x

Post de Roger no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Faltou colocar aí Edenilson, Jucilei, Lucca e Gustagol.

em Bate-Papo da Torcida > As 'apostas' de 2008 a 2012: Desconhecidos ou Atletas já relevantes?

Em resposta ao tópico:

Bom dia a todos,

Com a necessidade de reformulação do elenco e os problemas que tivemos recentemente ao repatriar jogadores que deram certo por aqui no passado, grande parte do fórum costuma citar atletas da época de 2010 para justificar o investimento em atletas de divisões menores, desconhecidos e que possam mostrar bom desempenho, vindo mais barato.

É normal ver a galera citar jogadores como Chicão, André Santos, Elias, Ralf, entre outros. Mas o quão 'desconhecidos' eram esses caras na verdade?

Fiz uma lista das 'boas contratações' do time entre 2007 e 2012 vou tentar explicar caso a caso e ver se havia algum padrão nestes negócios, ou se foi somente sorte.

Atleta - De onde Veio

Felipe - Bragantino
Chicão - Figueirense (time de Série A, em 2006 fez a melhor campanha da sua história)
William - Grêmio
Paulo André - Le Mans - França e passagem por Atlético PR)
André Santos - Figueirense (Passagens por Galo e Flamengo)
Alessandro - Santos (Dinamo Kiev, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo)
Cristian - Flamengo (Atlético PR)
Elias - Ponte Preta (que caiu em 2006, mas estava lá desde a 2000 na série A e fez a Base Sub 20 no Palmeiras)
Morais - Vasco
Douglas - São Caetano (também caiu em 2006, mas vinha bem antes)
Jorge Henrique - Botafogo (passagem pelo Atlético PR)
Leandro Castan - Grêmio Barueri (subiu em 2009 e fez campanha de meio de tabela em 2010)
Ralf - Grêmio Barueri
Felipe - Bragantino (Corinthians tinha uma parceria com eles na época)
Romarinho - Bragantino
Paulinho - Bragantino
Bruno Cesar - Santo André (estava no BR de 2009 e foi Finalista do Paulistão de 2010)
Cássio - PSV (Grêmio)
Fábio Santos - Grêmio (Santos, São Paulo, Cruzeiro)
Edenilson = Caxias (Finalista do Gauchão de 2009)
Alex - Spartak Moskov (Internacional)
Willian Bigode - Figueirense (Vice Série B em 2010 e 7º Colocado no BR de 2011)
Jucilei - Corinthians PR (Acho que não existe mais)

Observando os atletas mencionados, fora os casos do Paulinho, Felipe, Romarinho e Jucilei, que vieram de clubes parceiros, TODOS atletas vieram de CLUBES RELEVANTES DE SÉRIE A ou Equipes que fizeram campanhas muito acima de suas expectativas como aconteceu com o Figueirense de 2006 e 2011, Grêmio Barueri de 2010, Caxias de 2009, e Santo André de 2010 (este acho que é mais fácil de lembrar).

Acho que a contratação de um atleta como o Raniele, que fez boa temporada pelo Cuiaba e Avaí ano passado, é bastante coerente com este passado recente de contratações que deram certo.

Mas não dá pra usar o argumento do Elias, André Santos e afins para qualquer atleta de série B que é especulado aqui, como deu pra ver, quase todo mundo da lista era jogador de sériie A, e que na época, não era só observado pelo Corinthians, Ralf e Bruno Cesar por exemplo tiveram concorrência de rivais nossos durante as negociações.

Dá para montar um time competitivo com atletas mais baratos sim, mas acho que temos que manter o sarrafo mais alto, pelo menos focando em atletas que já vem se destacando na série A nos últimos anos.

As 'oportunidades de mercado' de anos atrás eram ótimas, mas estavam longe de ser apostas de alto riscos, todos já eram conhecidos e tinham ao menos uma trajetória vitoriosa na carreira antes de vir para o Timão.

Responder ao post do Roger

Réplicas desse post

Foto do perfil de Hiago

Hiago 566 posts

@hiago-vieira-da-silv em 26/12/2023 às 09:41

Edenilson e Jucilei tão ai sim, o Lucca e Gustagol são de bem depois, ai não citei, pq ia ficar gente demais na lista

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Anão Ramalho

    (off) cazé TV

    Última resposta há 1 minuto por Bigode Voador 1910

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Renato Arbusto

    Nunca mais reclamo do Alisson na seleção

    Última resposta há 2 minutos por Kauê Zambelli

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rafael Castro

    OFF: já chegamos os 1000 jogos de Copa do Mundo. Qual a sua memoria de copa do Mundo?

    Última resposta há 2 minutos por Felipe Silva

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leandro Florentino

    Arena - Ampliação

    Última resposta há 2 minutos por Marcelo Soares

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bruno mensato

    Porque pegar no pé do Memphis?

    Última resposta há 2 minutos por Corneta .

    21respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1981

    Última resposta há 2 minutos por Josias Comin

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Goku Corinthiano

    Tem um atacante brasileiro com 42 Gols em 25 jogos, Corinthians precisa ir atrás

    Última resposta há 3 minutos por Juliano Mendes Pereira

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    ENQUETE: Harry Kane x Neymar. Quem é melhor?

    Última resposta há 3 minutos por SCCP 2012

    7votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    Hoje no Bar aqui do bairro rolou debate que a seleção do Japão deveria ser desclassificada

    Última resposta há 3 minutos por All Black Corinthians

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 4 minutos por Daniel Ricardo da Luz

    10respostas

    acessar o tópico