista Feminino 2021

Titulos conquistados pelo Corinthians - Campeonato Paulista Feminino 2021
Corinthians Feminino conquistou o tricampeonato Paulista em 2021 em uma emocionante final contra o São Paulo

O Corinthians conquistou três títulos ao longo da temporada 2021. Depois de erguer o tricampeonato Brasileiro e da Libertadores, a equipe do Parque São Jorge conquistou o tri do Paulistão Feminino. 

Este foi o décimo título da história do Corinthians Feminino desde a reativação da modalidade, em 2016. Consequentemente, foi a décima taça conquistada sob o comando de Arthur Elias.

A equipe alvinegra disputou 15 jogos no Paulistão Feminino 2021. Fora 13 vitórias, um empate e uma derrota, com 55 gols marcados e seis sofridos. O aproveitamento do Timão foi de 88,89%. 

Primeira fase

Com um sistema de disputa semelhante ao do Brasileirão Feminino, no estadual as equipes se enfrentaram em turno único com as quatro melhores equipes avançando para as semifinais - os times que não avançaram, ficando entre quinto e oitavo lugar, disputaram a Copa Paulista.

O Corinthians liderou a fase de classificação com 31 pontos somados. A equipe alvinegra venceu dez dos 11 jogos iniciais, empatando apenas um - justamente o Dérbi que foi disputado em meio a decisão do Brasileirão daquele ano, também contra o Palmeiras.

Além do Corinthians, avançaram para as semifinais: São Paulo, Santos e Ferroviária. Pelo critério, o Timão enfrentou o quarto colocado nas semifinais.

Semifinal

O clássico do futebol feminino entre Corinthians e Ferroviária valeu vaga na final do Paulistão 2021. As equipes se encontraram em jogos de ida e volta e o Timão fez valer o histórico de nunca ter perdido para a equipe de Araraquara. 

A primeira partida foi disputada na Fonte Luminosa. O Corinthians conquistou uma vitória por 1 a 0, com gol de Gabi Zanotti. A camisa 10 foi responsável por marcar o único gol da partida aos dez minutos do segundo tempo. A jogada começou com Vic Albuquerque pelo lado direito, que fez um ótimo levantamento na área, buscando Zanotti. A meia subiu sozinha para cabecear para o fundo do gol.

O jogo de volta aconteceu na Arena Barueri, palco já conhecido pela equipe feminina. E as corinthianas não tiveram dificuldades para confirmar a classificação para a decisão ao vencer o duelo por 4 a 1. 

O primeiro gol do Timão saiu nos acréscimos do primeiro tempo. Tamires cruzou na medida para Adriana balançar as redes. A camisa 16 fez a Fiel explodir de alegria após inúmeras tentativas da equipe abrir o marcador.

No retorno do intervalo, não demorou para ampliar o placar. Aos cinco minutos, Gabi Zanotti recebeu de Gabi Portilho e a camisa 10 do Timão bateu direto para o gol da goleira Luciana. Depois de 15 minutos, a equipe de Arthur Elias viu a Ferroviária descontar com Carol Tavares. 

Mas a reação das adversárias não durou muito. Três minutos após marcar seu único gol na partida, o Corinthians marcou o terceiro tento com uma grande jogada de Vic Albuquerque e Diany. A camisa 8 deu um passe magistral para a camisa 17, que estava sozinha, e não perdoou: bateu para o fundo do gol.

Quando parte da torcida já cantava "eliminado" nas arquibancadas da Arena Barueri, a artilheira Miriã incomodou as adversárias. A camisa 15 foi derrubada na área a arbitragem marcou pênalti. Adriana converteu e marcou seu segundo tento no duelo, confirmando o placar por 4 a 1.

Final

Enquanto o Corinthians despachou a Ferroviária, do outro lado da chave, o São Paulo venceu o clássico contra o Santos e chegou a decisão. Depois de dois anos, as equipes iriam se reencontrar para mais uma final de estadual.

A primeira partida da decisão, disputada no Estádio do Morumbi, aconteceu duas semanas depois do Corinthians vencer o tricampeonato da Libertadores Feminina. Com o cansaço de uma temporada em que a equipe disputou 48 jogos ao todo, sendo este o 47º, o Timão conheceu sua primeira derrota na competição (e apenas a segunda no ano).

O gol da vitória do São Paulo foi marcado por Micaelly e, com isso, o Timão precisaria responder em casa, quatro dias depois. A Fiel, inclusive, bateu recorde de público para empurrar as Brabas na Neo Química Arena - foram 30.077 pessoas presentes. 

Em casa, o Corinthians demorou 24 minutos para abrir o marcador em Itaquera. Adriana aproveitou a sobra na área para cruzar de bicicleta, a bola passou por Vic e encontrou Gabi Portilho, que ajeitou para a camisa 10 bater no alto sem chance de defesa para a goleira adversária.

O marcador foi ampliado dez minutos mais tarde, quando Vic Albuquerque recebeu no meio depois de uma boa troca de passes e abriu o jogo com Tamires. A camisa 37 cruzou na medida para Gabi Zanotti que, de carrinho, empurrou para o fundo da rede.

No final da primeira etapa, o São Paulo botou ainda mais fogo no jogo. Após um erro na saída de bola do Corinthians, Naná dominou e bateu no canto da goleira Natascha e diminuiu a vantagem.

O Corinthians, assim como seu adversário, voltou sem mudanças para o segundo tempo em Itaquera. As equipes seguiram buscando oportunidades de gol. Um gol do São Paulo empatando o clássico seria o suficiente para o título adversário, mas coube a Adriana afastar qualquer tipo de perigo e confirmar a taça.

Já nos acréscimos, após uma linda jogada coletiva da equipe do Parque São Jorge, Vic Albuquerque encontrou Adriana e a atacante bateu para o gol sem chance de defesa da goleira do São Paulo. Daí para frente, foi só festa!

O Corinthians chegou ao terceiro título no ano, garantindo a primeira Tríplice Coroa do futebol feminino e encerrando a temporada com chave (e medalha) de ouro.

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!