Jose Ribeiro
Minha empresa é AeB e não usamos o 6x1, não só pq tive uma vida na mesma, como quero ter funcionários, que saibam que não tão se phodeno, nos estamos juntos, até faltas são raríssimas e já comunicado para fazermos algo diferente. Teve aumento de custo na contratação? Talvez, posso ganhar um pouco menos, mas tenho uma galerinha na cozinha, que nunca vi em toda minha carreira. Foi pensando no quanto rodei e o quanto não queria isso para quem tá comigo
em Off topic > Fim da 6x1
Em citação ao post:
Mano, seguinte.
O 6x1 deve acabar sim.
Mas tem que olhar pra parte financeira.
Muitas empresas só pagam o salário mínimo e outras tem um lucro muito baixo, o que inviabiliza o aumento de salário.
Fora as contas residenciais, impostos, tarifas...
Se você tem um salário mínimo de 1.800 reais, por exemplo, e tem que pagar 200 reais de luz, 200 de água, imposto de IPTU, imposto de renda (se você ganha 1.800, você e a empresa pagam 5% dessa renda ao governo. Então você pagaria 100 reais por aí), + a hipoteca (se for casa própria) ou 1.000 reais de aluguel (sendo bem otimista ainda dá pra achar um pelo valor de 900 reais hoje em dia mas é muito raro) então você bota tudo isso na ponta do lápis e observe.
Algumas empresas pagam a mais se você trabalha na escala 6x1, sendo extremamente otimista, você pode ganhar até 2.300 reais, SENDO OTIMISTA. E ainda assim continua caro.
Empresas pequenas com lucro pequeno serão as mais afetadas no caso.
Aumentar o número de trabalhadores também é meio arriscado por que a empresa teria que pagar o dobro da quantidade de salários que já paga e perder a estrutura salarial...