x

Post de guina no fórum "Estádio do Corinthians" do Meu Timão

Pensamento pequeno quem diz que arena não foi bom negócio e sim mal administrada e situação atual do país

em Estádio do Corinthians > A Arena foi um bom negócio?

Em resposta ao tópico:

Hoje estava lendo uma matéria em que explicava o litígio entre Minas arenas e o Cruzeiro, onde ela explica o contrato em que o Cruzeiro acordou mandar os jogos lá enquanto que a concessionária receberia 25% e o time teria o 'privilégio' de ter prioridade nos jogos. Pois bem, segundo a reportagem tudo azedou quando o Kalil conseguiu uma brecha com o governo do estado para jogar de graça a final da Libertadores. Com isso o Cruzeiro, achou uma brecha no contrato em que a Minas Arenas teria que cobrir eventuais propostas melhores apresentadas à concorrência. Nesse caso, jogar de graça no estádio.

No bairro da zona oeste tem um time que cedeu o espaço do terreno de área valorizada para que uma construtora construisse um estádio e em troca poderia jogar lá. Porém, a construtora tem prioridade no agendamento de eventos caso o agendamento ocorra com atecedência mínima estipulada em contrato. Advogam eles que isso viabilizou a arena deles, porém o que podemos constatar é que a eficiência da construtora em capitalizar o local está fazendo o time jogar 1 vez no mês, chuto eu, fora do local.

No Rio, os times não conseguem tornar o estádio sob concessão privada em um equipamento rentável dado a falta de torcida, a má concepção da reformulação do estádio que retirou as gerais e a falta de futebol de bom nível dentro das quatro linhas.

Se somam a esses casos: o litígio do Grêmio com a construtora da sua arena para a sua compra em definitivo. Arenas públicas em cidades que não possuem time de expressão para encher as arquibancadas o ano todo.

Nesse ceário, me acabei me questionando: A Arena Corinthians foi um bom negócio?

Alerta: As considerações feitas nesse post correspondem a um torcedor com ensino superior longe das áreas de direito, economia, admnistração, Marketing ou área correlatas.

Do ponto de vista estratégico para o time de Futebol SCCP: A arena acertou em cheio as necessidades do time de futebol. Possui um campo impecável de nível igual ou superior as melhores arenas do mundo. O que permite um estilo de jogo bastante fluído, correspondente à nova tendência mundial de estilo de jogo. O comando técnico do time tem conseguido tirar proveito, principalmente em esfera nacional onde os campos tem por caracteríticas serem maiores e com gramas que propiciam jogos mais lentos e cadenciados, não quando o estilo desfavorece o jogo em favor do anti-jogo. Isso se reflete em belas campanhas e uma taxa de aproveitamente invejável.

Do ponto de vista do torcedor: A arena está localizada em um bairro tipicamente corinthiano. Permite que o time desenvolva uma política de sócio torcedor centrada na fidelização de quem vai aos jogos no estádio. Com a certeza de que sempre terá a sua casa a disposição, o time vem conseguindo uma média alta em decorrência da venda antecipada de jogos pela internet. A estrutura impecável, fácil aecsso por transporte público vêm permitindo torcedores comuns que haviam deixado de ir aos jogos voltarem a frequentar com suas famílias. Contata-se uma sinergia incrível entre arena + torcida + time.

Do ponto de vista financeiro para o clube: Ao meu ver, foi um bom negócio. Primeiro porque não envolve intermediários. Ou seja, terceiros não exploram a capacidade do time de trazer torcedores ao estádio (seja com percentagem sob bilheteria, seja por aluguel do mando, seja pela cessão de cadeiras e espaços de conveniências do estádio). Nesse caso, a renda está sendo convertida em patrimônio para o clube uma vez que o imóvel está sendo pago.

