x

Post de Carlos no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Postagem nada a ver prolvalvemente os fundadores do Corinthian podem ter tirado o nome da bibilia que em inglês corinthian=corinthios quer dizer aquele que vem de Korinthos-Grécia onde se faziam os jogos istimicos, queera repeitado até quando havia guerra na grécia antiga.

em Bate-Papo da Torcida > A origem do nome Corinthians

Em resposta ao tópico:

Corinthians - a origem de um nome

Luiz Roque - professor, contista e poeta emérito

I - O termo na Inglaterra
Sir Conan Doyle (1859-1930) imortalizou-se com o detetive Sherlock Holmes, criado por ele. Entretanto, este escritor que, entre outras coisas, foi médico e pugilista, escreveu outros tipos de romances.

Um dos menos conhecidos é 'Rodney Stone'. No livro, este personagem, aos 65 anos, descreve, em 1851, parte de sua adolescência, na Inglaterra das batalhas marítimas contra Napoleão. Essencialmente, as memórias se referem ao início do século XIX, até o combate de Trafalgar, em 1805.

Na descrição desse período, Rodney Stone expõe que eram chamados 'Corinthians' os cavalheiros e os nobres que se dedicavam ao esporte ou o patrocinavam, empresariando atletas.

Citemos a tradução brasileira, de Breno Silveira, Edições Melhoramentos, sob o título: 'A curiosa história de Rodney Stone', 2ª edição. Na página 131, lemos:

'... Como habitualmente faziam os que, naquela época, desejavam figurar como 'corinthians' e patronos dos esportes'.

Na página 147:

'Meu tio jamais fumara, julgando que tal hábito poderia escurecer-lhe os dentes, mas muitos dentre os 'Corinthians', entre os quais o próprio Príncipe de Gales, deram, na ocasião, tal exemplo.'

E no início do livro, na página 18:

'Um cavalheiro, trajando uma capa branca de cocheiro — um 'Corinthian', como costumávamos chamá-los naquela época — ...'
Vemos que, em 1851, quando Rodney escreve suas memórias, o termo já era desusado.

II - A cidade de Corinto
Corinthian, em inglês (coríntio, em português) significa, ao pé da letra, natural da cidade de Corinto, na Grécia.

A cidade-estado de Corinto (Khórintos, em grego) era uma das 'pólis' helênicas, e situava-se no istmo de Corinto, que liga a Península do Peloponeso à ÃÂtica.

Seu luxo era célebre. A cidade presidia aos Jogos ÃÂstmicos, entre atletas gregos, que se realizavam a cada 4 anos, até 581 a.C.

Dessa data em diante, passaram a ocorrer de 2 em 2 anos. Ligando-se o requinte da sua aristocracia aos jogos esportivos que a cidade patrocinava, talvez se possa entender por que os cavalheiros esportistas de Londres e arredores, no final do século XVIII e princípios do século XIX se denominavam 'Corinthians', isto é, coríntios.

A cidade, que é anterior ao ano 1000 a.C., teve um papel importante na mitologia grega. De lá saiu Belerofonte, para matar a Quimera. Édipo foi criado lá. Jasão e Medéia ali viveram parte de suas vidas. Na época da dominação romana, foi feita capital da Acaia (nome romano da Grécia).

Já no período cristão, a cidade foi evangelizada por São Paulo (Paulo de Tarso). Este pregador ali esteve de 50 a 52 e fundou a igreja cristã de Corinto. Posteriormente, escreveu, de Éfeso e da Macedônia, duas célebres epístolas dirigidas 'aos coríntios'. Destaca-se o capítulo 13 da primeira epístola, que se refere à caridade e ao amor, e que costuma ser lida nos casamentos.

Hoje, Corinto é pequena, e nem sequer se localiza no mesmo lugar da orgulhosa cidade do passado (18.000 habitantes em 1970). Sua população é ortodoxa, como em toda a Grécia.

III - OS TIMES
Na primeira década deste século, veio ao Brasil um clube inglês de futebol chamado CORINTHIANS, nome este que revivia uma expressão de há muito fora de moda.

Esta equipe excursionou pelo Brasil e despertou grande entusiasmo. Assim foi que, em 1910, um grupo de esportistas que incluía vários italianos e diversos industriais, fundou, em São Paulo, o Sport Club Corinthians Paulista.

Finalmente, os paradoxos da História: esse time possui um nome exótico, muitas vezes mal pronunciado, com um TH e um N estranhos ao nosso idioma.

Tal nome se liga a uma cidade da Grécia distante, que poucos conhecem, e designou, num passado remoto e esquecido, os aristocratas esportivos da Inglaterra.

A entidade é, ainda, representada por um distintivo rebuscado, com uma âncora e 2 remos, que lembram, melhor, um clube náutico.

Mas esse conjunto de excentricidades formou, ao que parece, um todo apaixonante, para a população de São Paulo e do Brasil.

E a equipe fundada em 1910 angariou, surpreendentemente, a mais numerosa torcida de São Paulo, e na qual predominam, exatamente, os segmentos mais simples e modestos do nosso povo.

Que estranha ligação com o mundo e com o passado tem a torcida corinthiana?

Responder ao post do Carlos

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Luque WF5

    A culpa desse chaveamento desequilibrado é toda da FIFA que não soube organizar essa copa do mundo

    Última resposta há 1 minuto por Manoel Corinthians

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Felipe RX

    Não existi comparar Cristiano com Messi

    Última resposta há 8 minutos por Manoel Corinthians

    30respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Argentina : como pode?

    Última resposta há 12 minutos por Manoel Corinthians

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de pedro th

    Kkk

    Última resposta há 16 minutos por Manoel Corinthians

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Augusto

    Corinthians fecha com a Fatal Fans, vergonhoso

    Última resposta há 18 minutos por Phil Corintiano

    33respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mathiers

    Fatal Fans não cabe no Corinthians

    Última resposta há 18 minutos por Aleh Policarpo

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Nicolas

    Patrocínio da fatal é nível que estamos hoje

    Última resposta há 19 minutos por Joseph Schwalk Dias

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Nicolas

    A casa tá caindo por isso fechando com site de puta

    Última resposta há 20 minutos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Daniel Soares

    Qual foi o maior absurdo que vocês já viram aqui no fórum?

    Última resposta há 21 minutos por Manoel Corinthians

    34respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Bet pode, casa das primas não : isso se chama HIPOCRISIA

    Última resposta há 21 minutos por Daniel Soares

    16respostas

    acessar o tópico