x

Post de Rodolfo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Você falando em investir na base e eu vendo a foto do Léo Maná me deu até calafrio...?

em Bate-Papo da Torcida > A base é o caminho!

Em resposta ao tópico:

A base é o caminho!

Diante da grave crise financeira e da dificuldade em contratar jogadores de alto nível, o Corinthians precisa, com urgência, profissionalizar de forma definitiva e estratégica sua base. O clube não possui recursos suficientes para investir em reforços no mercado e, tampouco, para lidar com sua dívida bilionária — o que torna a formação de atletas uma necessidade, não uma opção.

Não se trata de transformar os garotos da base em titulares imediatos, mas sim de dar minutagem, preparar tecnicamente e mentalmente esses jovens, para que se desenvolvam de forma mais acelerada e eficiente. Exemplos recentes comprovam essa necessidade: jogadores como Breno Bidon, Wesley e tantos outros que participaram do elenco entre 2023 e 2024 tiveram oportunidades, evoluíram dentro de campo e hoje representam um retorno técnico e financeiro importante para o clube.

A estimativa é de que, somadas, essas revelações possam ter gerado mais de R$ 500 milhões ao Corinthians — mesmo com vendas realizadas por valores considerados baixos, como foi o caso de Murillo.

Mas é importante entender por que o Corinthians tem vendido suas promessas por valores inferiores aos dos rivais, como o Palmeiras. A explicação é simples e lógica: a situação financeira e esportiva do clube interfere diretamente na valorização dos seus ativos. Hoje, o Corinthians acumula uma dívida superior a R$ 2,5 bilhões, e isso é de conhecimento do mercado. Os clubes compradores sabem da fragilidade financeira da instituição e utilizam esse fator como argumento de pressão nas negociações.

Além disso, na época de diversas vendas, o time ocupava posições fora do G10 do Campeonato Brasileiro — o que, naturalmente, desvaloriza os atletas formados no clube. Essa realidade não é exclusividade do Corinthians; afeta qualquer clube do mundo em situação semelhante.

Se compararmos ao Flamengo, por exemplo, a realidade é completamente oposta. Para eles, vender um jogador da base por 15 milhões de euros é apenas uma operação comum, que pouco interfere no orçamento anual. Já para o Corinthians, uma venda nesse valor pode representar um 'suspiro financeiro', capaz de aliviar pressões e permitir investimentos pontuais.

Por tudo isso, fica clara a urgência: o Corinthians precisa transformar sua base em um setor profissionalizado, com visão de longo prazo, integração com o time principal e gestão responsável. Isso não apenas fortalece o futebol do clube, como pode ser a principal saída para sobreviver financeiramente no cenário atual.

Responder ao post do Rodolfo

Réplicas desse post

Foto do perfil de Nerba

Nerba 3.579 posts

@simon em 29/06/2025 às 00:37

Exatamente, poderia ser ao menos o rebolento do Weslei que nos rendeu alguma grana.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Felipe Santiago

    Cite um jogador de futebol sic, eu começo!

    Última resposta há 9 segundos por Kevin Shields de Itaquera

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de ANTONIO G MATOS

    Quem Diria os Engomadinhos da Vila Sonia Se Curvariam Diante de Tamanho Descalabro, Hein?

    Última resposta há 28 segundos por F. FZZ

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 39 segundos por Prof. Fabiosape fabiosape

    40respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Leandro Florentino

    Arena - Ampliação

    Última resposta há 47 segundos por Sthéfano Vieira Mello

    23respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Cadê os apoiador do André negao

    Última resposta há 54 segundos por Marcelinho Surrado

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Véi Mofado

    Vou votar no André Negão para presidente

    Última resposta há 1 minuto por F. FZZ

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Lcs

    O Fantástico mundo dos corintianos (Alguns)

    Última resposta há 1 minuto por dennys eduardo rodrigues

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Chato do Forum

    Safiel - Saf sem dinheiro!

    Última resposta há 1 minuto por Prof. Fabiosape fabiosape

    23respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ezequiel Wailer

    Amistoso: Cascavel Vs Corinthians

    Última resposta há 2 minutos por André Guerrero

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Kimbo Badd

    Hoje no Bar aqui do bairro rolou debate que a seleção do Japão deveria ser desclassificada

    Última resposta há 2 minutos por Fábio de Gouveia Pereira

    20respostas

    acessar o tópico