Arnaldo Júnior
http://www.adnews.com.br/marketing-esportivo/5-exemplos-de-como-a-nike-ajudou-a-valorizar-o-corinthians
Galera segue aqui um conteúdo/matéria de um site especializado em publicidade e propaganda. A matéria é do mês de setembro de 2014, mas achei muito interessante em expor aqui no fórum caso alguém não publicou.
''5 exemplos de como a Nike ajudou a valorizar o Corinthians''
Estádio no padrão FIFA, título inédito da Copa Libertadores da América, bicampeonato mundial, muitos craques em campo, receita de R$ 316 milhões de reais anuais e a marca de clube mais valorizada do País, algo em torno de R$ 1,2 bilhão, segundo dados da BDO Consultoria. Esse é o cenário atual do Corinthians, que hoje, primeiro de setembro, completa 104 anos de história no futebol.
Mas, se os números hoje são robustos e até impressionantes, ninguém imaginava tal cenário em 2003, quando o clube rompia a parceria com o fundo norte-americano de investimentos Hicks, Muse, Tate & Furst (HMTF). Além disso, o Corinthians não tinha estádio à sua altura, apenas um CT caindo aos pedaços e um time de dar calafrio ao mais otimista dos torcedores. Ainda diante desse cenário aparentemente complexo, a Nike fechou o seu primeiro contrato com o clube e, mesmo depois do fatídico rebaixamento no ano de 2007, participou do processo de renascimento.
Confira cinco motivos para acreditar nessa tese:
'Nunca vou te abandonar' – Um consolo lucrativo
No dia da queda, no estádio da derrota, ao invés da violência, a torcida corintiana entoou o famoso cântico 'Nunca vou te abandonar'. Luís Paulo Rosenberg, na época ainda diretor de marketing do clube, encomendou e a Nike criou uma camiseta negra com esses dizeres, que não apenas serviu como lenço para o torcedor chorar, como também ressultou na venda de mais de 1,2 milhão de unidades.
Projeto Ronaldo – Casamento perfeito
Depois de vencer a série B, o Corinthians fez uma das contratações mais importantes de sua história ao repatriar o desacreditado jogador Ronaldo Fenômeno ao Brasil. O clube pagou R$ 400 mil mensais de salários, 80% do patrocínio da manga, omoplata e barra da camisa de jogo, entre outras coisas. Mas, Ronaldo participou tão intensamente do projeto que não apenas alavancou a marca Corinthians como nunca na história, como também conseguiu títulos e golaços em campo.
República Popular do Corinthians – A 'instituição' promocional do que a imprensa e a mídia chamavam de Nação Corintiana (Leão de bronze em Cannes 2011, categoria mídia).
A campanha foi criada para celebrar os 100 anos do Corinthians e para estabelecer o clube como uma verdadeira nação, já que a torcida é maior do que a população de muitos países. Além de usar a linguagem da torcida, o trabalho criado pela F/Nazca gerou R$ 13 milhões em mídia espontânea para o clube e foi amplamente premiado.
Outdoor em Londres – A marca em patamares internacionais
Às vésperas da final do mundial da FIFA, que foi disputada e vencida contra o clube inglês Chelsea, a Nike e a agência Wieden+Kennedy SP espalharam diversos outdoors e banners digitais do Corinthians por cidades de todo o mundo, incluindo Londres, a cidade do adversário.
Gol de Muro – Imortalizando conquistas
O 'Gol de Muro' foi uma iniciativa da Nike e do Corinthians para celebrar gols e momentos marcantes da história do clube. A arte está estampada nos muros do CT Joaquim Grava e mostra que, ao contrário das provocações adversárias, o clube tem muita história.
Por Renato Rogenski
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