Deco 20
Cara, discordo! É verdade que os clubes de ponta lá tem uma capacidade de investimento muito maior que qualquer clube brasileiro. Mas eles 'sobram' em seus respectivos campeonatos pq a distância entre os 20 clubes que disputam as principais divisões é muito maior que a distância entre os 20 clubes que disputam o Brasileirão. Ou seja, apesar de Corinthians, SPFW, Flamengo, Palmeiras, etc. Não chegarem perto de United, City, Bayern, dentre outros, também estão bem acima de Aston Villa, Sunderland, Augsburg e por aí vai. Os melhores times brasileiros ficariam numa posição intermediária nesses campeonatos. E aí a coisa mudaria de figura. Lá, cada clube de ponta tem 3 ou 4 clubes próximos pra jogar e outros 15 pra dar pancada. Aqui são ao menos 12/14 que jogam de igual pra igual e somente 6/8 pra saco de pancada. Não esquece que quando você altera o contexto, o resultado do experimento se altera!
em Bate-Papo da Torcida > A dificuldade do Campeonato Brasileiro
Em citação ao post:
O nível técnico aqui é baixo sim.
Quando tiver um clube com uma boa estrutura aqui no Brasil (Corinthians caminha para ser esse time), uma boa grana...Já era. Vai ficar até chato. A cada 10 anos, esse time ganhará 8.
A diferença é que lá fora (Europa) os times tops tem uma estrutura e um poder aquisitivo infinitamente superior aos demais.
Ou vocês acham que se um Chelsea, United, City, Arsenal, Barça, Real, Bayern, Borussia, PSG e Juventus disputassem o Brasileirão a história não seria diferente?
Ganhariam 90% dos campeonatos.
Os caras tem grana para contratar os melhor jogadores de todo o mundo.

