x

Post de Ivan no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Outros pontos que considero importantes:

- Por mais que for legítimo, ele se mostra inicialmente bem duvidoso (por todos os pontos já citados e pelos que eu vou citar) e uma coisa que o Corinthians definitivamente não precisa agora é de mais incertezas;

- O candidato tem um cargo médio em uma empresa média: não é 'normal' ele ter acesso a uma proposta bilionária dessa;

- Por mais que estão dizendo que o aporte não seria total da Holding, não é nenhum um pouco normal empresas de factoring trabalharem na casa dos BILHÕES;

- Por mais que empresas do ramo não necessitam de regulamentação do Bacen, grandes e antigas empresas do ramo têm balanços auditaveis, o que a GSP tem zero;

- Por fim, é uma empresa com 9 anos de atuação na área e que já encerrou uma filial na Inglaterra em 2020. No mínimo duvidoso para um aporte na casa do BILHÃO

em Bate-Papo da Torcida > Vamos falar sobre GSP Holding?

Em resposta ao tópico:

Quem é a GSP Holding?
A GSP Holding é uma empresa que se apresenta como um grupo de fomento mercantil e gestão de crédito. Segundo o próprio candidato, ela seria a responsável por esse investimento bilionário. No entanto, uma análise mais detalhada mostra alguns pontos que precisam ser observados com cautela.

Não é um banco regulamentado: Apesar de usar termos como 'GSP Bank' e se apresentar como banco em materiais e redes sociais, a GSP Holding não está registrada como instituição financeira no Banco Central do Brasil (Bacen). Isso significa que ela opera com capital próprio e não tem permissão para captar depósitos de terceiros, como os bancos tradicionais.
Falta de informações financeiras: A empresa não divulga demonstrações financeiras auditadas, o que torna impossível verificar seu patrimônio real e a capacidade de realizar um investimento desse porte. Alguns documentos públicos, de anos anteriores, chegam a apresentar valores inconsistentes.
Modelo de negócio: Como uma empresa de fomento mercantil (factoring), a GSP opera com a compra de títulos de crédito, como duplicatas. Isso é diferente da operação de um banco, que oferece uma gama maior de serviços e tem uma estrutura de capital mais robusta.

A GSP Holding tem capacidade para investir US$ 1 bilhão?
Com as informações disponíveis, não há como confirmar a capacidade financeira da GSP Holding para realizar um investimento de US$ 1 bilhão. A ausência de demonstrações financeiras auditadas e o fato de a empresa não ser um banco regulamentado levantam sérias dúvidas. Um aporte desse valor exigiria um capital gigantesco, algo que, com base nos dados públicos, não é compatível com o perfil da GSP.

O próprio candidato, em entrevista, chegou a mencionar que a empresa tem um patrimônio de '6 bilhões e alguma coisa', mas sem apresentar qualquer comprovação. E mesmo que essa informação fosse verdadeira, o patrimônio de uma empresa não é dinheiro disponível em caixa para ser investido em um único projeto.

Podemos confiar na proposta?
A promessa é tentadora, especialmente para um clube com a situação financeira do Corinthians. No entanto, é crucial que a gente analise os fatos de forma objetiva.

Proposta condicionada: O próprio André Castro deixou claro que o aporte só acontecerá se ele for eleito presidente. Isso coloca a proposta em um patamar de 'promessa de campanha' atrelada a uma vitória eleitoral, o que é um ponto de atenção.
Juridicamente, é complexo: Como a GSP não é um banco e o Corinthians ainda é um clube associativo (não uma SAF), o 'investimento' de US$ 1 bilhão não poderia ser um simples aporte de capital. Legalmente, seria mais provável que se configurasse como um patrocínio, um empréstimo ou uma cessão de recebíveis, o que muda completamente a natureza do acordo e as contrapartidas para o clube.
Transparência e credibilidade: A falta de transparência sobre os dados financeiros da empresa e a inconsistência na sua própria apresentação (usando o termo 'banco' sem ser regulamentada) são 'red flags' que afetam a credibilidade da proposta.
Em resumo, a proposta de investimento bilionário é, no mínimo, duvidosa. A falta de comprovação financeira e a natureza não regulamentada da empresa GSP Holding impedem qualquer tipo de garantia de que esse aporte realmente aconteceria e nas condições prometidas.

Minha opnião:

A proposta de R$ 1 bilhão ao Corinthians me parece uma grande furada, uma espécie de 'Taunsa 2.0'. O principal motivo da minha desconfiança é o fato de o suposto investidor mencionar que o 'banco' dele tem um patrimônio de US$ 6 bilhões, mas que vai investir apenas US$ 1 bilhão no clube. Essa alegação, sem qualquer prova concreta, soa como algo totalmente inverídico.

Eu até consideraria a proposta com um pouco mais de seriedade se o 'banco' tivesse um capital muito maior e se o interessado tivesse, de fato, apresentado alguma documentação que comprove a existência e a capacidade financeira dessa instituição, o que ele não fez.

No final das contas, tudo isso não passa de mais uma promessa de campanha eleitoral, feita para conquistar os votos dos torcedores que sonham com um Corinthians mais forte e financeiramente estável. É a clássica jogada de usar um sonho para ganhar uma eleição.

Responder ao post do Ivan

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Daniel Santos Fernandes

    E os salários atrasados, vai esperar completar 2 meses?

    Última resposta há 3 segundos por FELIPE OLIVEIRA

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    Esse vídeo tem um potencial gigante de envelhecer mal

    Última resposta há 5 segundos por Headbanger Fiel

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Felipe Santiago

    Cite um jogador de futebol sic, eu começo!

    Última resposta há 26 segundos por Kevin Shields de Itaquera

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de ANTONIO G MATOS

    Quem Diria os Engomadinhos da Vila Sonia Se Curvariam Diante de Tamanho Descalabro, Hein?

    Última resposta há 45 segundos por F. FZZ

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 56 segundos por Prof. Fabiosape fabiosape

    40respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Leandro Florentino

    Arena - Ampliação

    Última resposta há 1 minuto por Sthéfano Vieira Mello

    23respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Cadê os apoiador do André negao

    Última resposta há 1 minuto por Marcelinho Surrado

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Véi Mofado

    Vou votar no André Negão para presidente

    Última resposta há 2 minutos por F. FZZ

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Lcs

    O Fantástico mundo dos corintianos (Alguns)

    Última resposta há 2 minutos por dennys eduardo rodrigues

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Chato do Forum

    Safiel - Saf sem dinheiro!

    Última resposta há 2 minutos por Prof. Fabiosape fabiosape

    23respostas

    acessar o tópico