x

Post de Roberto no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Para ele ter tudo isso aprimorado da forma que você colocou, teria que voltar o tempo... Infelizmente não tem jeito

em Bate-Papo da Torcida > Yuri Alberto: por que sempre o mesmo ciclo?

Em resposta ao tópico:

Entre amor e crítica, o nome de Yuri Alberto continua sendo um dos mais debatidos no Sport Club Corinthians Paulista. E existe um motivo claro para isso: o camisa 9 é um atacante raro em entrega, intensidade e movimentação, mas extremamente instável quando o assunto é tomada de decisão e finalização.

Yuri é o típico atacante que incomoda qualquer defesa. Sua principal característica é o “facão” nas costas da zaga: ataca profundidade com agressividade, pressiona defensores, briga fisicamente, faz pivô e nunca deixa de competir. Em termos de vontade e dedicação, dificilmente alguém dentro do elenco consegue igualar sua entrega.

Mas o futebol de alto nível cobra mais do que intensidade. Cobra eficiência.

E é exatamente aí que começa o principal problema do atacante corinthiano.

O atacante que cria… e desperdiça.
Muitos centroavantes vivem de poucas oportunidades. Yuri, não. Ele consegue gerar chances o tempo inteiro graças à sua movimentação. O problema é que, em muitos jogos, transforma um desempenho taticamente excelente em uma atuação tecnicamente frustrante.

Os gols perdidos — principalmente em situações claras — acabam pesando demais em campeonatos de pontos corridos, onde cada detalhe custa posições na tabela. Em mata-mata, um erro pode ser reparado no jogo seguinte. No Brasileirão, não. Um gol perdido hoje pode significar uma Libertadores perdida em dezembro.

E isso explica o ciclo constante:

- Yuri melhora;
- ganha confiança;
- engata sequência;
- vira decisivo;
- começa a errar gols simples;
- perde confiança;
- entra em ansiedade;
- oscila novamente.
Não parece um problema de falta de capacidade. Parece um problema de estabilidade mental e técnica sob pressão.

A ansiedade acelera tudo.

Existe uma característica muito clara no jogo de Yuri Alberto: ele joga “a mil” o tempo inteiro. Isso é positivo para pressionar, disputar espaço e competir. Mas, dentro da área, às vezes o atacante precisa exatamente do contrário: calma.

Em vários lances, Yuri finaliza antes da hora, acelera a conclusão ou escolhe a força quando o correto seria o posicionamento. O resultado são finalizações precipitadas em jogadas que pediam tranquilidade.

Grandes atacantes não são apenas agressivos. São frios.

O caminho pode estar em um treino mais específico e intensivo.
A solução talvez não esteja em mudar Yuri Alberto como jogador, mas em lapidar o que ele já faz bem.

Um treinamento mais intensivo e direcionado para:

  1. Tomada de decisão;
  2. Finalização sob pressão;
  3. Repetição de gols “simples”;
  4. Controle emocional em situação clara;
  5. Leitura do goleiro;
  6. Tempo da conclusão;

Isso tudo pode diminuir drasticamente sua irregularidade porque movimentação ele já possui. Raça também. Presença física, idem.

O que falta para Yuri atingir um patamar superior é transformar volume em eficiência.

*O Corinthians ainda depende dele!

Mesmo em fases ruins, Yuri continua participando do jogo. Continua atacando espaço, brigando com zagueiros e criando cenários ofensivos. Isso mostra que o problema não é ausência de entrega — muito pelo contrário. Talvez o maior desafio do Corinthians hoje, seja transformar um atacante extremamente voluntarioso em um atacante decisivo de forma constante.

Porque, quando Yuri Alberto está confiante, o Corinthians ganha profundidade, intensidade e poder ofensivo. Mas quando entra novamente no ciclo de erros e ansiedade, o time perde pontos que fazem falta justamente no campeonato mais cruel do calendário: o Brasileirão.

Responder ao post do Roberto

Réplicas desse post

Foto do perfil de Pedro

Pedro 20 posts

@pedro.henrique.roko em 14/05/2026 às 23:47

Pois é... Mas gostei do gol dele hoje. Essa é a tal calma que queria que ele tivesse mais, porque irrita os gols perdidos em sequência por ele

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Lucas de Souza Portella

    Dia 326 suplicando por misericórdia para o Corinthians

    Última resposta há 34 segundos por Marco Antônio

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando Zemetek

    Recordistas da história do Corinthians em gols marcados (03/03)

    Última resposta há 1 minuto por Oilson Amorim dos Reis

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Érik Januário da Silva

    Marcelo paz falou uma bobagem gigantesca que mostra porque a gente não vai sair do buraco financeiro

    Última resposta há 5 minutos por Gabriel magalhaes

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Hoje tem brasa...

    Criado há 6 minutos por Roblox Neto

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Álex

    Assistindo o Sub-17 do Corinthians. Mano, o Moscardo já pode subir!

    Última resposta há 6 minutos por Rafael Nogueira

    33respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    Maradona, definitivamente, não era um "parça do Neymar"

    Última resposta há 8 minutos por Oilson Amorim dos Reis

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luis Flavio Moraes

    LED Zeppelin é f.oda

    Última resposta há 9 minutos por Marcos Big Marck

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 9 minutos por Valter Guilherme Junior

    77respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de VIÚVA VP

    E essa criatividade nas bolas paradas de Portugal

    Última resposta há 10 minutos por Octávio Oliveira

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas ¨

    Primeira intervenção judicial saiu. é para glorificar de pé

    Última resposta há 13 minutos por Lucas ¨

    6respostas

    acessar o tópico