Comparando com outros casos, vemos que a falta capacidade de negociação dos clubes em imporem a suas vontades irão resultar em anos de prejuízo para os mesmos, literalmente venderam a alma ao diabo. É de se eleogiar que o Corinthians não ficou refém do lobby das contrutoras que assim do término da copa assumiram os estádios transvestidos de empresas concessionárias (certamente muita propina rolou para os agentes do estado). O Corinthians não cedeu nenhum bem em troca da construção, apenas apresentou-os como garantia.

Das considerações sobre benefícios físcais: A mídia e os anti insistem em teimar que houve dinheiro público e portanto o estádio foi doado. Como isso já foi largamente debatido aqui não irei entrar nos mesmos argumentos que refutam tal ideia. Porém gostaria de dizer: Incetivos fiscais são medidas protecionistas que deveriam em sua grande maioria ser usada para beneficiar negócios nacionais e estratégicos para o país. Os times de futebol se encaixam nesse caso de estratégico e de um elemento nacional que precisa ser preservado no país. Geram muitos empregos, renda e impostos no país. Estrategicamente o governo deveria incentivar e exigir contrapartidas, tais como: responsabilidade sociais, melhoria de gestão e geração de empregos. Pouco se fala que as mais belas arenas americanas recebem inceitvos das cidades para que se instalem na localidade.

Do ponto de vista do futebol nacional, acho que por um lado a copa modernizou os campos. Porém foram poucos os clubes que conseguiram tirar proveito maior do que um 'ter um campo moderno para jogar'. A Arena colocou o Corinthians em um novo patamar de clube aqui na América do Sul. Está mostrando que sim, nós brasileiros temos capacidade de organizar um evento de alta qualidade (não só 1 vez em nunca numa copa do mundo feita por gringos). E sim manter uma estrutura permanete de banheiros impecáveis, serviço de ajuda ao consumidor, loja do clube, lanchonetes, campos bem cuidados, iluminação, sonorização, ações promocionais no intervalo e no telão. Por fim, gostaria de dizer que escrevi esse post como uma forma de levantar a nossa autoestima como brasileiors e mostrar que sou um cara apaixonado pela arena. Pois ela mostra que sim, nós podemos! Clichê, sim! Mas quem se importa... Esses comentário vem de um cara que já assistiu jogo no paca, maracanã, barradão em salvador e até mesmo já visitei arenas modernas como a de basquete de Miami (American Airlines Arena) e posso afirmar categoricamente que a Arena Corinthians é a melhor em todos os aspectos!

Mal o texto, para aqueles que tiveram saco de ler value pela paciência. Sintam-se a vontade pra comentar, elogiar e criticar. (Afinal se até o Tite é criticado, quem sou eu neh...)

Abraços

Responder ao post do guina

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Atletas com contrato até dezembro de 2026

    Última resposta há 43 segundos por Roger timão

    28respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Daniel Santos Fernandes

    Até a base está sem receber

    Última resposta há 55 segundos por Antonio Nesio

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ghost Corinthiano

    #Respeita as Primas, que vergonha!

    Última resposta há 2 minutos por Ghost Corinthiano

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de B R C

    Tévez falando do confronto do Corinthians na Libertadores contra o Rosario Central

    Última resposta há 7 minutos por João Paulo

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rafael Nogueira

    Gigante guerreiro promotor Cássio trabalhando

    Última resposta há 8 minutos por Antonio Nesio

    26respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Igor Alves

    Falta pouco

    Última resposta há 9 minutos por Joseph Schwalk Dias

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Corinthians calou a Bombonera há 14 anos com gol histórico de Romarinho

    Última resposta há 10 minutos por Iron Lana Monaski

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de RC Timão

    Dr Cássio Conserino vai por gente na cadeia. Já estão se borrando por lá

    Última resposta há 10 minutos por Antonio Nesio

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Corinthians fechou com a fatal model

    Criado há 15 minutos por marselo

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SAFCorinthians 2021, 22, 23, 24, 25, 26...

    Bielsa é um Diniz que deu errado

    Última resposta há 15 minutos por Jorge Perna

    9respostas

    acessar o tópico