x

Post de Joseph no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Augusto recebeu o relatório e pipocou, dizia que era doa a quem doer, doeu nele mesmo que perdeu a boquinha $$$

em Bate-Papo da Torcida > EY contradiz versão e expõe crise no Corinthians

Em resposta ao tópico:

EY contradiz versão e expõe crise no Corinthians

Corinthians entra na mira do MP após EY negar auditoria: o que está em jogo na nova crise do clube?

Uma nova frente de questionamentos se abre sobre a situação financeira do Corinthians e, desta vez, com potencial de desdobramentos jurídicos. Documento encaminhado pela Ernst & Young (EY) ao Ministério Público de São Paulo indica que não existe qualquer relatório de auditoria da empresa sobre o clube, apesar de a existência desse material ter sido mencionada anteriormente em diferentes contextos.

A informação surge no âmbito de um procedimento investigatório criminal em andamento na capital paulista. No ofício, a EY afirma que, embora tenha prestado serviços técnicos ao Corinthians, nenhum deles teve natureza de auditoria independente, ponto central da controvérsia. Na prática, isso significa que o chamado “Relatório de Conclusão de Auditoria”, citado em discussões sobre a saúde financeira do clube, simplesmente não foi produzido.

POR QUE ISSO IMPORTA

Auditorias independentes têm um papel crucial: validar informações financeiras e dar transparência à gestão. Quando um clube do tamanho do Corinthians enfrenta questionamentos sobre dívidas, contratos e governança, a existência, ou ausência, desse tipo de documento não é detalhe técnico, é peça-chave.

Sem uma auditoria formal:

* Não há validação externa das contas
* A confiabilidade das informações divulgadas fica fragilizada
* Cresce o espaço para disputas políticas internas e suspeitas externas

O PONTO DE RUPTURA

O caso ganha peso porque o próprio Ministério Público havia solicitado o relatório à EY. A resposta direta da empresa, afirmando que ele não existe, cria um cenário desconfortável:

* Se não houve auditoria, por que a ideia de sua existência circulou?
* Quem se beneficiaria dessa narrativa?
* Houve erro de comunicação, interpretação ou algo mais grave?

Essas perguntas passam agora a orientar o foco das investigações.

POSSÍVEIS DESDOBRAMENTOS

A depender do que for apurado, o caso pode evoluir em diferentes direções:

* Responsabilização de gestores, caso fique comprovado que houve indução ao erro
* Ampliação da investigação para contratos e decisões administrativas
* Pressão política interna, especialmente em um clube historicamente marcado por disputas de poder

Além disso, o episódio pode impactar diretamente a credibilidade da atual ou de gestões anteriores, dependendo de quando e como a suposta auditoria foi mencionada.

CLIMA DE DESCONFIANÇA

Nos bastidores, o ambiente já é de tensão. A revelação reforça a percepção de falta de transparência e pode aumentar a pressão de conselheiros, torcedores e até patrocinadores por explicações mais claras.

Em um momento em que o futebol brasileiro discute profissionalização e governança, o caso do Corinthians expõe um problema recorrente: a distância entre discurso e prática na gestão dos grandes clubes.

E AGORA?

O Ministério Público deve aprofundar a apuração com base no documento da EY. O Corinthians, por sua vez, terá de se posicionar de forma mais objetiva para conter o desgaste.

Mais do que uma crise pontual, o episódio coloca em debate algo estrutural: até que ponto os mecanismos de controle e transparência dos clubes brasileiros são, de fato, confiáveis.

Se confirmadas inconsistências, não será apenas uma “bomba” de bastidor, mas um caso com potencial de marcar a história administrativa do clube.

Responder ao post do Joseph

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Biro Biro

    Yuri

    Última resposta há 4 segundos por ROSANA RSN

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Chato do Forum

    Safiel - Saf sem dinheiro!

    Última resposta há 15 segundos por Son Goku

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Marco Antônio

    Primeiro clube paulista campeão da Copa do Brasil

    Última resposta há 18 segundos por Renann Matthaues

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Que raiva desse Stabile

    Criado há 10 horas por marselo

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Kimbo Badd

    Hoje no Bar aqui do bairro rolou debate que a seleção do Japão deveria ser desclassificada

    Última resposta há 51 segundos por ROSANA RSN

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Goku Corinthiano

    Tem um atacante brasileiro com 42 Gols em 25 jogos, Corinthians precisa ir atrás

    Última resposta há 1 minuto por ROSANA RSN

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de RC Timão

    EUA. Tudo é planejamento

    Última resposta há 1 minuto por Caio Marolato

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Lord Rock

    ENQUETE: Qual sua opinião sobre a SAFiel?

    Última resposta há 6 minutos por Fernando Oliveira

    189votos

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 7 minutos por Gunter Silvio Vieira Gomes

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    Seleção de Cabo amoleceu para o Uruguai

    Última resposta há 8 minutos por ROSANA RSN

    8respostas

    acessar o tópico