x

Post de andre no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Estava analisando alguns números recentes do Corinthians e uma coisa chama muita atenção: como um clube que arrecada tanto ainda sofre tanto financeiramente?

Só na Libertadores, o Corinthians já garantiu mais de 5 milhões em premiações pelas vitórias até aqui. Somando as arrecadações dos jogos em casa, já foram mais de 6 milhões em bilheteria bruta. Mesmo descontando os custos operacionais, ainda sobra um valor muito alto.

Usando como base os borderôs divulgados no ano passado, os custos de operação dos jogos normalmente ficam entre 50% e 55% da arrecadação bruta. Ainda assim, somente nesses jogos da Libertadores o clube já conseguiu arrecadar mais de 8 milhões líquidos.

No Campeonato Brasileiro, a média líquida por jogo costuma passar facilmente de 1 milhão. No Paulista, o clube também teve uma arrecadação muito forte, ultrapassando 11 milhões líquidos.

Somando:

* Libertadores

* Campeonato Paulista

* Brasileirão

* Premiações

* Copa do Brasil

* Direitos de transmissão

* Patrocínios

* Venda de jogadores

O Corinthians já movimentou dezenas de milhões apenas neste início de temporada.

Então surge a pergunta que muitos torcedores fazem:

Como um clube desse tamanho ainda sofre tanto para pagar a Arena?

A resposta está menos na arrecadação e mais na estrutura financeira construída ao longo dos anos.

O Corinthians hoje é um gigante em torcida, audiência, bilheteria e exposição. Porém, ao mesmo tempo, carrega:

* dívidas acumuladas,

* juros enormes,

* folhas salariais elevadas,

* parcelamentos,

* comissões,

* processos,

* déficits de gestões anteriores.

E existe uma diferença enorme entre faturamento e dinheiro realmente disponível.

Um jogo pode arrecadar milhões, mas boa parte vai para:

* operação,

* segurança,

* impostos,

* logística,

* taxas,

* manutenção do estádio,

* fornecedores.

Além disso, muitos valores futuros já estão comprometidos com antecipações financeiras feitas em anos anteriores.

O grande problema do Corinthians nunca foi falta de potencial econômico. Pelo contrário: poucos clubes no Brasil têm a capacidade de arrecadação que o Corinthians possui.

O verdadeiro problema sempre foi gestão.

E talvez seja justamente isso que mais revolta o torcedor: perceber que um clube tão imenso financeiramente ainda pareça pequeno quando o assunto é estabilidade econômica.

O Corinthians é um gigante que arrecada como potência, mas ainda vive tentando sobreviver às consequências de muitos anos de administrações problemáticas e corrupção sistemica.

em Bate-Papo da Torcida > Arrecadação e dívida que não fazem sentindo se não corrupção

Responder ao post do andre

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Bruno Vinicius

    Off Topic - Isso é uma vergonha

    Última resposta há 2 minutos por José Oliveira

    50respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Eduardo da Silva

    CazéTV - Esta ruim a transmissão?

    Última resposta há 2 minutos por T-gerg

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Sccp

    Brasil nas oitavas. Rumo ao hexa

    Última resposta há 3 minutos por Azazel Zel

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    Doutor Sócrates, definitivamente, não era um "parça do Neymar"

    Última resposta há 6 minutos por Marco Antônio

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Corinthians minha vida

    Corinthians não pode atrasar salários nessa etapa

    Última resposta há 14 minutos por André Santos

    45respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Daniel Santos Fernandes

    Até a base está sem receber

    Última resposta há 15 minutos por PEDRO NEVES TEIXEIRA

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rafael Ferreira

    Seria sensacional ver o Diniz ganhando títulos no Corinthians

    Última resposta há 18 minutos por SAFCorinthians 2021, 22, 23, 24, 25, 26...

    28respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Magno Amoreira

    Miguel Moscardo

    Última resposta há 18 minutos por Daniel Soares

    63respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de André Guerrero

    E esse Paraguai x Austrália

    Última resposta há 37 minutos por Cavalinho du Corinthians

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas de Souza Portella

    Nosso chaveamento no mata-mata provavelmente vai terminar sendo assim:

    Última resposta há 40 minutos por Lucas de Souza Portella

    6respostas

    acessar o tópico