Felipe Santos
Vejo muitos comentando que esses contratos são loucura e mal feitos. O problema é que existe um conceito chamado 'risco X retorno'. Quanto maior o risco de um investimento, maior o retorno. Quanto mais seguro, mais garantido é o recebimento futuro, entretanto, menor é o retorno.
Todo mundo já tá cansado de saber que o Corinthians é caloteiro e não tem credibilidade. Sinceramente, quem venderia qualquer coisa para o Corinthians com punições 'leves' em caso de atraso? É praticamente um atestado de que vai ficar sem receber.
Você tem uma TV pra vender. Um amigo tem fama de caloteiro e outro tem fama de bom pagador. Se os dois oferecerem o mesmo valor e as mesmas condições de pagamento, para quem você venderia a TV? É óbvio.
Para que você escolha vender para o com fama de caloteiro, você obrigatoriamente vai cobrar um 'prêmio' pelo risco, ou seja, vai vender mais caro.
Agora, o caloteiro pode falar 'por favor, parcela pra mim, eu juro que vou pagar'. Você até pode vender com melhores condições, mas vai se defender colocando cláusulas como 'se atrasar 1, vai pagar a vista'. Mais uma vez, risco X retorno. E caso ele não aceite, você simplesmente vende para quem tem mais credibilidade e garantia.
Dito tudo isso, não é que os contratos são ruins. É que o Corinthians tá com uma fama tão negativa que simplesmente ninguém vai vender / fechar negócio com a gente se não tiver em contrato as garantias mais absurdas. Ou a gente contrata jogador que ninguém quer, ou precisamos pagar mais caro ou com garantias mais absurdas pra ter chances de preferirem a gente.
A torcida pede jogador toda hora e não quer nenhum pé de rato.
Enfim...
Negociar sem credibilidade é uma sic.
Se você tem credibilidade você usa isso pra negociar 'olha, eu sou bom pagador, pago 10% a menos mas é garantido que você vai receber'
Tempos sombrios..
em Bate-Papo da Torcida > Sobre contratos - 'atrasa 1 parcela = tem que pagar todas' -...