x

Post de Sidney no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Essa proposta de jogo já foi apresentada ao Tite pela jornalista André Rocha em um papo sobre tática e ele disse que não gosta de fazer saída de três, prefere ter os laterais mais próximos pra uma eventual perda de bola. Portanto não vai rolar. O problema, na minha opinião, é que muitos times já sacaram como funciona a saída de bola do Corinthians, basta bloquear as saídas com os laterais e encostar alguém no meia que venha pra receber que o time fica sem saída. Ano passado a compensação era feita com R. Augusto recuando pra receber a bola e Jadson fechando da direita pra dentro para que juntos os dois executassem as famosas triangulações, porém esse ano não existe mais essa alternativa, Tite tentou emular essa jogada com G. Augusto e Guilherme, mas as características dos dois não permitiram, o treinador tenta então usar o pivô de André pra segurar as bolas que acabam sendo esticadas da defesa, o problema é que o André está mal e não consegue segurar a bola, restando as tentativas frustadas de usar as pontas, como apresentado no texto. Todos esses problemas juntos e aliados à instabilidade psicológica do time quando joga fora de casa são bastante preocupantes ao torcedor corintiano. Resta esperar que Tite encontre alguma outra saída, até o momento desconhecida, ou que o tempo de trabalho que traz entrosamento apresente soluções a um time que precisa de novas alternativas.

em Análise dos jogos > O que falta ao Corinthians

Em resposta ao tópico:

Antes de tudo, queria deixar bem claro que não sou um analista profissional de esquemas táticos e nem me sinto um. Sou apenas um torcedor Corinthiano buscando melhorias para o time.

Observo, desde o início da temporada, que os times adversários estão marcando sob pressão. E o pior de tudo: não sabemos lidar.

Assim, a bola é rifada, ou tocada aos meias abertos (Lucca e Giovanni Augusto) para fazer a parede, quase sempre perdemos a posse.

Foi aí que comecei a observar alguns jogos europeus, e pesquisar sobre na internet. Cheguei à 'superioridade numérica'.

Com a bola, e sem, jogamos no já tradicional 4-1-4-1. Geralmente, quado não somos pressionados, a bola é distribuída ao Bruno Henrique ou Guilherme. Elias participa, porém menos.

As setas representam a movimentação do sistema defensivo. Com o recuo de Bruno Henrique se infiltrando entre os zagueiros, temos uma opção a mais para rodar a bola, além de uma visão de jogo mais apurada. Isso liberaria Fagner e Arana, tornando um 3-5-2/3-4-3.

Desenho tático com as movimentações defensivas. Arana e Fagner dariam amplitude, abrindo espaço no meio para um melhor trabalho de Guilherme e Giovanni Augusto. Caso a posse fosse perdida, teríamos jogadores o suficiente para uma pressão efetiva, não preocupando com possíveis contra-ataques.

Enfim, nação, gostaria de ver um dia o Corinthians atuando assim. Seria uma boa resposta a pressão adversária. É muito comum ver esse tipo de tática sendo usado nos grandes europeus.

Obs: esse seria meu time titular. Fico em duvida apenas entre Arana e Uendel.

Abraços!

Responder ao post do Sidney

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Haniel Sousa

    Aos Argentinos do fórum

    Última resposta há 3 minutos por Rocky

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    O hexa vem ai

    Última resposta há 7 minutos por Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bruno C.

    Agora sim, vamos ser justos. Seleção tá jogando bem

    Última resposta há 8 minutos por Bruno C.

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando diniz

    Bagre Tiago não entra mais no time

    Última resposta há 8 minutos por Elnatã Nascimento

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luis Henrique da cunha santos

    Ryan Mostra como o Raphinha é Fraco

    Última resposta há 9 minutos por Thiago Augusto

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Elnatã Nascimento

    Vamos gente, eu quero mais tópicos de qualidades...

    Última resposta há 9 minutos por Roblox Neto

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Neves Neto

    Para o ódio de alguns

    Última resposta há 9 minutos por Tulio Melo

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Como o Corinthians se sairia na Copa do Mundo?

    Última resposta há 10 minutos por mauricio randi

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Clilson Assis

    Melhor vender o PSJ pra abrir um presídio

    Última resposta há 10 minutos por Jefferson nunes

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Juan Sebastian veron

    Que várzea essa Escócia hein

    Última resposta há 10 minutos por Tom

    16respostas

    acessar o tópico